O termo inglês coffee break é traduzido para o português como ‘pausa para o café‘, e como o próprio nome sugere, designa um pequeno intervalo para dar aquela relaxada antes de voltar às atividades. Este tipo de intervalo é comumente utilizado em eventos corporativos e acadêmicos, por exemplo: em pausas de reuniões de negócios, para celebrar algum evento importante dentro da empresa, nos intervalos de seminários ou palestras, ou, simplesmente, pare receber um convidado ou cliente especial.

Mas, independentemente do motivo, o coffee break costuma servir para dar uma descontraída e relaxar um pouco a mente, e, tendo em vista esse objetivo, nada melhor do que uma mesa com algumas delícias, né?

Confira logo abaixo algumas dicas e cuidados que você deverá levar em conta em seu planejamento.

Planejando um coffee break

Antes de qualquer coisa, devemos ter consciência de que este tipo de buffet serve tanto para grandes reuniões, como para pequenas, de modo que a sofisticação do menu servido, assim como a duração do mesmo, deverão estar de acordo com o tipo de ocasião específica. Nos casos de eventos maiores, por exemplo, a contratação de serviços de buffet é essencial, mas se o seu evento envolverá um número menor de pessoas, você poderá organizar-se quanto a isto por sua própria conta indo até uma confeitaria, ou padaria, próximas para encomendar o cardápio.

Número de pessoas

Definir o número de pessoas que participarão é o primeiro passo a ser tomado. A empresa contratada para preparar o buffet deverá ser informada com antecedência sobre o número exato de pessoas envolvidas. A depender do número de pessoas, talvez seja necessário uma maior quantidade de comida e bebida, assim como também de mesas para servir o cardápio, por conta disso, defina o número com precisão antes de passar os dados para a empresa, evitando possíveis imprevistos indesejados no seu evento.

Definindo a hora e o local

Tendo sido definido o número de participantes, o próximo passo é pensar em um horário e local adequados. Um cardápio de coffee break no horário do café da manhã é muito distinto, obviamente, daquele que é servido após o almoço. Fora isso, definir o horário é importante, pois apenas deste modo a empresa encarregada pelo buffet poderá agir sem atrasos e com os devidos cuidados na conservação dos alimentos. Quanto ao local, muito embora neste tipo de evento as pessoas fiquem em pé, é importante pensar, por exemplo, se o espaço é adequado para o número de pessoas envolvidas, ou então se haverá a possibilidade de contar com um forno elétrico e geladeira, neste caso o menu servido poderá ser ajustado de acordo com o ambiente em questão.

Cardápio

Você poderá utilizar duas mesas, sendo uma para as bebidas e a outra para os salgados e doces. Se preferir, peça para o buffet responsável servir os doces apenas após os salgados, esta pode ser uma forma mais organizada de administrar os momentos deste evento. Com relação às bebidas, sirva o básico: café, chás, água, sucos naturais, refrigerantes, iogurte, leite e chocolate, não esquecendo de incluir os sachês de açúcar e adoçante, assim como também as colherinhas de plástico para servir os mesmos.

Com relação às opções de comida podem ser servidos petit-fours (um pequeno biscoitinho refinado), bolos, tábua de frios, pequenos croissants, pães de queijo, sanduíches de metro naturais, salgadinhos diversos, pedacinhos de tortas e quiches, biscoitos e torradinhas integrais, biscoitos doces, opções de patê, geleias, margarinas e frutas.

Você poderá adaptar o cardápio a partir do horário definido para o coffee break. Se for servido como café da manhã, invista em opções mais leves como iogurtes, cereais matinais com leite, frutas e pães com geleia etc. Nos casos em que o buffet seja servido à tarde, prefira as opções que sustentam mais e dão mais energia, por assim dizer, como os salgados, as tortas, sanduíches de metro etc.

Pequenos detalhes para não esquecer

Para que tudo saia perfeito é muito importante não esquecer dos copos, guardanapos, pratos e talheres. No caso das opções quentes de bebida, prefira utilizar xícaras de cerâmica, evitando o uso de copos plásticos – a não ser que sejam de boa qualidade. Para as opções frias, utilize copos de vidro, ou então copos plásticos de boa qualidade. Do mesmo modo, não se esqueça dos talheres, opte pelos de material aço inox, pois são mais fáceis de manusear. Por fim, tenha sempre à mesa guardanapos em quantidade suficiente próximos aos pratos, pois só assim as pessoas poderão se servir adequadamente.

O tempo de duração do evento

O mais comum é o coffee-break não se estender muito, já que como o próprio nome sugere é apenas uma ‘pequena pausa’ para aquele cafezinho. Pois, bem, uma estimativa ideal de tempo seria em torno de 30 minutos, calculando uma margem de 5 a 10 minutos a mais. Tenha o tempo definido anteriormente e avise os participantes sobre ele, desta forma você evita possíveis atrasos e situações desconfortantes entre os mesmos.

Para servir

Em eventos pequenos e não muito sofisticados, não há a necessidade de contratar garçons e garçonetes para servir os participantes. No entanto, se o seu evento conta com um número grandes de pessoas, ou então será um pouco mais requintado, este tipo de serviço é fundamental para que tudo ocorra bem. Planeje-se quanto a isso também!

Seguindo estas pequenas dicas e cuidados básicos, dificilmente o seu coffee break não sairá como o esperado: os convidados se sentirão cheios de energia e motivação para voltar às suas atividades de uma forma muito especial! Agora que você já está mais do que seguro quanto a isto, que tal ajudar os amigos que ainda estão cheios de dúvidas? Compartilhe nosso artigo nas redes sociais, facilitando a vida de outras pessoas que podem estar na mesma situação e precisando de informação sobre o assunto. Boa sorte com o seu evento e que ele seja um sucesso!

Sobre o Segredos Nutritivos:
É um blog que tem como objetivo ajudar os leitores a viver uma vida saudável e nutritiva. Acreditamos que nós controlamos o nosso destino, e podemos transformar nosso corpo.