Estatísticas Instagram: as 10 que todo organizador de eventos precisa saber
Estatisticas Instagram: as 10 que todo organizador de eventos precisa saber

Quando o Instagram foi lançado em 2010, parecia ser apenas uma maneira bacana de compartilhar fotos. Mas oito anos depois, essa rede social tornou-se uma potência para o crescimento de marcas. Nesse blog post, abordaremos 10 estatisticas Instagram que provam isso.

Quando o Facebook adquiriu a plataforma em 2012, o Instagram passou a acessar poderosos algoritmos de público-alvo. Desde então, a introdução do Instagram Stories, dos ads e dos perfis Business (chamados de Perfil Comercial) criaram oportunidades de marketing mais dinâmicas para as marcas de eventos.

Em um mundo onde outras redes sociais estão limitando o alcance orgânico dos negócios, o Instagram é a rede social para as marcas de eventos – e estas 10 estatisticas Instagram provam que os eventos não podem ficar de fora desse canal!

1. O Instagram tem mais de 800 milhões de usuários ativos por mês

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Isso é mais que o dobro do Twitter e mais de três vezes mais que o Snapchat. Mensalmente, 100 milhões de novos usuários criam uma conta no Instagram, tornando-a uma das redes sociais que mais cresce no mundo. (Fonte)

O que você pode fazer: Se você não está no Instagram ainda, agora é a hora! Invista em um Perfil Comercial que destaque o seu evento, envolva o seu público e atualize a todos sobre as próximas edições, atrações ou palestrantes principais. 

2. Mais de 70% das empresas estão usando o Instagram

E esse número está crescendo rapidamente – já é quase o dobro de 2016. Dito isso, apenas um quarto dos oito milhões de empresas no Instagram utilizam as opções de publicidade do Facebook. (Fonte)

O que você pode fazer: impulsione as vendas investindo em publicidade no Instagram desde o princípio.

3. 59% dos jovens de 18 a 29 anos usam Instagram

Usuários com idade inferior a 25 gastam mais de 32 minutos por dia na rede. Se os Millennials e a Geração Z  são públicos importantes para seu evento, o Instagram é o seu canal.

O que você pode fazer: Millennials, aliás, são grandes fãs de eventos. Apelidados de “geração da experiência”, eles gostam de gastar seu dinheiro com vivências, memórias e fazendo amigos. Saiba como agradar a geração Millennials criando uma experiência inesquecível no evento.

4. As visualizações de vídeos no Instagram aumentaram 80% em 2017

Essa estatistica Instagram mostra que os usuários da rede estão criando mais e mais vídeos – quatro vezes mais do que no ano passado. Baseado na dinâmica de vídeo ao vivo em todas as mídias sociais, o Instagram introduziu o vídeo ao vivo em seu Stories. (Fonte)

O que você pode fazer: Use o vídeo como parte da estratégia de marketing do seu evento. Explore as várias maneiras que você pode usar vídeo nos Stories do Instagram, em posts regulares e anúncios pagos. Alguns exemplos são:  clips dos eventos anteriores, teasers das bandas ou palestrantes que marcarão presença, ou até mesmo uma competição que estimule o seu público a criar vídeos para ganhar uma entrada grátis ou upgrade.

5. O Instagram Stories tem mais de 300M de usuários ativos diariamente

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O Snapchat só conta com 173M de usuários ativos – e esse número se refere a todo o aplicativo, não apenas às histórias. Para as marcas de eventos, Stories no  Instagram são uma ótima maneira de envolver o seu público: um em cada cinco Stories orgânicos de uma empresa recebe uma mensagem direta (Direct Message, em inglês, ou simplesmente DM). Como você não pode comentar nos Stories, essas DMs geram um engajamento forte.

O que você pode fazer: Os Stories podem ser convertidos em anúncios pagos para dar ainda mais alcance à sua postagem. Além disso, se o seu Perfil Comercial possui 10 mil seguidores ou mais, você pode tornar seus Stories mais eficientes inserindo links para conduzir as pessoas à página do seu evento (o que você não consegue fazer em postagens tradicionais no Instagram). 

