Quem trabalha com eventos deve saber o valor que bons cliques podem ter na hora de divulgar uma nova edição ou vender a cerimônia. Fotografias devem fazer parte do portfólio da empresa e expressar a sua identidade, interesses, principais produtos, serviços ou produções. E, para isso, é essencial encontrar um fotógrafo – ou equipe de fotografia – que tenha os mesmos valores e propósitos da sua marca ou evento.

Apesar da tentação de se optar por um fotógrafo apenas pelo valor do cachê, procure encontrar um profissional que entenda às necessidades individuais do seu evento na hora de capturar imagens e que apresente um orçamento que se encaixe nas despesas.

Confira agora algumas dicas para encontrar e selecionar fotógrafos que vão ajudar a garantir o sucesso do seu evento!

Fotos eventos: Encontrando um fotógrafo

Se você está procurando um fotógrafo parceiro para sua marca, a primeira coisa que é preciso saber é que a maior parte dos fotógrafos tem o boca a boca como a sua principal fonte de prospecção de novos parceiros e clientes. Então a primeira dica é procurar indicações de colegas, outros produtores de eventos ou parceiros. É bem comum que alguém conheça alguém que é fera em registrar eventos variados. Também é bacana pegar alguns portfólios para analisar e comparar estilos e valores cobrados.

Caso você ainda esteja com dificuldades para encontrar o fotógrafo ideal para o seu evento, uma busca no Google, no Facebook, Instagram, Pinterest ou Flickr pode ser a luz no fim do túnel. Na hora de abordar os profissionais encontrados via internet e redes sociais é imprescindível entender se você está falando com um fotógrafo profissional ao invés de uma pessoa com uma câmera boa e tempo livre. Não leve a mal – as redes sociais estão cheias de amadores talentosos, mas apenas um fotógrafo profissional é capaz de registrar seu evento com o storytelling que ele merece.

Qual é a média de preço de um fotógrafo de eventos?

O preço que um fotógrafo pode cobrar para registrar seu evento vai depender da complexidade da ocasião, se ele vai precisar ou não de equipe, se você quer receber as imagens tratadas ou não, em formato impresso ou digital, dos equipamentos que serão necessários para a realização desse trabalho e da experiência do profissional escolhido.

Alguns fotógrafos costumam cobrar um valor cheio pelo evento, que pode variar entre R$ 1.500,00 e R$ 5.000,00. Outros optam pela cobrança de horas de trabalho, que custam entre R$ 200,00 e R$ 500,00. Independentemente do modelo de contratação, esse valor deve cobrir os custos do profissional, equipe (se ele julgar necessária a presença de um ou mais assistentes), equipamentos, iluminação e tratamento das imagens.

O fotógrafo William Lima, especialista em casamentos, explica que o profissional embutirá em seu preço os custos fixos, variáveis e o lucro esperado. Ele detalha: “Colocando na ponta do lápis, infelizmente muitos fotógrafos trabalham praticamente de graça por deixarem de lado o planejamento financeiro.”

Tenha em mente a complexidade e a qualidade que você deseja ao contratar esse serviço e procure por profissionais que sejam capazes de atender às suas demandas.

Baixe: O guia indispensável para fotografia de eventos

Como negociar o preço de um fotógrafo?

A melhor forma de negociar um orçamento justo para o seu evento é dar ao fotógrafo o máximo de informações sobre a produção. Faça isso pessoalmente.

Marque uma reunião, avalie o portfólio do profissional, converse com ele e explique exatamente quais são suas expectativas em relação a estrutura do evento, público, desenvolvimento e afins. Dê todos os detalhes – mesmo aqueles que você pode considerar irrelevantes a princípio, e deixe que o fotógrafo estipule o valor dos seus serviços.

Algumas especificidades podem não ser tão claras para você, mas são imprescindíveis para o fotógrafo. O número de imagens, se haverá ou não tratamento e o formato da entrega são alguns deles. Se você ainda não tem ideia desses itens, faça uma pesquisa de mercado para ter uma base. Vale lembrar, porém, que fotógrafos menos experientes costumam vender todo o cartão de memória, enquanto que profissionais com mais tempo de mercado cobram por imagem. Por isso é importante ter uma base do tipo de entrega que o profissional fará.

Se ainda assim o valor estiver fora do seu orçamento, o ideal é encontrar outros subsídios para o registro do seu evento. Festivais de música, desfiles de moda e eventos esportivos costumam atrair muito público, o que faz com que marcas se interessem em patrocinar não só o evento, mas os cliques também. Essa, talvez, pode ser a sua solução.

Caso você queira mais dicas sobre Fotografia para Eventos, ou deseja apenas melhorar o seu relacionamento com os profissionais da área, confira o nosso guia indispensável para fotografia de eventos.

Texto escrito por Laís Alves Silva para o blog da Eventbrite Brasil.