Antes, ao ligar a TV, era comum ver alguma celebridade aparecer na divulgação de eventos e produtos para os telespectadores: eles eram as autoridades que determinavam o que seria ou o que não seria tendência e orientavam nossas próximas compras.

Então surgiu a internet e as redes sociais, e houve uma enorme transformação digital, principalmente na comunicação e, hoje, os personagens principais nesse processo de consumismo são os influenciadores digitais, capazes de alavancar seu evento e gerar conversão de maneira muita rápida e eficaz.

Influenciadores dão autoridade para seu evento e têm o poder de conquistar o público em todo tipo de segmento, pois eles são especialistas em criar conteúdo certeiro para prender a atenção, seja por sua persona, lifestyle ou discurso. Cada vez mais, seguidores se inspiram na imagem deles e passam a consumir o conteúdo que eles divulgam nas redes sociais.

Portanto, se está nos seus planos incluir influenciadores digitais na divulgação do seu evento, lembre-se que a primeira regra é escolher um perfil que converse diretamente com o seu público. Para te ajudar a melhorar sua divulgação de eventos em parceria com influencers, separamos três dicas.

Antes de seguir os próximos passos, leia também o nosso post sobre como encontrar os influenciadores certos para o meu evento?

1) Trabalhar com influenciadores digitais em co-criação 

Esqueça frases decoradas e não passe textos prontos para os influenciadores digitais: o indicado é ajudá-los a desenvolver os posts para que não mudem o tom de comunicação que já usam nas redes sociais. Para que divulgue seu evento de forma natural, o influenciador precisa se sentir à vontade ao falar do evento nas redes e parecer espontâneo. Esse processo de co-criação faz com que o conteúdo fique muito mais autêntico.

A dica aqui é deixar que o profissional, que já tem certa experiência, contribua com ideias para que seu evento tenha mais visibilidade, já que ele está acostumado a trabalhar com isso, está por dentro das tendências de postagens nas redes sociais e tem noção de qual será a resposta do público. Portanto, seu papel é orientar e contribuir para que o conteúdo fique mais divertido e interessante para o público.

2) Criar ações exclusivas de vendas

Que tal criar um valor promocional de ingressos para que o influenciador divulgue seu evento aos seguidores? Forneça a ele um código exclusivo de desconto para que o público compre, através dele, por um preço menor. É uma ótima maneira de analisar o retorno da ação com o influenciador. Não esqueça que todos os posts planejados para as redes sociais do influenciador devem ter datas e conteúdos aprovados previamente pelo time de marketing do seu evento e só depois disso podem ser publicados.

3) Montar uma agenda de posts

Manter uma rotina de postagens sobre determinado evento faz com que o público note sua presença nas redes sociais, mas é importante ter equilíbrio e não lotar a timeline com o mesmo conteúdo. Usar a criatividade nesse processo é essencial, por isso explore vários formatos de publicações, como nos Stories, IGTV e destaques no perfil. Aproveite a exposição da timeline de redes – Facebook e Instagram – para fazer posts em formato de imagem, galerias, gifs, vídeos e animações. Tudo isso deve estar em sintonia com os posts do influenciador sobre seu evento.

Lembre-se que o poder de influência dos creators é uma das estratégias mais eficazes de alavancar seu evento, justamente por despertarem o desejo de compra e atingirem um nicho (seja ele pequeno e qualificado ou maior e com mais popularidade). Influencers conseguem acertar na maioria das estratégias de vendas e quanto mais afinidade com seu evento, mais fácil chamará público.