6. Postagens que mostram rostos obtêm 38% mais curtidas do que aquelas sem

Personalidades vendem ingressos – fotos de uma grande multidão não. (Fonte)

O que você pode fazer: Se puder escolher entre postar uma foto distante de uma multidão ou uma com rostos sorridentes, mostrando a emoção do evento, escolha a segunda opção. Veja mais dicas sobre como tirar fotos envolventes do evento aqui.

7. 77% das pessoas valorizam mais fotos tiradas por usuários do que fotos comerciais ao tomar uma decisão de compra

Você provavelmente posta muitas fotos apoiando a sua marca no seu feed do Instagram. Mas igualmente importantes são as fotos que seus participantes postam.

O Instagram é uma plataforma poderosa para as marcas de evento porque é muito fácil para outros usuários marcarem o evento em suas próprias fotos. Os usuários navegando no Instagram facilmente encontram todos os posts relacionados ao evento por meio de marcações com @, hashtags e geotags.

O que você pode fazer: Encorajar o compartilhamento dos participantes do evento sempre usando hashtags e geotags em seus posts, ligando o seu evento ao ecossistema do Instagram. Depois disso, você pode ainda compartilhar os posts que seus participantes fizeram em seu feed ou Stories – sempre dando crédito ao post original, é claro.

8. 7 em cada 10 hashtags no Instagram foram feitas por uma marca

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Hashtags são muito mais do que uma forma de escrever uma legenda bonita. Elas podem organizar seus posts em feeds de tópicos específicos e aumentar o seu alcance – mensagens com pelo menos uma hashtag têm, em média, 12,6% mais engajamento. E agora, os usuários podem seguir hashtags para ficar por dentro de tudo que é postado com aquela tag. (Fonte)

O que você pode fazer: Hashtags são uma das principais táticas que as marcas usam para colocar seus posts e Stories na frente de novos seguidores. Mas não exagere na quantidade: de cinco a dez hashtags é a melhor prática, de acordo com pesquisas recentes. 

9. 30% dos usuários do Instagram fizeram uma compra de uma marca que conheceram no Instagram

Mesmo quando os usuários não clicam direito da sua página do Instagram para a página do seu evento, o Instagram é um importante ponto de contato. É um passo na “jornada do cliente”, onde eles desenvolvem a curiosidade sobre o evento antes de comprar.

Mas o Instagram reconhece que retorno mensurável sobre o investimento (ROI) é importante. Então a empresa está desenvolvendo maneiras de transformar visualizações dos usuários em conversões tangíveis. Por exemplo, páginas de negócios com mais de 10.000 seguidores agora podem colocar links diretamente para suas páginas de ingressos nos Stories. (Fonte)

O que você pode fazer: Escolha uma plataforma de venda de ingressos on-line que torne mais fácil acompanhar as compras feitas a partir de cada rede social, para que você possa medir o impacto de suas ações.

10. Mais de um terço dos usuários do Instagram já fizeram uma compra com seu dispositivo móvel

E sabe o que mais? Esse número é 70% maior do que o número de compras em dispositivos móveis realizadas por usuários que não utilizam o Instagram. A multidão de usuários do Instagram é viciada no mobile, e isso é uma notícia fantástica para eventos – pelo menos para aqueles que têm a opção de compra de ingressos em dispositivos móveis.

Outra estatistica Instagram também impressionante: 75% de seus usuários realizam uma ação depois de olhar para um anúncio publicitário nessa rede social. Essa ação pode ser clicar para ir até a sua página web… ou comprar um ingresso.

O que você pode fazer: Certifique-se de que sua plataforma de ingressos on-line é construída para funcionar perfeitamente em dispositivos móveis, para que você não perca nenhuma venda originada no Instagram.

Conclusão sobre estatisticas Instagram:

Essas estatisticas Instagram provam que a plataforma é essencial no kit de ferramentas de cada organizador e promotor de evento. Mas atrair milhares de seguidores no Instagram não é o seu objetivo final. Seu objetivo é vender ingressos – e isso não vai acontecer a menos que você seja estratégico sobre como usa a plataforma.