Pré-evento

Cardápio para eventos: o que servir?

Cardápio para eventos

Cardápio para eventos: – o que servir em um coquetel, coffee break, jantar ou almoço?

Você está organizando um evento, mas esbarra na seguinte dúvida: o que servir no coquetel? Algo mais light? Opções mais refinadas ou o básico cafezinho? Fique calmo (a), esses questionamentos passam pela cabeça de qualquer profissional do ramo. E nós vamos te ajudar com dicas de carápio para eventos.

É claro que o coquetel é uma escolha que combina com ambientes corporativos, isso não se pode negar. Por isso, para fazer bonito, lembre-se de que eventos (tanto corporativos quanto sociais) são um momento de confraternização, quando você deve servir algo.

No formato de coquetel, geralmente os convidados são servidos pelos garçons, fazendo com que a aposta seja por alimentos fáceis de comer e que não tenham a necessidade de apoio de uma mesa. Por isso, opte por comidas refinadas, se o seu evento for mais chique, ou pelos bons salgadinhos e canapés congelados que sempre salvam a ocasião. Outra opção prática são os fingers foods e os petiscos, que são ótimas escolhas em qualquer evento.

Mas se você precisa pensar em formatos diferenciados para receber os seus convidados, outras opções podem fazer mais sucesso. Pensando nisso, a Eventbrite criou um guia básico de cardápio para eventos. Confira!

Definição do cardápio para eventos

Você terá que sair do formato coquetel? Então, antes de tudo, determine se o seu evento terá um café da manhã, um brunch, um coffee break, um almoço ou um jantar. O que mais tem ligação com o que você se propõe a oferecer ao público?

  • Café da manhã: se o encontro for rolar na parte da manhã, o mais indicado é servir aquele café da manhã maravilhoso (tipo de novela), com opções de pães, frutas, bolos e sucos. Aliás, um ponto importante aqui é a forma de servir. O mais indicado é o buffet americano, que dispõe os alimentos e as bebidas em mesas para que os convidados se sirvam.
  • Brunch: se o evento pegar a parte da manhã, mas for se estender até mais tarde, pense num brunch, que acontece perto da hora do almoço. Aqui, o importante é ter opções de alimentos mais nutritivos, visto que a ideia é substituir o almoço. O mais indicado são tortas salgadas, 
sanduíches e saladas, que não podem faltar neste tipo de cardápio para eventos. Aqui, mais uma vez, pode-se apostar no buffet americano, caso seja um evento mais descontraído. Se for algo mais sofisticado, no entanto, o melhor é o buffet à francesa, quando existem mesas para os convidados, enquanto os garçons servem individualmente cada um deles.
  • Coffe break: esse é o tipo de serviço mais indicado para eventos corporativos. Isso porque são eles os que surgem nos intervalos de congressos, palestras e cursos. Nesta opção, os convidados fazem uma pausa breve para comer algo leve e tomar um café.

Leia também: Dicas para preparar um coffee break

  • Almoço: essa opção é mais indicada para eventos longos, que costumam começar cedinho e se estendem até o final da tarde. Nesses casos, lembre-se de que a pausa para comer algo é muito importante, pois é com ela que os participantes poderão recarregar a energia, assim como o almoço funciona muito bem para criar momentos de descontração e fazer networking.
  • Jantar: essa é sempre uma ocasião mais formal, sendo indicada para eventos que pedem pratos mais elaborados e sofisticados. Outra opção é o encerramento de algum evento maior, marcando os dias que você e a sua equipe se dedicaram aos convidados que estão ali.

E as bebidas? O que servir em um coquetel simples?

Depois que você tiver o cardápio e o formato do seu evento definidos, é hora de escolher também quais serão as bebidas servidas. Por isso, fique atento: se o evento for de dia, na parte da manhã, boas opções são água, cerveja, vinho branco, drinks leves, sucos e refrigerantes. Já se o evento for rolar na parte da noite, as melhores pedidas são espumante, vinho tinto, cerveja e whisky.

Confira: 7 ideias criativas de drinks para eventos

E você, tem alguma dica de ouro quando o assunto é o cardápio de um evento? Compartilhe a sua opinião com a gente!

Está organizando o seu próximo evento? Conheça a Eventbrite!

Escrito por

Fazer comentários