Seminário é uma reunião onde se desenvolve em profundidade um assunto determinado através de uma série de conferências e atividades. Esse tipo de evento é realizado com o objetivo de formar e atualizar os participantes de cada encontro. Cada palestrante expõe de forma individual seu ponto de vista de sua área específica.

O tempo de duração de cada seminário depende da decisão de quem o organizar, da quantidade de palestrantes que realizem suas apresentações, e de quais serão os conteúdos do cronograma. Um curso ou seminário pode desenvolver-se em um total de 2 horas ou até no máximo 3 meses com uma determinada frequência. Leve em conta que os encontros ou aulas podem ser levadas a cabo, entre 2 ou 3 vezes por semana, ou ser semanais, quinzenais ou mensais.

Como em todo evento, para sua organização, deverá planejar com antecedência as diferentes tarefas. A seguir compartilharemos os aspectos que deve levar em conta:

Definição do local para o seminário

Pode escolher alugar uma sala, mas também pode fazer um convênio com alguma instituição para que possa lhe ceder seu espaço. Dependendo da quantidade esperada de participantes e do tamanho do salão, poderá escolher o tipo de montagem do espaço. Em Evenbrite Places lhe oferecemos algumas opções de salões para eventos.

Se não conta com um local físico, pode organizar o curso como um webinar, que é um tipo de conferência online na qual o palestrante expõe o assunto e interage com os participantes, através das perguntas que eles fazem. A característica particular é que cada um se encontra em seu computador, com conexão a internet. É preciso uma plataforma especial para esse tipo de atividade. Existe uma aplicação gratuita chamada Anymeeting que permite fazer um webinar com até 200 participantes.

Montagem do cronograma. A elaboração da agenda do curso, pensando em cada assunto que vai ser incorporado, é fundamental. Lembre incluir títulos interessantes e atrativos para os assistentes. Às vezes esses cursos ou seminários são dados no cenário de um Congresso, como atividade prévia, aproveitando o fluxo de participantes. Se esse for o caso, terá que organizar quais temáticas serão abordadas para não ficarem superpostas com as do congresso propriamente dito.

Lembre deixar tempo para as perguntas dos assistentes e, cada duas horas, programe um intervalo para que os participantes descansem.

Divulgação

Deve realizar diferentes campanhas para que, os possíveis participantes, conheçam seu curso. Para isso, pode escolher qual a melhor estratégia para divulgar seu evento, utilizando a difusão em meios digitais e/ou tradicionais. Lembre também de enviar gazetilhas à imprensa para que publiquem a informação. A base de dados com a que contar, é muito importante como ponto de partida para essas ações.

Gerenciamento das inscrições. Deverá definir como se inscreverão, os meios de pagamento, como organizará a base de dados dos inscritos e o envio dos Eventbrite lhe oferece. Finalização do curso. Nesse tipo de eventos, os participantes recebem um certificado ou diploma. Também pode enviar material a quem participou (via e-mail ou impresso) com informação extra dos assuntos tratados no curso. Ter seus dados completos lhe permitirá convidá-los a futuras edições de seus seminários.

Conheça o EB Certs: a ferramenta gratuita para gerar certificados do seu evento

Os cursos são muito procurados tanto por estudantes das diferentes carreiras como por profissionais de diversas áreas. Caso estiver procurando que tipo de evento organizar e oferecer, deve saber que este tipo de curso é uma oportunidade muito interessante. O que está esperando para organizar o curso que seu público precisa? neste blog, poderá encontrar todos as dicas necessárias para que sua organização seja o mais eficaz possível.