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Como montar um planejamento estratégico de Marketing Digital de sucesso para o seu evento

Como elaborar um plano de marketing

Como elaborar um plano de marketing digital de sucesso para seus eventos

Hoje começa a série de conteúdos: desvendando o marketing digital para eventos com a agência WCK e a Eventbrite. As duas empresas se reuniram para pensar nas melhores estratégias de marketing digital em todas as fases do evento. E para começar, vamos falar sobre: como elaborar um plano de marketing.

Para o pré-evento é indispensável pensar em um plano de promoção de eventos que seja eficaz e capaz de atrair o seu público-alvo e você já deve saber a importância que o planejamento de marketing tem na sua empresa. É ele que estabelece o posicionamento de mercado da sua marca, o modo como ela será vista e a importância que terá na vida dos seus clientes. E com a transformação digital, pensar no planejamento em âmbito digital torna-se cada vez mais necessário.

Será o seu plano de Marketing Digital que ajudará a definir objetivos estratégicos, identificar seus diferenciais competitivos e as melhorias que precisam ser feitas para alcançar mais resultados e comprovar mais e melhor ROI.

Com esses benefícios tão latentes e importantes, é fundamental expandir o planejamento para todas as ações importantes da sua organização, inclusive, para eventos.

Como elaborar um plano de marketing?

Planejamento de Marketing Digital para eventos

Conquistar novos clientes, expandir e tornar mais forte a sua marca, conhecer tendências de mercado ou fechar parcerias. Esses são alguns dos principais efeitos que um evento pode trazer. O planejamento estratégico serve, então, para garantir que seu evento trará os melhores resultados possíveis para a sua empresa.

Você, enquanto organizador, deve ter o papel de direcionar a sua empresa através de várias plataformas de marketing digital para alcançar um público-alvo abrangente e ajudá-los a se conectar e construir um relacionamento com a sua marca, por meio de mais inscritos.

Assim, na hora de planejar, tenha em mente as respostas para as seguintes questões:

  • Quais são os objetivos macro a serem alcançados (os propósitos principais que você pretende alcançar)?
  • Quais ferramentas e processos vão ajudar neste caminho (qual será a sua estratégia)?
  • Quais serão as metas e métricas utilizadas para medir o quão perto você está de alcançar os seus objetivos?
  • Quais resultados pretende alcançar?
  • Por onde você distribuirá conteúdo?
  • E o principal deles: Quem é a persona (o participante) que você quer atrair para esse evento?

Entendendo melhor a sua persona, você saberá quais ações de fato fazem sentido para ela, ou seja, ficará mais claro identificar as suas necessidades e o que a sua empresa precisa fazer para saná-las. Lembre-se: o princípio da atração do Marketing tem a ver com interesse e relevância.

Leia também: Como criar personas para seu evento

Para ajudar nesse caminho, listamos 5 pontos que devem estar presentes na sua estratégia digital e que vão ajudar a trazer mais resultados. Confira:

# Crie um calendário de conteúdo relevante para o evento

A chave para qualquer estratégia de marketing bem-sucedida é criar algo que seja valioso para o seu público, que faça sentido para o seu dia a dia. Então na hora de planejar, faça uma listagem com os temas mais atraentes possíveis e que estejam em consonância com a necessidade latente da sua persona; também é importante identificar em qual momento da jornada divulgá-los.

Invista em entrevistas e depoimentos de participantes e autoridades do seu setor, dados do seu mercado, as soluções que mais têm sido utilizadas… Entender bem a sua persona vai ser essencial nesse momento.

Certifique-se também de planejar a distribuição e compartilhamento desse material por meio das redes sociais e e-mails.

Ebook: Como fazer e-mail marketing para eventos

# Atenção ao e-mail

Barato, personalizável, fácil de ser feito e com possibilidade de ultra segmentação: lembre-se de dar um destaque especial para o seu calendário de e-mail, contemplando o pré, durante e pós-evento.

Com a maioria das pessoas conectadas ao mundo digital 24 horas, 7 dias por semana, graças aos dispositivos móveis, o e-mail pode ser usado para chegar ao seu público em qualquer lugar e a qualquer momento. Use-o para criar interesse, enviar informações ou mesmo ofertas para aquelas pessoas da sua base que ainda não se inscreveram.

  • Dica: Mapeie e planeje um fluxo de nutrição para alimentar a base de participantes que forem se inscrevendo. Assim você consegue manter o interesse no tema aceso até a data do evento. Você também pode criar uma lista segmentada com clientes e potenciais clientes da região – com foco naqueles que ainda não conhecem a sua empresa, e convidá-los para participar desse momento, gerando awareness.

# Não deixe de pensar em conteúdo em vídeo

90% dos consumidores afirmam que vídeos ajudam a tomar a decisão de compra e o YouTube afirma que o consumo de vídeo por dispositivos móveis sobe 100% a cada ano. Ou seja, vídeos são uma excelente forma de se conectar com o seu público-alvo.

Não ter um budget alto não é impedimento para utilização de vídeos. Pense em ações que possam ser desenvolvidas utilizando o Stories do Instagram e o Facebook Live, que não demandam muita produção e têm excelente alcance.

Grave qualquer preparação ou ação de bastidores, novidades ou mesmo depoimentos de participantes contando a sua expectativa para esse momento. Explore bastante todas as possibilidades que o vídeo pode trazer para a sua estratégia.

Confira: Como interagir com os participantes do seu evento nas redes sociais?

# Use as redes sociais em todos os aspectos do evento

É essencial utilizar as redes sociais para expandir seu alcance e levar as pessoas a conhecerem ou falarem do seu evento, em todos os momentos, desde o planejamento, promoção até execução. Também é importante definir os budgets para investimento em tráfego pago (novamente, ter uma persona bem definida ajuda na segmentação, que por sua vez, influencia nos valores gastos).

E não se esqueça de pensar em uma hashtag atraente, que possa ser compartilhada pelos participantes quando forem falar de assuntos relevantes e acessadas por outras pessoas.

# Utilize o Google Analytics a seu favor

Essa pode parecer básica, mas você já parou para analisar os principais dados do seu site e o padrão de comportamento dos seus visitantes? Explorar esse lado é importante para entender quais melhorias podem ser implementadas para aumentar a taxa de conversão, o que resulta em mais inscritos.

Com essas informações é possível saber exatamente como elaborar um plano de marketing de sucesso para eventos.

Por fim, e o mais importante: não esqueça de transformar tudo o que planejar em um plano de ação, com tarefas e ações claras para cada membro da sua equipe e, claro, colocar o seu planejamento em ação. E lembre-se: o seu planejamento não está gravado em pedra. Ele é um direcionamento que pode mudar conforme os resultados de cada ação forem surgindo.

* Post escrito por Taynar Costa, da Agência WCK, parceira estratégica de Marketing e Vendas para pequenas, médias e grandes empresas.

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