Ferramentas

Modelo de Ata de Reunião

Ata de reunião

Ata de Reunião: veja por que é importante e baixe o nosso modelo!

Conteúdo atualizado em agosto de 2017

Vai fazer uma ata de reunião?

Uma ata de reunião consiste em um registro escrito com o objetivo de reproduzir todos os acontecimentos, discussões e decisões tomadas em uma reuniões ou assembleias. Por muitos anos, este registro se resumiu em um documento com estrutura rígida, escrito com uma linguagem formal e, muitas vezes, difícil de compreender.

Por essa razão, muitas pessoas se perguntam se fazer uma ata de reunião é realmente importante, ou mera formalidade. Se você também possui essa dúvida, veja, abaixo, algumas razões pelas quais redigir este documento é importante para empresas ou organizações em diferentes contextos:

  • Em primeiro lugar, uma ata de reunião é importante para ser um registro escrito do que aconteceu em uma reunião, servindo como uma espécie de arquivo que te oferece a flexibilidade de consultar quando for preciso e a tranquilidade de que o que aconteceu de mais importante na reunião não será esquecido. Caso o uso seja exclusivamente interno, você pode substituir as assinaturas dos presentes por simples disparos por e-mail com o que foi redigido como resumo da reunião. Basta enviar a ata para todos e pedir que respondam dentro de um prazo determinado, se possuírem alguma discordância. Neste caso, é necessário voltar aos pontos em aberto até que haja um consenso entre os participantes.
  • Além disso, a ata de reunião serve como um forte aliado da organização e da cobrança de resultados. Na maior parte das reuniões/assembleias decisões são tomadas e, a partir das mesmas, surgem ações necessárias. Quanto maior o grupo envolvido, maior a necessidade de controle sobre o que foi planejado e, nesse sentido, uma ata de reunião é um grande facilitador, já que registra todas as decisões, compromissos e seus executores.
  • A ata de reunião também pode servir como documento legal. Neste caso, é importante redigi-la com mais rigidez e formalidade, visto que pode ser usada em algum caso judicial. Se você se encaixa nesse contexto, não se esqueça de colher todas as assinaturas, pois elas são fundamentais para a validade da ata como um documento formal.

Veja também: Planejamento, Orçamento e Venda de Eventos: Kit com 4 ebooks + 2 planilhas

Você realiza muitas reuniões? Tem dificuldade para organizar as ideias pautadas na mesa? Vê muitas decisões tomadas não serem levadas para frente? Com uma Ata de Reunião, é muito simples resolver este problema! Baixe nosso modelo para registrar o seu encontro ou evento e democratize a informação sobre o que foi discutido e as decisões tomadas.

O que você pode esperar deste Modelo de Ata de Reunião?

  • Informações gerais como data, local, horário de início e término da reunião (para que todos saibam o contexto da reunião)
  • Participantes, ausentes e seus cargos (para que fique claro quem esteve envolvido na reunião)
  • Pauta (a fim de registrar o objetivo da reunião)
  • Discussões (para que se registre todas ideias discutidas no encontro)
  • Decisões (a fim de esclarecer o que ficou acordado entre os participantes)
  • Compromissos (para registrar os responsáveis por cada plano de ação e os prazos para a execução das tarefas)

 

Para baixar o Modelo de Ata de Reunião em Word e PDF preencha o formulário abaixo e cheque seu e-mail!

 

Está organizando o seu próximo evento? Conheça a Eventbrite!

Escrito por

Olá, seja bem-vindo(a)! Sou relações públicas e gerencio os conteúdos da Eventbrite Brasil. Aqui vocês encontrarão cases, dicas para todos os tipos de eventos, novidades sobre a empresa e o caminho para se tornarem especialistas em eventos!

Fazer comentários