Pré-evento

Quando começar a venda de ingresso?

venda de ingresso

Quando começar a venda de ingresso?

Você já sabe como será o seu evento, está com tudo organizado para fazer um encontro de sucesso, mas tem algo que está tirando o seu sono: o sucesso na venda de ingresso.

De fato, essa é uma das maiores preocupações dos organizadores de eventos, já que, depois de ter pensado em todos os detalhes, não conseguir vender o esperado é um pesadelo.

É por isso que toda a estratégia do evento é tão importante, afinal, além de você ter investido tempo e dinheiro nessas tarefas, com certeza espera receber parte desse investimento de volta, seja para a sua renda ou emitir o pagamento de fornecedores e outras contas referentes ao evento.

Desta forma, para aproveitar o seu tempo de maneira eficaz, é preciso ter um plano de ação desde o início do processo de divulgação do evento. Isso garante que mesmo que você tenha pouco tempo disponível para vender ingressos, as chances de atingir suas metas sejam muito maiores.

Confira: Kit para planejamento de eventos 2018

E por mais que esse planejamento envolva todas as etapas do evento, dentre elas, está um ponto bastante importante: o melhor horário para começar a vender ingressos. Isso também determina o sucesso de seu evento. Por isso, esteja atento.

Ok, esse fator acaba variando de um evento para o outro, pois você precisa avaliar fatores como público-alvo para saber quando é o melhor momento para a abertura da venda de ingresso. Mas estar ligado a alguns fatores importantes que influenciam no bom resultado, já é meio caminho andado para ser bem-sucedido nessa meta de vendas de ingresso.

Pensando nisso, a Eventbrite reuniu os pontos que você deve incluir no papel para escolher o horário certo para a abertura de venda de ingressos do seu evento.

Escolha da data

Você pode pensar que um ponto não tem ligação com o outro. Mas para acertar o horário de vendas, antes de tudo, você precisa escolher uma data ideal. Lembre-se de que ela não pode ter conflito com outros eventos da mesma área e com o mesmo público. Isso faz com que seus participantes não tenham que escolher entre um e outro, já que sua data será única.

E isso também permite evitar concorrência financeira, uma vez que alguns eventos possuem ticket médio mais alto, o que é preciso um maior planejamento financeiro por parte dos participantes, e que não é possível quando mais de um evento se sobrepõe em datas próximas.

Cuidado com o início da divulgação e a abertura das vendas

Pare para pensar: alguma vez você viu a divulgação de um evento e garantiu a sua entrada logo em seguida? Isso até pode já ter acontecido, mas certamente na maioria das vezes você reflete um pouco sobre o evento para fazer a compra posteriormente.

Por isso, espaçar o dia de início da divulgação da hora e data oficiais de abertura das vendas é uma boa estratégia para esquentar o público. Repare como a grande maioria dos eventos que esgotam em minutos faz uso dessa prática simples, mas bem pensada. E, é claro, não se esqueça de divulgar com antecedência o dia e a hora que as vendas estarão abertas.

Divulgação é a alma do negócio

Algo é certo: a venda dos ingressos começa muito antes do horário de abertura das vendas; na divulgação do evento. É fato que as pessoas precisam saber que você fará um encontro especial para terem interesse na compra do ingresso.

Por isso, pesquise sobre o público-alvo, para ir ao seu encontro. E essa pesquisa também vai influenciar o horário que será escolhido para a abertura da venda dos ingressos.

O motivo? Se for um evento para jovens, abrir a venda a meia noite é uma boa estratégia, uma vez que esse público tem o perfil de ficar acordado até tarde para conseguir ser o primeiro a comprar o ingresso tão desejado.

Mas se o evento for destinado à pessoa com mais idade, por exemplo, prefira abrir a venda no período da manhã, quando a maior parte desse público, que muitas vezes é de aposentados, está disponível para se dedicar à compra de ingressos.

Outro ponto importante aqui é usar as redes sociais para a divulgação do evento, principalmente se estiver fazendo algo para um público composto por jovens, quando você pode optar por usar Facebook, Instagram ou a mídia que mais estiver condizente com o seu alvo.

Leia também: Como interagir com os participantes do seu evento nas redes sociais?

Picos de venda de ingresso

Para que você tenha picos de venda de ingresso e estimular ainda mais a venda de ingressos, é interessante usar o esquema de vendas em lotes. Ele instiga o público, uma vez que os ingressos vão ficando mais caros conforme a data do evento se aproxima e os lotes são trocados.

Essa é uma estratégia muito interessante para que o público não deixe para comprar na última hora. E é uma boa estratégia, também, para o planejamento do evento, caso perceba que mais pessoas têm interesse em estar presente, pois, assim, você pode providenciar mais bebidas ou aumentar a equipe de segurança, por exemplo.

No entanto, nesse caso é importante que você mantenha as informações sempre atualizadas, disponibilizando a data de término dos lotes ou quantos ingressos ainda estão disponíveis.

Confira: Como vender mais com estratégias de diferentes tipos de ingressos?

Mais um ponto para ficar de olho aqui: aumente a divulgação no final de cada lote. Isso não gera grandes vendas no momento, mas passa a mensagem de que os ingressos estão voando (senso de urgência) para aqueles que estão interessados, o que pode fazer com que eles entendam que precisam garantir logo a participação para não pagar mais caro ou, pior, ficar sem ingresso.

Está organizando o seu próximo evento? Conheça a Eventbrite!

Escrito por

Fazer comentários