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Festivais: os 5 maiores problemas na promoção do evento e como resolvê-los

como organizar um festival de música

Como organizar um festival de música? Veja os 5 maiores erros na promoção deste tipo de evento

O sucesso de um evento, seja ele de pequeno ou grande porte, depende de inúmeros fatores, que vão da boa execução do planejamento à divulgação assertiva ao público-alvo. Mas mesmo sabendo da importância da promoção, alguns produtores acabam se autoboicotando por não darem a devida atenção à esta etapa que é essencial em qualquer produção e é uma etapa crucial de como organizar um festival de música.

Muitos eventos, incluindo grandes festivais de música com forte potencial de alcance, acabam se prejudicando devido à falhas na divulgação, que podem passar despercebidas em meio à correria, resultando em uma baixa busca por ingressos ou até mesmo o cancelamento por falta de público. Triste, não é?!

Por isso, a Eventbrite Brasil preparou uma lista com os cinco maiores problemas encontrados na promoção de shows e festivais, para tirar suas dúvidas sobre como organizar um festival de música e claro, apresentar soluções para que você não corra o risco de ser pego de surpresa depois de um trabalhão para tirar o projeto do papel. Confira:

Como organizar um festival de música?

Demora na divulgação

Uma das principais causas de conflitos na promoção de eventos, é o atraso na divulgação de informações gerais como atrações, horários dos shows e data de início da venda de ingressos. É comum nos depararmos com festivais, seja festivais de música eletrônica, festivais de música sertaneja ou de outros estilos, em que os produtores optam primeiramente por um anúncio básico, retendo informações que são divulgadas posteriormente. Isso pode ocorrer por questões estratégicas, onde a intenção é gerar suspense e curiosidade no público ou devido o não fechamento do lineup completo. Apesar de ser uma tática utilizada por festivais consolidados, pode ser um risco quando se trata de eventos menores, em que o comprador precisa se sentir seguro quanto ao que irá adquirir.

Ausência no ambiente digital

Não há dúvidas de que a internet se tornou uma das principais ferramentas quando o assunto é promover um evento. O poder de direcionamento assertivo e alcance do público-chave são os principais motivos da ascensão do digital nas divulgações. Hoje, o primeiro lugar a se buscar uma informação a respeito de um festival, show ou qualquer outro evento é a internet. A ausência nos canais digitais pode prejudicar a promoção do seu projeto. Use e abuse corretamente das ferramentas disponíveis na internet e mostre-se presente ao público que deseja atingir. Você pode criar perfis nas redes sociais, um hotsite na Eventbrite e eventos no Facebook, marcando o seu território e alcançado ainda mais pessoas!

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Informações incompletas

O que pode ser pior do que buscar por uma informação e não encontrá-la? A falta de detalhamento nas divulgações pode fazer com que o público desista da compra no meio do percurso, ou nem cheguem aos canais oficiais do evento. Por isso, é de extrema importância que, ao promover um festival, as principais informações como o local, dia, horário e vendas estejam disponíveis ao público facilmente!

Assistência ao público

O contato e a proximidade com o público-alvo podem fazer toda a diferença na hora de promover um evento. Mesmo com a divulgação, dúvidas podem surgir entre os interessados, e essas questões precisam ser atendidas. Vale lembrar que estamos lidando com pessoas, e mesmo com toda automação dos dias atuais, é necessário dedicar uma assistência mais próxima, fortalecendo os laços com o seu público e gerando mais confiança e credibilidade ao evento. Esteja sempre disponível e preparado para atendê-los!

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Venda de ingressos

A venda de ingressos sem planejamento pode se tornar uma dor de cabeça, tanto para o organizador, quanto para o público do festival. Disponibilizar as entradas para compra em plataformas suspeitas ou até mesmo via e-mail aumentam os riscos de falsificação ou vazamento de dados pessoais, prejudicando o andamento das vendas e a imagem do projeto. Por isso, escolha sempre a melhor forma de gerenciar e vender ingressos para o seu evento, dobrando a segurança durante o processo. E nisso, a Eventbrite pode ajudar! Com uma plataforma fácil e segura, você poderá vender – ou distribuir sem custos, em caso de eventos gratuitos – ingressos, além de ter nas mãos todo o controle e gestão do festival, com a possibilidade de integração em outras plataformas online, impulsionando ainda mais a divulgação!

Está organizando o seu próximo evento? Conheça a Eventbrite!

Escrito por

Olá, eu sou o Gui Mendes, publicitário e produtor multimídia! Estarei por aqui semanalmente com dicas práticas, cases e diversos conteúdos relacionados ao mercado de eventos, para que o seu projeto saia na frente e se torne ainda maior! =)

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