Congressos e Feiras

Eventos como fonte de emprego para profissionais e empresas

Empregos organização de eventos

Empregos organização de eventos: saiba quais funções combinam com o seu perfil

Produzir um evento é muito mais do que proporcionar um momento especial. Muitos são os fatores envolvidos na execução de um projeto e uma delas é a possibilidade de gerar empregos na organização de eventos ou renda extra para muitas pessoas.

Aliás, neste segmento de emprego em organização de eventos, muitos profissionais já atuam como liberais, freelancers ou microempreendedores, aguardando um novo job para firmar sua estabilidade financeira. E, se você quer atuar nesta área e ainda render uma graninha, a Eventbrite te dá algumas dicas sobre os serviços mais contratados:

Empregos organização de eventos:

Alimentação

Não importa o tipo do evento, sempre vai ter comida! Seja um coffee break, um jantar, brunch ou um simples café com biscoitos. Se você quer entrar no ramo dos prestadores de serviço, esse é um bom nicho. Não se esqueça dos Foodtrucks e Food Bikes, que estão em alta. Dos menus mais sofisticados, ao tradicional brigadeiro, não falta receita e mercado para ninguém, uma vez que os comes e bebes são indispensáveis para receber bem os participantes e convidados de um evento.

Leia também: Food Trucks para eventos

Montagem e Desmotagem

No dia do evento é tudo lindo e bem arrumado. Porém, a montagem de palco, estandes, espaço VIP precisa de profissionais muito bem treinados e ágeis. Há eventos em que toda a montagem precisa ser finalizada no prazo de um dia, devido à pouca disponibilidade do espaço, para estes casos, uma equipe boa faz toda diferença. Neste momento, é imprescindível fazer uma visita técnica completa no local para passar o briefing completo aos seus fornecedores e evitar surpresas desagradáveis no dia do evento. Confira dicas para fazer visita técnica em espaços de eventos aqui.

Recepção e garçons

Há empresas especializadas nisso, mas muitos ainda preferem selecionar os profissionais liberais que já atuaram em outros eventos ou que foram indicados por colegas de profissão. Nessa era digital, é muito comum ver os produtores postando vagas para recepcionistas, hostess, promotores e garçons nos grupos de Facebook e LinkedIn, é só ter o perfil desejado e ficar atento ;). Preste atenção também nas empresas especializadas pois elas estão sempre em busca de profissionais, especialmente quando fecham contrato com um grande evento e precisam de um número maior de funcionários.

Coordenadores

O coordenador de eventos é responsável pelo planejamento, gerenciamento das tarefas operacionais e da harmonia entre os integrantes da organização. É o profissional que atua como peça de ligação entre todos os envolvidos no evento – participantes, prestadores de serviços e comitê organizador.

+ Coordenador de eventos: quais são suas funções?

Cerimonialistas:

É o profissional que irá organizar e coordenar todos os detalhes e ações durante o evento. É este profissional que também irá garantir que o protocolo seja seguido e o gerenciamento de fornecedores também fica sob a sua responsabilidade. Para ser bem-sucedido nesta função, é preciso oferecer um serviço de ótima qualidade, ganhar a confiança dos organizadores e receber boas recomendações.

Segurança

De todas as contratações, esta é a que demanda mais cuidado, pois envolve muito mais do que as atividades do evento em si. Quando se trata da segurança do cliente, cuidado na chegada e na saída do evento, os produtores geralmente optam por profissionais de muita referência. Por isso, construa seu portfólio com cartas de recomendação de eventos anteriores, isso vai gerar mais credibilidade.

Decoração

Pode ser apenas um vaso de flor ou um evento todo temático e trabalhado na decoração, o importante é lembrar que a primeira impressão é a que fica! Uma dica bacana é aproveitar ideias que utilizam materiais reciclados, além de se preocupar com o meio ambiente, este estilo de decoração é tendência e passa um ar moderno e de criatividade. E você ainda corre o (bom) risco do público lembrar do seu evento como sustentável e cidadão!

Confira: Decoração para eventos no inverno

RSVP

Sim, há muitos produtores que não têm tempo (ou paciência) para lidar com as confirmações dos convidados. Há quem contrate profissionais somente para enviar e-mails ou fazer o famoso follow para o cliente lembrar de prestigiar a ocasião. Focar no RSVP com excelência é fundamental para que o evento tenha público.

Plataformas de gerenciamento de eventos, como a Eventbrite, auxiliam muito nesta tarefa. É possível solicitar a confirmação de presença dos participantes no envio dos convites por e-mail e acompanhar as respostas em tempo real. Para aqueles que responderem “talvez” é válido fazer uma ligação ou enviar um e-mail adicional na semana que antecede o evento, para saber se decidiram ou não participar do seu evento.

Vale lembrar que em todas as atividades acima as contratações podem ser para pessoas físicas ou de uma empresa especializada, dependendo do porte do evento. O importante é se tornar um profissional diferenciado, a ponto de ser sempre lembrado pelo produtor na hora de chamar para um evento.

Agora é só escolher em que área você se encaixa mais e ir à luta!

Está organizando o seu próximo evento? Conheça a Eventbrite!

Escrito por

Olá, seja bem-vindo(a)! Sou relações públicas e gerencio os conteúdos da Eventbrite Brasil. Aqui vocês encontrarão cases, dicas para todos os tipos de eventos, novidades sobre a empresa e o caminho para se tornarem especialistas em eventos!

Fazer comentários