Divulgação

Snapchat vs Instagram: qual é o melhor para seus eventos?

Como divulgar meu evento na internet

Como divulgar meu evento na internet? Instagram vs Snapchat!

Quando o Instagram lançou o Stories como seu recurso “inovador”, deu também início à uma discussão que ainda confunde muitas pessoas: qual seria a “inovação” se o recurso é igual ao Snapchat? Afinal, teria alguma diferença? E, se sim, qual aplicativo é o melhor para os seus eventos? E desta forma, surge uma dúvida comum: como divulgar meu evento na internet e escolher os canais sociais certos?

Para acabar com suas dúvidas, selecionamos tudo o que você precisa saber para escolher a melhor estratégia de divulgação do seu evento e ainda dicas valiosas para aplicar em cada post.

Como divulgar meu evento na internet e escolher a melhor rede social?

Instagram para eventos

Criado inicialmente para a captura e compartilhamento de imagens com filtros especiais, hoje o Instagram já contabiliza mais de 500 milhões de usuários conectados, classificando-se como a segunda rede social mais utilizada no país.

Ainda assim, poucas são as empresas que optaram por criar uma conta no aplicativo, deixando de considerar esse meio como parte da estratégia de marketing do seu negócio.

Para os organizadores de eventos, o Instagram funciona como ponto de contato ilustrativo, recheado de fotos e vídeos que vão do pré ao pós-evento, envolvendo seu público a partir dos bastidores. Além disso, o aplicativo ainda oferece ferramentas estratégicas para potencializar seus conteúdos, e principalmente seu evento. Mas como usá-las de forma adequada?

Filtros

Os filtros não têm segredo, além do bom senso. Aqui, você deve se lembrar que um conteúdo poluído de efeitos só resulta em visibilidade negativa para a sua empresa. Sendo assim, opte por um padrão de cores para compor a galeria do seu perfil; além de ficar muito mais atrativo, você aproveita para reforçar sua identidade.

Localização

Muito além de somente indicar o local em que você está, esse recurso permite que sua foto/vídeo seja mapeada e disponibilizada para um público maior, aparecendo sempre que o local for buscado.

Hashtags

Para ficar mais fácil de entender e de aplicar, as hashtags podem ser traduzidas como palavras-chave precedidas pelo famoso “jogo da velha”. Dessa forma, toda palavra se torna um hiperlink indexável nos mecanismos de busca. Ou seja, para potencializar seus posts no Instagram, vale apostar em algumas hashtags que tenham relação direta ou indireta com o conteúdo, para que alcance além dos seus seguidores.

Baixe o ebook: Eventos e redes sociais

Instagram Stories

Semelhante ao Snapchat, o Stories te permite compartilhar fotos e vídeos curtos sem limite e que ficam disponíveis por apenas 24 horas. Criando narrativas do seu evento, em todos os processos, o recurso ainda conta com filtros, stickers, texto e pin de localização para deixá-las mais interessantes e completas.

Snapchat para eventos

Consolidado como o aplicativo que permite aos usuários enviar mensagens de texto, imagens, e vídeos efêmeros, o Snapchat é muito utilizado entre o público de 12 a 24 anos de idade, mas tem conquistado cada vez mais os usuários acima desta faixa.

Somando 10 bilhões de vídeos por dia, com uma média de usuários conectados de 25 a 30 minutos diários, o aplicativo se torna mais uma oportunidade para envolver seus participantes desde a divulgação do seu evento, até seu término.

Assim como o Instagram, o Snapchat oferece alguns recursos para dar uma cara nova ao seu post e também inovar em sua estratégia de marketing.

Lenses (filtros)

A cada atualização, o aplicativo nos oferece mais opções de filtros para transformar nossos posts. Além dos filtros comuns para ajuste de cor, brilho e contraste das fotos e vídeos, os Lenses são os mais divertidos. Alterar seu rosto e adicionar emojis, tudo é possível!

Além destes, o Snapchat lançou também alguns filtros de voz, de backdrop (alterando o fundo da sua foto) e paperclips, permitindo que você anexe o link do seu evento.

Geofiltros

Os geofiltros são aqueles disponíveis apenas em um local específico, e a grande aposta nos eventos é lançar um geofiltro específico, para que os participantes utilizem e compartilhem de forma orgânica.

Leia também: Como interagir com os participantes do seu evento nas redes sociais?

Stories

A função mais conhecida do aplicativo, e replicada para outros, certamente te permite contar a história do seu evento de forma criativa e dinâmica. É possível criar uma lista de seguidores para direcionar o conteúdo (assim como as mensagens), mas você também pode divulgar seu evento abertamente, selecionando a opção no menu “Quem pode ver minha história”.

Afinal, qual aplicativo é o melhor para seus eventos?

Para acabar com a dúvida sobre: como divulgar meu evento na internet – tudo vai depender do seu objetivo. Se você quer alcançar os potenciais participantes e distribuir conteúdo amplamente, aposte no Instagram. Mas, se você estiver em busca de mais engajamento durante o evento, o Snapchat pode te ajudar – por enquanto, principalmente com o público jovem.

É importante lembrar apenas que cada evento terá uma estratégia e público definidos, e é a partir deste mapeamento que você vai conseguir decidir os melhores meios de comunicação para cada processo.

O que não podemos duvidar hoje é do tamanho do potencial das redes sociais e que todos os organizadores precisam marcar presença nestes canais para atrair, conquistar e construir um relacionamento com o seu público.

Bons eventos e bons posts!

Está organizando o seu próximo evento? Conheça a Eventbrite!

Escrito por

Sou relações-públicas e trabalho com eventos há alguns anos. Vou trazer a vocês, dicas e novidades do mercado para que seus eventos sejam um sucesso, além de mostrar as diversas formas que a Eventbrite pode facilitar na concepção e execução dos seus projetos. Vem com a gente!

Fazer comentários