Estratégias de compartilhamento nas redes sociais

Espere! Não vá embora achando que este post será mais um daqueles sem pé nem cabeça da internet. A gente vai ser rápido e prático porque vamos elencar apenas 5 estratégias de compartilhamento nas redes sociais para aqueles que organizam eventos.

Este post é mais uma da série Eventbrite – 5 coisas legais para transformar, economizar e usar em eventos!

Planejar eventos geralmente se traduz por criar um evento que represente a marca de seu organizador e a do negócio também.

Entretanto, não é comum considerar como os eventos podem impactar a marca pessoal de seus participantes. Alguém já pensou nisso antes?

Quase sete em cada dez (69%) dos entrevistados na pesquisa Millennials ou Geração Y: abastecendo a economia das experiências ao vivo relataram que sofrem de FOMO (“medo de ficar de fora”).

A força motriz do FOMO? As redes sociais! 

Explicando o FOMO…

O FOMO tem origem no sentimento despertado após vermos amigos, familiares e colegas compartilhando emoções e experiências em redes sociais como Instagram, Facebook e Snapchat. Sabe quando bate aquela sensação do “puxa, eu devia ter ido também”?

As pessoas postam fotos nas redes para projetar e criar uma imagem de si mesmos. Portanto, para levar pessoas a compartilhar imagens do seu evento você precisa ajudá-las a revelarem o melhor de suas aparências (a saírem bem na foto!) e como estão curtindo aquele momento único.

Veja agora a seleção da Eventbrite de 5 estratégias de compartilhamento usadas por diretores e gerentes de eventos bem-sucedidos:

Estratégias de compartilhamento nas redes sociais
1. SINALIZAÇÃO

Será que seu evento tem uma hashtag? Se sim, divulgue a sua com (muito) orgulho!

Se você não informar seus participantes e potenciais sobre a hashtag escolhida para seu evento, eles irão criar as suas próprias e o pior irá acontecer: a hashtag oficial do evento, aquela que foi pensada minuciosamente por você e sua equipe, será totalmente ignorada.

Resultado? Os comentários de seus participantes e os comentários de seus amigos vão acabar remetendo mais à imagem postada do que o evento (o seu evento!) em si.

Incluir a hashtag escolhida para o evento nos convites impressos ou eletrônicos, templates de e-mail e nos ingressos pode ser uma boa ideia para dar o pontapé inicial na divulgação da hashtag, mas não se esqueça de colocá-la também na sinalização (banners, placas…enfim, toda a comunicação visual relativa ao período de realização) do evento para ter certeza de que os participantes a tenham sempre à mão na hora H.

Lembre-se: crie oportunidades antes e durante o evento para a hashtag oficial ser utilizada i-n-d-i-s-c-r-i-m-i-n-a-d-a-m-e-n-t-e e aumente as chances de seu evento ser marcado.

Leia mais:
Use as # e divulgue seu evento para o mundo. Mas… menos é mais!

2. ZONA DEDICADA PARA FOTOS

Será que seu evento tem aquele espaço especial que as pessoas querem parar para tirar fotos e selfies?

Caso negativo, não se desespere achando que precisa costurar o orçamento do evento para conseguir criar o espaço que estamos falando!

Você pode criar oportunidades para fotos ao designar locais (ou cantinhos) específicos para os participantes gravitarem em torno.

Um ótimo exemplo é a criação de um cenário simples com alguns adereços, mas principalmente uma boa iluminação para encorajar seus participantes a pararem para registrar a pose perfeita, a mais engraçada ou aquela do tipo “eu vim!”

Estratégias de compartilhamento nas redes sociais
3. ESTÉTICA

A estética ou a cenografia (depende de como você chama a decoração) precisa ser um item importantíssimo se quiser ver muitas imagens do seu evento sendo compartilhadas.

#ninguemgostadefotofeia

Desde a iluminação do ambiente, passando pelo mobiliário (se houver) até a maneira como a comida fica exposta. Cada pedacinho do seu evento vai fazer a diferença no final, a diferença para conquistar a harmonia do conjunto.

Tome como exemplos os eventos e festivais de vinho e comida (tão em moda por esses últimos tempos!): as pessoas vão para comer e saborear deliciosas porções, porém tais porções são muitas vezes servidas de maneira displicente e em pratos descartáveis de qualidade duvidosa. Se a comida não tiver a imagem perfeita, as pessoas não querer ver ou tê-la em seu feed de notícias.

Se isso estiver além de seu controle, verifique alternativas que possam atrair os interesses das pessoas em fotografar e compartilhar em suas redes: como um mocape para a comida exposta em uma vitrine ficar mais convidativa, demonstrações ao vivo de um determinado produto (muito comum em feiras de negócios, basta você como organizador alinhar com sua empresa expositora) ou um mini-curso com a participação do público participante (algo para eles literalmente botarem a mão na massa!)

Memorize: estética sempre em primeiro lugar para causar uma ótima primeira impressão!

4. FOTOGRAFIA DE ALTA QUALIDADE

Tente investir em um bom fotógrafo para ter imagens de alta qualidade de seu evento.

As melhores fotos são sempre aquelas que mostram participantes entusiasmados, porque podem render um super álbum para a sua Fanpage do Facebook.

O mais importante: as pessoas ficam propensas a compartilhar quando se vêem marcadas em uma foto. É um comportamento (ou será hábito?) praticamente automático! Já reparou nisso?

5. CONCURSOS

Uma tendência muito comum no Instagram é pedir às pessoas que retransmitam (mais famoso como regram) uma imagem, a fim de participar de competições e concursos.

Infelizmente, essa tática tem sido vista como spam e, às vezes, até mesmo irritante para muitos seguidores. Daí o motivo pelo qual observamos pessoas relutantes em entrar nesses tipos de promoções.

Para estimular mais conteúdo e imagens únicas, considere promover um concurso de fotografia como por exemplo: a melhor imagem com a hashtag do seu evento pode ganhar um prêmio muito especial.

Isto não apenas irá encorajar mais fotos, mas também fará com que muitos tentem tirar a foto perfeita!

Mais dicas sobre hashtags:
Como usar #hashtags para promoção de eventos no Twitter

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