Post atualizado em junho de 2019

Chegaram os meses dos arraiás e festas juninas, julinas, de São João, Santo Antonio e muito mais! Porém você não sabe como organizar uma festa junina  e a listar todas as tarefas que precisa executar para a edição deste ano?

Da decoração do ambiente até a elaboração do cardápio, os prazos curtos para organizar uma festa junina estão tirando o seu sono?

Organizar uma festa junina dá um bocado de trabalho. Mas não se preocupe, nós estamos aqui para te ajudar!

Independente do tamanho, seja para 50 ou para 5000 pessoas, alguns pontos são comuns para todas as festas juninas. Vamos vê-los abaixo!

Como organizar uma Festa Junina?

1. Defina o formato para organizar a festa junina

O passo inicial para iniciar o planejamento de sua festa junina é definir o formato. Quem serão os participantes: os alunos de sua escola, o pessoal do clube, da paróquia, do bairro ou de seu prédio?

Definido o público, é preciso estimar quantas quantas pessoas você espera receber. 50, 250, 1000, 5000?

Sua festa irá acontecer em um único dia ou em vários?

Vai cobrar entrada ou terá entrada gratuita?

Responder todas a essas perguntas é imprescindível para que você possa elaborar um planejamento, definindo um orçamento e o tamanho da equipe que será necessária para trabalhar na realização do evento com você.

#Dica: Quer facilitar o planejamento de seu evento? Baixe nosso kit de planejamento para eventos

2. Escolha uma data e lugar

Retomando, onde você pretende realizar a sua festa? Novamente, em uma escola, clube, faculdade, paróquia, na rua, praça, quadra ou em seu prédio?

Em relação a escolha das datas, vale levar em consideração os dias em que são comemorados os santos juninos:

Santo Antonio (13): Mais conhecido como “o santo casamenteiro”, a tradição diz para colocar uma imagem de Santo Antonio mergulhado na água de cabeça para baixo para encontrar o grande amor! Se você está procurando uma companhia, vale fazer a sua festa nesta data e testar as superstições.

São João Batista (24): É o santo mais famoso do mês de junho, tanto que as festas juninas também podem ser chamadas “joaninas“, em sua homenagem. Além disso, a maioria das celebrações acontece na véspera do seu dia (em 23/06), então se você está pensando em realizar a sua festa nesta data, veja se não há outras que podem “disputar” os seus convidados.

São Pedro (29): É o último santo a receber homenagens no mês junino. Alguns acreditam que ele é o santo da chuva, então, por descargo de consciência, garanta um lugar abrigado próximo à fogueira para os seus convidados se protegerem de um eventual mau tempo.

Caso sua festa não seja dedicada a nenhum deles, vale tentar selecionar uma das datas comemorativas. Em 2017, as datas dos santos caem em uma terça-feira, sábado e quinta-feira, respectivamente. Entretanto, nada impede que você agende uma festa dedicada a São Pedro no fim de semana dos dias 24 e 25, por exemplo.

Outra coisa, sua festa será diurna ou noturna?

Com uma data e horários definidos, você pode ir até o local selecionado e reservar o espaço para o seu evento. Caso seja um espaço público, procure a prefeitura ou as autoridades responsáveis para obter as autorizações e licenças.

3. Divulgação

A divulgação de uma festa junina deve aliar um mix de ações offline e on-line.

Caso seu público tenha um forte senso de comunidade presencial, aposte inicialmente na comunicação direta com o grupo e na utilização de meios tradicionais, como cartazes, fala em encontros, rádio etc.

Já para outros grupos, o ideal é apostar nas redes sociais, convites via email marketing, compartilhamento social, uso de hashtags etc. Invista também na produção de conteúdo (blog posts, vídeos, fotos, convites etc.) e estimule o compartilhamento entre o seu público.

#Dica: Para saber mais sobre como utilizar as redes sociais para divulgar seu evento, baixe nosso Guia Essencial de Redes Sociais para Eventos

4. Venda ingressos on-line

Para vender os ingressos de sua festa junina, você pode utilizar uma plataforma on-line como a Eventbrite.

Entre os benefícios desse modelo está a possibilidade de criar uma página on-line para sua festa gratuitamente; oferecer inscrições gratuitas; utilizar um app para fazer o check-in dos participantes e muito mais.

Quer saber a melhor parte?

Com a Eventbrite e o app Eventbistro, você pode vender ingressos em sua página do Facebook de forma simples e direta. Não é incrível?

Caso seu evento seja grátis, o principal retorno que você terá ao oferecer um sistema de inscrições gratuitos é a geração de uma base de dados para você se relacionar posteriormente e também para trabalhar na divulgação de edições futuras.

5. Decoração e brincadeiras

Grande parte da diversão de uma festa junina depende da ambientação do espaço e das brincadeiras ofertadas. Por isso, capriche na distribuição das bandeirinhas, dos balões ilustrativos, plantas ornamentais e cogite até uma fogueira caso sua festa seja feita em área externa, ampla e em contato direto com o solo.

Entre as brincadeiras que você pode oferecer em sua festa junina estão:

  • Cadeia
  • Correio elegante
  • Barraca da pescaria
  • Tiro ao alvo
  • Argolas
  • Pau de sebo
  • Corrida do saco
  • Corrida do ovo na colher
  • Derruba latas
  • Bingo etc.

Outro ponto também é a sinalização de sua festa. Distribua cartazes por todo o espaço para informar onde ficam os bares, caixas, banheiros, barradas para brincadeiras, saídas de emergência etc.

6. Quadrilha

A quadrilha é o momento mágico e mais divertido de uma festa junina e, se possível, sua festa definitivamente deveria ter uma.

Abaixo, selecionamos uma música de quadrilha tocada pelo mestre da sanfona Mario Zan e narrada pela musa da música caipira Inezita Barroso para você ensaiar sua quadrilha.

Siga nossa playlist no Spotify: Arraiá da Eventbrite 

7. Comidas e bebidas

Só de pensar nas delícias de uma festa junina você já começa a salivar? Veja abaixo algumas guloseimas que você pode oferecer em sua festa junina:

  • Pipoca
  • Amendoim
  • Cachorro-quente;
  • Bolo de milho, de fubá e chocolate.
  • Pastel
  • Milho
  • Canudinho
  • Paçoca
  • Pé de moleque
  • Vinho quente
  • Quentão
  • Refrigerantes e água
  • Cerveja

8. Vestimentas e fantasias

De nada adianta você produzir uma superfesta se os participantes não estiverem vestido a caráter. O  look de uma festa junina prima pela moda caipira do Brasil. Portanto, invista para parecer tradicional e engraçado.

Os meninos podem apostar em camisas xadrez, chapéu de palha, calça com remendos, bigode real ou pintado e bota. Já as meninas podem usar vestido rodado colorido, chapéu, tranças, sandálias e maquiagem de sardinhas.

Vale também diversificar e se fantasiar de personagens tradicionais, como o padre, o pai da noiva, madrinhas e padrinhos e o delegado.

Com todos esses itens combinados, você terá uma festa junina divertida e diversificada.

Ah, e não se esqueça de nos convidar para o seu arraial, combinado? 😉

Foto: Public Domain by Prefeitura de Belo Horizonte