O que os patrocinadores querem? Como pedir patrocínio a uma empresaSe você estiver pensando nessas perguntas, você está no caminho certo para conseguir patrocinadores.


A autora brasileira do livro Manual Prático de Eventos, Vanessa Martin explica que é importante conhecer seu evento e a região onde ele acontece: “O Brasil tem diferenças regionais fortíssimas e isso se traduz em um evento realizado em Cuiabá, no estado do Mato Mato Grosso, que precisa mostrar um quesito muito forte de sustentabilidade – assunto este presente no cotidiano das pessoas que lá moram.”

Além da importância de conhecer o seu público-alvo e as preferências de cada região do país, neste blog post nós apresentamos as cinco principais razões pelas quais as marcas decidem ser patrocinadoras de eventos. Tenha essas dicas em mente ao entrar em contato com os patrocinadores e expresse as vantagens que eles terão ao patrocinar seu evento.

Como pedir patrocínio a uma empresa? Confira o que as marcas valorizam:

1. Obter reconhecimento de marca

Geralmente, as marcas patrocinam seu evento para atingir o público-alvo delas. Isso acontece em especial quando se trata de marcas relativamente novas no mercado e que esperam apresentar seus produtos e serviços aos participantes do seu evento. Essa estratégia pode ser muito cara para marcas iniciantes sem muito dinheiro, fazendo com que busquem eventos menores, com cotas de patrocínio mais acessíveis.

Mas uma marca sólida também pode querer patrocinar seu evento com o objetivo de atingir um novo público-alvo.

“Trata-se realmente de saber o valor de cada ativo para cada patrocinador”, enfatiza Vanessa Martin. “O que faz mais sentido para o patrocinador com quem você está falando? Também é preciso identificar quais ativos têm aderência com o público do evento.”

2. Aumentar as vendas de um produto

Para alguns patrocinadores, o reconhecimento de marca não é suficiente. Para patrocinarem seu evento, eles querem colocar o produto ou serviço deles nas mãos dos consumidores, geralmente oferecendo amostras grátis ou ativações de marca.

Atrair esses patrocinadores, portanto, depende fortemente da habilidade de cumprir o acordo. Por exemplo, patrocinadores dos setores de alimentação e bebidas não estão interessados nas oportunidades que os proíbem de servir comida ou bebida aos participantes. Portanto, informe-se com o local do evento antes de assinar um contrato.


Leia também: Como cumprir um contrato de patrocínio e ser o super-herói do cliente?

3. Reposicionar a marca do patrocinador

Ao contrário de outras formas de marketing e propaganda, seu evento pode ajudar a mudar a percepção pública de uma marca de um jeito incrivelmente marcante.

Nas primeiras reuniões com os possíveis patrocinadores, pergunte a eles quais são suas metas e desafios. Ao ouvir as respostas deles, você pode descobrir uma oportunidade única para que eles apresentem sua marca sob um prisma diferente para seus consumidores-alvo.


4. Se destacar da concorrência

Compreender a concorrência do seu possível patrocinador é muito importante. Seu evento pode não só ajudar a marca a reposicionar o produto ou serviço que oferece, mas também possibilitar uma oportunidade de sair na frente da concorrência.

 

Digamos, por exemplo, que a concorrência do seu patrocinador faz propaganda na rede nacional de televisão e tem outdoors em todas as cidades importantes. Seu evento representa uma oportunidade única para colocar o produto do seu patrocinador nas mãos do consumidor-alvo dele, e pode possivelmente ajudá-lo a ganhar uma boa fatia do mercado.

 

Observando sua lista de oportunidades, leve em consideração a concorrência e descubra se a concorrência está patrocinando eventos como o seu. “Se uma marca está dentro de um mercado supercompetitivo, você pode oferecer a ela uma chance de atingir o consumidor de uma forma que a concorrência não o faz.

5. Responsabilidade social

Por último, mas não menos importante: o fator motivacional das marcas que buscam patrocínio de eventos não é apenas ganhar dinheiro. Pelo contrário, elas querem patrocinar seu evento simplesmente porque associa a marca a uma causa ou missão defendida pelos consumidores.


As marcas querem que o mundo saiba que elas se preocupam com seus fãs e com a comunidade.

Elaborar a proposta perfeita

Patrocínio é uma parceria entre seu evento e seus patrocinadores. É uma via de mão dupla que requer interesse e foco nos objetivos do patrocinador e em como você pode ajudá-lo a atingir tais objetivos. Se tiver um profundo conhecimento das necessidades e propósitos do seu possível patrocinador, você estará preparado para conquistar valiosos patrocínios.