5 Promessas de Ano Novo
Promessas de ano novo que todo organizador de eventos faz

Post atualizado em dezembro de 2017.

Nós estamos nos últimos dias de 2017. Dezembro foi um mês de preparações para as festas e confraternizações, e com isso veio também o momento de reflexão sobre o que deu ou não deu certo no ano que se passou, com o objetivo de melhorar nos próximos 365 dias que estão por vir.

Nessa reflexão de fim de ano nós temos o costume de apontar alguns objetivos que se tornam promessas a serem cumpridas no próximo ano, é aí que entra a difícil tarefa de: como cumpri-las?

Pensando nas promessas de ano novo típicas de todo organizador de eventos, nós da Eventbrite Brasil elaboramos uma lista com 5 delas e as possíveis soluções para cumpri-las com maestria e começar 2018 com o problema e a solução prontos para serem alcançados no decorrer do ano. Lembre-se nenhum problema é impossível de se resolver. Suas promessas podem ser das mais absurdas, porém, sempre se pode correr atrás e realizá-las! Vamos lá?

5 promessas de ano novo dos organizadores de eventos e como cumpri-las?

1 – No próximo ano eu… Vou organizar melhor o meu planejamento

O planejamento é um ponto-chave na organização de eventos. Ao criar um plano e estipular algumas metas com calendários e deadlines fica mais fácil se organizar e cumprir com todas as tarefas, não é mesmo? Além disso, que tal montar a sua agenda de eventos para 2017, com todas as edições que acontecerão? Um exemplo de ferramenta simples de se utilizar para esse tipo de tarefa é a da Eventbite, onde você pode criar um calendário para todas as edições dos seus eventos. Se o evento for o mesmo com repetições, você pode com apenas alguns cliques criar vários eventos de uma só vez, e caso as datas e horários mudem é só editar as informações. Ganhar tempo sempre faz bem!

5 Promessas de Ano Novo
Promessas de ano novo que todo organizador de eventos faz

2 – No próximo ano eu… vou cortar custos excedentes e fornecedores abusivos

Especialmente em momentos de crise, nós precisamos pensar no orçamento para o próximo ano e em formas de cortar custos extras e supérfluos. O primeiro passo é fazer uma planilha de custos, veja todos os itens que você precisou investir mais dinheiro em 2017, o que foi excedente, o que gerou mais resultados e então, faça uma nova planilha para 2018 tirando o que não é necessário. Uma alternativa para gastar menos é utilizar a Eventbrite, em que você poderá economizar com as operadoras de cartão de crédito, uma vez que cobramos uma pequena taxa de acordo com as necessidades do seu evento, apenas quando você vender ingressos. Se o seu evento for gratuito a Eventbrite também é grátis!

Faça o quiz da Eventbrite e descubra qual plano é ideal para você

3 – No próximo ano eu… quero mais receita em meus eventos e divulgação

Outra promessa que todos nós nos identificados: queremos faturar, não é mesmo? Ainda mais quando nosso trabalho anda lado a lado com o que gostamos. Fazer o que gosta e ainda lucrar com isso é o sonho da maioria das pessoas. Por isso, pense bem nas estratégias de divulgação dos seus eventos para atrair cada vez mais público para o seu grande dia e em consequência vender mais ingressos e inscrições. Para isso, vale pensar nas redes sociais, convites por e-mail, e-mail marketing e muitas outras ferramentas de promoção.

4 – No próximo ano eu… vou mensurar os resultados para organizar melhor os meus próximos eventos

Mensurar os resultados de cada ação durante a organização dos seus eventos é importante, e uma tarefa que deve ser inserida na rotina do seu dia a dia. Por quê? Porque desta forma é mais fácil  de você visualizar o que deu certo e o que não deu certo na hora de divulgar, vender ingressos e inscrições ou qualquer outra fase do seu evento. Escolha algo que traga resultado para o seu evento, priorize. Assim você poderá fazer uma seleção das ações que devem ser mantidas na sua organização e não concentrar mais esforços no que não te ajudou a obter resultados positivos. Uma dica legal é fazer uma pesquisa on-line ao final de cada evento ou um formulário on-line com perguntas personalizadas na hora da inscrição ou venda de ingressos. Na Eventbrite ao agradecer a presença dos participantes e inscritos no seu evento, você pode adicionar uma pequena pesquisa perguntando o que as pessoas acharam do seu evento para assim fazer tudo certinho no próximo. Experimente!

5 – No próximo ano eu quero… ter mais tempo para mim

Com a correria do dia a dia e tantas tarefas, acabamos nos esquecendo de cuidar um pouco da gente e de separar um tempo para o lazer. Esse é um mal da sociedade como um todo, muitas vezes nos pegamos sempre correndo e a prioridade é o trabalho. Portanto organizadores de eventos, procurem ferramentas que facilitam a sua vida, que possam em uma mesma plataforma criar o hotsite do seu evento, vender ingressos, analisar os resultados e divulgar nos diversos canais on-line o dia do seu evento, atraindo mais participantes e vendendo mais ingressos. Por exemplo, na Eventbrite, os organizadores experts podem tentar criar um evento em menos de um minuto! (É possível, nós testamos!) Para vocês verem como é rápido criar o evento e começar a espalhar sobre a data em todos os canais de seu interesse. Mas acima de tudo, em 2017 tente praticar um esporte que gosta, um hobbie, inclua no seu planejamento esse tempo livre e pense nele como uma das tarefas do seu dia que você não pode deixar de cumprir.

Garanta já o seu kit de planejamento de eventos para 2018

Boas festas e um ótimo 2017 cheio de coisas boas, conquistas e promessas de ano novo cumpridas!