Não sabe como funciona a emissão de notas fiscais para eventos? Em primeiro lugar você deve estar ciente que a emissão de nota fiscal ou documento fiscal válido é obrigatório para todas as pessoas jurídicas, como comprovação da sua receita. A nota fiscal deve ser emitida de acordo com a atividade ou operação realizada pela sua empresa. Além disso, o documento é necessário para que o público tenha uma comprovação da compra do ingresso, acompanhar os gastos etc. 

A seguir, esclarecemos mais alguns detalhes para que você comece a colocar em prática e seu evento seja realizado com sucesso. 

Inclua um espaço de “Dúvidas frequentes” no seu site

Quando o consumidor acessa uma plataforma para comprar ingressos procura, acima de tudo, se sentir seguro na hora da compra, por isso as informações sobre o evento devem ser claras e diretas. Para não gerar incertezas, crie uma página com “dúvidas frequentes” e inclua algumas informações sobre emissão de notas e, se possível, deixe um contato telefônico. Assim o cliente sente que está fazendo uma compra segura e fica por dentro das normas ao adquirir o seu serviço. 

Leia mais: Você sabe fazer um bom marketing de relacionamento para eventos?

Você precisa de um certificado digital 

A sua empresa precisa de um certificado digital. Mas o que é certificado digital? É quando a empresa é reconhecida por órgãos públicos, como a Secretaria da Fazenda do Estado ou da prefeitura e assim seu negócio está apto a emitir notas fiscais dentro das regulamentações. Muitas prefeituras permitem que algumas empresas emitam notas sem certificado digital, mas ainda há essa exigência em algumas partes do Brasil. Consulte seu contador. 

Notas fiscais para eventos divulgados pela Eventbrite

Você sabe a diferença entre prestador de serviço e tomador de serviço? Essa dúvida é comum para muitos empreendedores que estão começando. O prestador de serviço é aquele que está oferecendo algum tipo de serviço para pessoas ou clientes e o tomador de serviço é quem contrata tal serviço e, neste caso, são os compradores dos ingressos do seu evento. 

Por isso, se você trabalha em parceria com a Eventbrite para divulgar e vender ingressos do seu evento, saiba que todos os organizadores que criam e gerenciam eventos pela plataforma da Eventbrite – como prestadores de serviço – devem sempre considerar como tomadores dos seus serviços (eventos) os participantes, inclusive para a emissão do documento fiscal sobre as vendas, pois são eles que de fato estão utilizando o serviço. 

Nesse contexto, a Eventbrite apenas auxilia o organizador na administração do evento, na divulgação na plataforma e nas redes sociais e, principalmente, na venda de ingressos, não havendo qualquer prestação de serviço do organizador do evento para a plataforma. 

A emissão de notas fiscais é essencial para que todo empreendedor esteja dentro das normas, para que consiga vender mais ingressos, aumentar a confiança e melhorar a experiência do consumidor e, claro, ter vida longa para promover mais eventos de qualidade. 

Emita notas fiscais pela plataforma da Eventbrite

Para eventos na plataforma da Eventbrite já é possível que a sua empresa automatize a emissão das notas fiscais do evento. Em parceria com o eNotas – sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas -, a Eventbrite facilita o processo e sua gestão fica muito mais fácil! A facilidade permite que você direcione o foco para outras etapas do seu evento e não se preocupe com burocracias. 

Para que seu negócio seja gerenciado da melhor maneira, dentro da lei e siga algumas recomendações de acordo com o mercado, é importante contar com a ajuda de um contador, pois ele está por dentro do que é preciso para cadastrar sua empresa no eNotas e também entende as legislações, que podem mudar de acordo com a prefeitura local.