Sabe aquela história de que “a primeira impressão é a que fica”? Então se você ainda não acredita, te aconselhamos a começar. Isso porque quando você está lançando um grande negócio, um evento de inauguração provoca empolgação, curiosidade e aquele sentimento de equipe. A questão é que aquele tradicional corte da grande faixa já está batido e acaba por desanimar o público.

Planejar um evento inesquecível desde o começo pode ser um desafio, mas você pode ver aqui algumas ideias de inauguração para criar um evento inesquecível!

Leia também: Como gerar a melhor proposta de valor para o seu evento

Concentre-se nos objetivos da sua inauguração

O primeiro passo é entender que uma grande abertura não chega nem perto de ser qualquer evento, e para isso é importante que você se dedique a traçar objetivos específicos para o seu negócio. Por exemplo, você pode estar interessado em:

  • Aumentar o reconhecimento de sua marca ou até torná-la conhecida, com um evento de inauguração: essa será sua primeira grande ação de marketing e você só terá uma chance de executá-la. Por isso, tenha certeza de uma percepção de imagem sólida e unificada, além de cuidar para que todos da sua equipe saibam exatamente como falar sobre o seu evento e sua marca desde o primeiro contato;
  • Além da divulgação, o objetivo é criar uma conexão autêntica com a comunidade local, então uma boa estratégia é fazer com que as pessoas fiquem entusiasmadas com o seu negócio. Ainda que a sua loja não seja a primeira do ramo na cidade, realizar uma grande inauguração pode diferenciar e muito a forma como vão te reconhecer;
  • Construir relacionamentos com a comunidade: seu evento de inauguração pode impulsionar relacionamentos não apenas com os clientes, mas com seus parceiros de negócio e fornecedores com os quais você vai interagir nos próximos anos. Comece esses relacionamentos com o pé direito convidando-os para uma grande festa de abertura realmente surpreendente.

Somente com esses objetivos bem definidos será possível começar a pensar nas ideias do que de fato irá compor a inauguração. Todo lançamento bem-sucedido começa com uma grande ideia, mas aqui vão algumas inspirações para tornar sua inauguração um evento memorável.

Saiba mais: Definindo os objetivos de um evento

Quebre um recorde

O Guinness World Records impressiona as pessoas desde os anos 50, mas você sabia que na famosa organização por trás dos recordes tem uma equipe específica e estratégica para soluções de negócios? E já pensou que esses experts de marketing podem ajudar a sua festa de inauguração a quebrar um recorde?

Um case de sucesso foi quando a equipe do Guinness trabalhou com a LG Electronics para construir o castelo de cartas mais alto do mundo em cima de uma máquina de lavar roupas da LG durante o funcionamento dela!

Incrível né? Da mesma forma você pode pensar junto com eles sobre qual recorde quebrar e tornar seu evento ainda mais inovador.

Qual a experiência do seu negócio?

Ao pensar em uma estratégia publicitária, a tendência ainda está em apostar no live marketing – ou seja, o marketing de experiência. Diversos cases de sucesso podem ser encontrados no Youtube, como o lançamento do filme Amizade Colorida em plena Avenida Paulista pela Sony Pictures, a ação “Surpreenda seu Dia” da Mentos Brasil, e até a despedida da Kombi pela Volkswagen.

Portanto, é hora de ativar sua criatividade para lançar muito mais do que um anúncio em mídias comuns. Jogadas elaboradas com o objetivo de cativar seu público são ideias muito eficazes, então que tal considerar coreografar um grupo de flash mob, criar um outdoor humano ou lançar sua própria corrida ou desfile para chamar a atenção das pessoas?

Faça uma festa com tema de uma década do passado

Apostar em bandas covers pode ser uma ótima alternativa para remontar uma era musical específica em uma festa temática. Essa opção pode ser considerada principalmente para os casos de não conseguir agendar um artista famoso, e ainda assim são capazes de reunir multidões. Incentive figurinos, invista em uma decoração bacana e aposte em alimentos e bebidas para complementar o tema.

Fantasias

Mais de 50% da geração millennial citam o Halloween como sua festa preferida, enquanto aqui no país a inspiração para se fantasiar não se prende à data. Atraindo diversas gerações, eventos como Anime Friends e Comic Con Experience (CCXP) recebem, em sua maioria, pessoas fantasiadas ou com adereços de seus personagens preferidos.

Pensando nisso, que tal inspirar os participantes com um desafio de fantasia temática? Se você está inaugurando uma loja dedicada a itens de luxo, por exemplo, uma festa no estilo “Great Gatsby” pode ser uma ótima ideia – além de gerar fotos originais para as redes sociais.

Apoie uma causa

Existe uma instituição de caridade alinhada com os temas ou objetivos do seu negócio? Ou então alguma causa local que você gostaria de apoiar? Eventos de fundraising (angariação de fundos), patrocínios, e doações são ótimas maneiras de projetar uma imagem de caridade para a sua marca, ajudar quem precisa e atrair um público generoso.

Promovendo seu evento de inauguração

Vamos concordar que anunciar eventos de inauguração é um pouco diferente de promover outros eventos, isso porque sua marca ou o seu espaço ainda são uma novidade no mercado, o que significa que você pode ainda não ter um público existente para o direcionamento de publicidade e ações de comunicação. Para alcançar novas pessoas, você precisa adotar algumas estratégias específicas, como por exemplo:

  • Relações públicas: Ainda que as redes sociais te permitam impactar um enorme número de pessoas, não esqueça das mídias tradicionais como, principalmente, rádio, televisão e até jornal. Essa é uma forma eficaz de alcançar o público local. Você também pode convidar um DJ, jornalista, influencer digital ou formador de opinião para cobrir seu evento de inauguração;
  • Redes Sociais: caso você ainda não tenha criado páginas oficiais em redes sociais, não esqueça de que é necessário tê-las com certa antecedência do evento. Marque suas postagens usando locais ou com hashtags populares para que os usuários que ainda não estejam seguindo você, possam ver suas postagens;
  • Crie um evento no Facebook: utilize sua conta oficial do Facebook Business para concentrar as informações pertinentes sobre seu evento de inauguração, e para que apareça nos resultados de pesquisa de todos os usuários que realizarem uma busca com termos relevantes;
  • Publicidade on-line: Aproveite as plataformas de publicidade on-line como Google e Facebook, que te permitem definir um orçamento e concentre-se em um mercado-alvo local. Depois de reunir os e-mails no processo de inscrição e no próprio evento, você poderá enviar atualizações de marketing aos participantes. Após o evento, você ainda pode considerar continuar essa comunicação com algum cupom de desconto para o produto ou serviço oferecido e links para seguir você nas redes sociais.

Confira: Como divulgar um evento nas redes sociais em 12 passos

Agora, o que você está esperando para começar uma reunião de brainstorming com a sua equipe?

Caso queira conferir ainda mais dicas para promover sua grande inauguração, vale dar uma lida no guia Onde Promover o seu Evento. Além disso, vem conversar com a gente! É sempre um prazer fazer parte da sua experiência em eventos.