Gestão de eventos
Gestão de eventos: de local para nacional, como expandir?

Você trabalha com gestão de eventos e está vendendo ingressos e/ou inscrições. Sua marca é bem conhecida em seu mercado. E o crescimento da sua base de fãs local foi muito além de suas expectativas. Agora é um bom momento para expandir seu evento – então, como você decide para onde expandir?

Chegou a hora de bater as asas e explorar todos os cantos do Brasil para conquistar muitos participantes que irão lotar seus eventos. Para te ajudar, a Eventbrite reuniu algumas ideias para identificar a próxima cidade dos seus eventos.

Gestão de eventos: confira agora os 6 passos que irão ajudá-lo nessa missão:

1. Pesquisa demográfica

Pesquise cidades que possuam características semelhantes à sua cidade natal, para começar a expandir seu evento. Use guias on-line e sites do governo para saber mais sobre as pessoas que vivem nesses lugares. Você pode obter insights procurando o tamanho da população, número de universidades, o tamanho médio das famílias, renda, ou até mesmo o número de locais para eventos que a cidade possui.

Se você encontrar semelhanças ou até mesmo vantagens, em relação ao seu mercado atual, você está no caminho certo, e os riscos de se aventurar em uma nova cidade podem diminuir significativamente.

Compare: não se esqueça de utilizar os dados obtidos em seus eventos anteriores com os formulários de inscrição ou pesquisa pós-evento e compare os dados demográficos mais recentes com os das novas cidades que pretende “atacar”. Com essas informações você poderá criar a persona do seu evento.

Confira: como criar personas para o seu evento?

2. Analise as oportunidades

Sua próxima cidade precisa ter uma comunidade de pessoas interessadas no tipo de evento que você produz. Por exemplo: se você está planejando um grande festival de cervejas artesanais, você quer uma cidade onde haja um bom número de apreciadores de cerveja, certo?

Mas, não tenho certeza se há uma demanda. – Você com certeza irá se questionar sobre isso, então, faça uma busca no bom e velho Google sobre estabelecimentos ou grupos que se interessam ​pelo tema do seu evento. Use o Google Analytics e o Google Trends para validação de pesquisa e ferramentas como o Buzzsumo para mensurar o interesse nas mídias sociais.

3. Crie uma lista pequena

Depois de ter feito sua pesquisa inicial, faça uma lista com as três, quatro ou cinco cidades que são fortes candidatas para ser a próxima sede do seu evento. Essa lista pequena, será mais fácil de gerenciar, pesquisar sobre esses locais e selecionar um vencedor. Criar listas muito grandes irá dificultar esse trabalho.

Um exemplo bacana é o evento: The Yoga Expo, que foi produzido primeiro em Fort Lauderdale, Flórida, antes de expandir para oito cidades. “Quando chegou a hora de selecionar um novo mercado, identificamos e buscamos personagens da cidade que levaram ao sucesso que tivemos no sul da Flórida”, disse o fundador Kyle Michaud.

4. Realize pesquisas de campo

Depois de preparar sua lista, é hora de visitar cada cidade. Passe alguns dias em cada local e absorva toda a informação que puder para a gestão de eventos. Passeie, visite restaurantes, fornecedores, locais para eventos e marque encontros com representantes desses lugares.

Enquanto você está conhecendo a cidade, você também pode começar a construir relacionamentos com potenciais parceiros. Se tiver mais pessoas em sua equipe (como relações públicas e representantes de vendas, por exemplo), certifique-se de levá-las com você para essas viagens.

Com quem conversar: fale com representantes da cidade, órgãos públicos e profissionais de eventos. Esses parceiros locais podem ajudá-lo com sua pesquisa – e prestar assistência quando você não estiver por lá.

Leia também: Como melhorar meu evento?

5. Logística da cidade

A cidade atende às necessidades básicas do seu evento? Se você organiza eventos de cultura pop, por exemplo, e pretende realizar seu evento em grandes centros de convenções, você precisa checar se a cidade possui local disponível e pronto para isso. Se você está produzindo uma conferência que irá reunir importantes profissionais e palestrantes do país, precisa confirmar se o local possui fácil acesso e hotéis disponíveis.

Além disso, converse com autoridades locais sobre estacionamento, transporte público e acessibilidade para pessoas com deficiência.

Lembre-se: seu evento precisa ser livre de frustrações e oferecer aos seus participantes a melhor experiência possível.

6. Fique sempre de olho nos concorrentes

Um novo mercado significa nova concorrência. Em sua pesquisa, pergunte sobre outros eventos e obtenha informações sobre como seu evento se compara à concorrência. Quão saturada é a nova cidade que escolheu com eventos semelhantes aos seus? Quão bem atendidos são os participantes desses eventos? Existe uma lacuna que você pode preencher?

Expandir o seu evento para uma nova cidade é uma aventura emocionante – e que exige um bom planejamento para obter o crescimento desejado. Seguindo nossas dicas e traçando uma estratégia completa, com pesquisa, construindo relacionamentos e entendendo o seu público-alvo, o seu evento será sucesso nacional! E conte sempre com a Eventbrite para te ajudar em todas as fases do evento. :