A preocupação com o meio ambiente já faz parte da rotina de milhares de empresas e corporações em todo o mundo. Novos discursos e práticas empresariais, internas e externas, têm colaborado para melhorar a imagem das organizações e os eventos têm sido uma ótima estratégia para demonstrar esse alinhamento sustentável.

Por reunir diversas pessoas com o mesmo interesse em um único local, os eventos têm agregado valor às marcas, mostrando um novo olhar para investidores e os tornando mais próximos de seu público. De forma eficaz, um evento torna mais fácil a comunicação de planos, intenções e preocupações.

Isso porque a pressão do público – cada vez mais informado e exigente – por um mundo melhor, tem exigido dos empresários ações claras que tornem seu discurso concreto. Por este motivo não adianta apenas oferecer ecobags ou vasos de plantas como brinde, um evento sustentável vai além e tangibiliza o propósito das instituições, empresas e marcas envolvidas.

Ações simples como diminuir copos de plásticos, papéis, sacolas e folders já são um ótimo começo. Trocar o tipo de gerador, escolher um local adequado e cuidar para que não haja vazamentos de água ou até mesmo grandes pilhas de lixo misturadas, já fazem a diferença.

Mas, para um evento ser sustentável de verdade, a ideia precisa estar presente desde o seu planejamento, na definição de metas. Em um próximo passo, realizar a análise e a geração de um relatório sobre toda ação que pode gerar algum impacto ambiental.

A preocupação com a gestão dos resíduos gerados e a forma como serão destinados, bem como a neutralização de carbono precisam ser analisados com cuidado e seguir normas específicas. Dessa forma, a transparência dos resultados se torna a melhor ferramenta para empresas e marcas demonstrarem seu compromisso com a sustentabilidade.

Para que tudo seja feito de forma efetiva, é preciso seguir alguns requisitos legais. Por isso, a ideia de contratar uma empresa de consultoria em sustentabilidade credenciada e que siga as normas internacionais pode ajudar a garantir o bom sucesso da ação.

A Eccaplan, consultoria em sustentabilidade, produziu um infográfico bem bacana para o blog da Eventbrite Brasil e compartilhamos aqui com você, criador de eventos, para se inspirar e tornar seus eventos mais sustentáveis.

Confira quais são os 10 passos para realizar um evento sustentável sem erros:

evento sustentável