Pré-evento

Cerimonial e Protocolo: noções gerais

cerimonial e protocolo

Cerimonial e protocolo para eventos: o que é e como fazer?

Conteúdo atualizado em outubro de 2017.

Você está organizando um evento e se depara com a necessidade de “cerimonial e protocolo”, mas o que seria isso afinal? Apesar de, quase sempre, aparecerem juntos, os dois termos apresentam significados distintos e é fundamental que você entenda exatamente o que cada um representa em seus eventos.

De acordo com cada tipo de evento, o cerimonial diz respeito às formalidades exigidas em certo acontecimento, de acordo com uma ordem pré-estabelecida. Já o protocolo, trata-se de uma parte do cerimonial, estabelecendo as normas para a boa condução do evento, seja ele uma reunião, um curso, inauguração e até mesmo uma palestra.

Ainda que seja mais comum perceber essas normas em eventos extremamente formais, o cerimonial e protocolo se ajustam segundo as características de cada tipo de evento e, consequentemente, ao seu conjunto de itens necessários, como a ordem de procedência. A seguir, a Eventbrite apresenta algumas regras para que você conduza seu evento com excelência.

Para dispor pessoas ou símbolos, basta pensar nos tópicos abaixo

Regra do centro métrico para cerimonial e protocolo

A pessoa com maior hierarquia se localiza no centro. A partir dela se localizam os demais, alternando entre a direita e a esquerda, começando pela direita – isso quando a quantidade de pessoas a ser dispostas for ímpar. Caso a quantidade de pessoas ou símbolos for par, serão arrumados por importância da direita à esquerda e não se começa pelo centro.

Regra da direita

Assim como mencionado no tópico anterior, a ordem de hierarquias começará sempre pela direita e irão se localizando à esquerda dessa pessoa ou símbolo.

Regra da proximidade

Como as pessoas ou símbolos vão se alternando, os que ficarem mais “próximos do centro” serão os de maior hierarquia.

Como determinar a hierarquia de pessoas ou símbolos?

Leia também: Empregos como fonte de emprego para profissionais e empresas

Por Presidência

Pode ser unipessoal ou compartilhada. A ocupação do “lugar de honra” pode ser feita pelo anfitrião do evento, um homenageado, ou quem o comitê organizador decidir em determinado ato.

Por precedência

É a disposição pelos méritos das pessoas ou os símbolos. Pode dar-se segundo o decreto 2072/93 (que indica a hierarquização de níveis de poder e de honras na Argentina), ou por cortesia (pela preeminência social, se participarem damas e cavalheiros).

Outras regras para levar em conta, que podem incluir-se na organização de um evento, são:

Regra da ordem linear

Quando as pessoas se dispõem uma atrás da outra, em filas. A localização será organizada segundo a hierarquia, situando-se primeiro a de maior hierarquia. As exceções a essa regra são dadas nos âmbitos acadêmico e religioso (que é ao contrário, a pessoa de maior hierarquia por último).

Regra da ordem alfabética

Essa regra se utiliza quando há a necessidade de se dispor pessoas ou símbolos segundo o país, já que existe uma regra de igualdade jurídica entre os Estados (Segundo a Convenção de Viena). Também, pode se usar para dispor por sobrenome ou por instituição (em caso de igualdade de hierarquias, por exemplo para a entrega de diplomas de formandos).

Confira: 70 ideias, formatos e tipos de eventos: a lista mais que completa!

Regra da ordem numérica ou da antiguidade

Utiliza-se nas Instituições, e se determina a hierarquia pela data de criação.

Regra da analogia

Em caso de hierarquias de igual classe, se determina pela data de nomeação (por exemplo, no âmbito diplomático).

Uma vez que você aprende as regras, fica fácil realizar os próximos eventos, já que serão sempre os mesmos detalhes a se considerar. Você já tinha notado a presença e importância dos fatores que apontamos? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários abaixo!

Está organizando o seu próximo evento? Conheça a Eventbrite!

Escrito por

Sou relações-públicas e trabalho com eventos há alguns anos. Vou trazer a vocês, dicas e novidades do mercado para que seus eventos sejam um sucesso, além de mostrar as diversas formas que a Eventbrite pode facilitar na concepção e execução dos seus projetos. Vem com a gente!

Fazer comentários