Pré-evento

eSports: Como organizar um campeonato de videogame

campeonato de videogame

eSports: como organizar um campeonato de video game?

A crise econômica dos últimos anos atingiu diversos segmentos do mercado, mas em meio ao difícil cenário, um setor não foi atingido – e até mesmo se manteve em constante crescimento: o de campeonato de videogame. Hoje, o Brasil é o quarto país com o maior número de jogadores de games no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China.

Como consequência de um setor aquecido em meio a conflitos na economia, as demandas e necessidades de atender um público fiel e exigente como os gamers (termo dado aos jogadores de videogames) também aumentam. E uma das soluções para manter o engajamento desse nicho, são os eventos de games, conhecidos também como eSports.

Anualmente, diversos eventos do tipo, como torneios, feiras e corujões acontecem em todo o país, reunindo um grande número de pessoas cada vez mais abertas a novas experiências e interações reais entre o seu grupo. A informação foi levantada pela Eventbrite Brasil, a maior plataforma on-line de tecnologia para eventos, que realizou uma pesquisa com mais de 1.500 jogadores envolvidos em eventos de games nos últimos anos.

De acordo com a pesquisa, os gamers esperam pela realização de mais eventos do tipo, em outros lugares e numa frequência ainda maior, incluindo a possibilidade de irem a outros estados ou países que promovam grandes torneios de videogames.

Então, se você está planejando ou tem vontade de organizar um campeonato de videogame, essa é a hora de tirar a ideia do papel e colocá-la em prática. E para ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas incríveis sobre como organizar um evento de eSports. Confira:

Defina as modalidades do campeonato de videogame

Segundo o estudo da Eventbrite, 81% dos gamers afirmam que o que os motiva a participar de eventos de eSports é poder se sentir parte da comunidade em que pertencem. No mundo dos games, são diversas as modalidades de jogos presentes, criando pequenos subnichos entre os usuários, como por exemplo: MOBA (estratégia e RPG),  MMORPG (RPG com vários jogadores), jogos de tiros e lutas. Por esse motivo, é importante definir quais desses segmentos e público você deseja atingir com o evento, aumentando assim as chances de busca por ingressos.

Surpreenda o seu público com propostas inovadoras

Tenha em mente que o evento será um momento único na vida de cada participante. Por isso, é importante surpreendê-los, proporcionando a melhor experiência de suas vidas. Busque referências e também ouça aquilo que o seu público espera encontrar por lá. A atenção em cada detalhe – do planejamento à execução do projeto – fará toda a diferença na hora de gerar o fortalecimento da marca entre as pessoas.

Separe os documentos necessários para a produção do evento

Ao organizar um evento, é preciso atentar-se ao cumprimento de todas as etapas do processo, incluindo as documentações necessárias para a sua realização. Durante a produção, alguns trâmites legais deverão ser levados em consideração, como o recolhimento dos direitos autorais das músicas do evento e o alvará de funcionamento. Apesar de serem procedimentos mais burocráticos, esses documentos são essenciais para garantir um campeonato de games sem riscos ou até mesmo complicações com a justiça no futuro!

Leita também: Alvará para eventos: o que é e como fazer?

Promova encontros entre fãs e profissionais e(ou) celebridades ou influenciadores da área

Uma grande tendência que vem ganhando força em eventos de fãs nos últimos anos – principalmente de séries -, são as chamadas convenções, onde o público tem a oportunidade de interagir diretamente com os seus ídolos. A proposta tem se expandido a outros segmentos e despertando o interesse dos gamers. O estudo levantou que 43% dos jogadores esperam encontrar opções como essa ou de meet and greet’s (encontros rápidos com o ídolo) nos próximos eventos de eSports. Então, já sabe: ao planejar o seu evento de games, não deixe de inserir os encontros como uma opção diferente de entrada!


Faça competições de Cosplay

Grande parte dos gamers também são adeptos da prática do Cosplay, onde pessoas se caracterizam por completo de seus personagens favoritos. E levando em consideração que um campeonato de videogame tende a premiar os melhores jogadores, aproveite a ocasião e promova um concurso com os cosplayers! Além de ampliar o número de atrações, o evento, sem dúvida alguma, ficará ainda mais divertido!

 

Junte-se aos fornecedores de games

Os eventos de eSports possuem o poder de conduzir e influenciar o comportamento de compra dos participantes. De acordo com a pesquisa da Eventbrite, cerca de 47% dos entrevistados alegaram adquirir novos produtos e conteúdos relacionados aos jogos praticados durante o evento. Isso abre espaço para a realização de parcerias com fornecedores e empresas de games, possibilitando a exposição de produtos e novidades da área ao público. Que tal aproveitar o espaço do campeonato com stands das marcas mais queridas pelos gamers?!


Venda os ingressos on-line e gerencie o seu evento

Lidar com um público tão antenado como os gamers requer inovação e segurança na hora de comercializar as entradas. Por isso, é importante escolher a melhor plataforma para gerenciar e vender ingressos on-line.

Com a Eventbrite você promove e gerencia todo o seu projeto num único lugar, além de ter a possibilidade de integrar o evento com outras plataformas on-line. É rápido e fácil! Conheça as nossas soluções e venha crescer com a gente!

Foto: Brasil Game Show – Lau Anime X

Está organizando o seu próximo evento? Conheça a Eventbrite!

Escrito por

Olá, eu sou o Gui Mendes, publicitário e produtor multimídia! Estarei por aqui semanalmente com dicas práticas, cases e diversos conteúdos relacionados ao mercado de eventos, para que o seu projeto saia na frente e se torne ainda maior! =)

Fazer comentários