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Lista amiga: o que é e como usá-la a favor do seu evento?

Lista Amiga

Lista amiga: o que é e como usar para o seu evento

Popularizada juntamente com o boom do Facebook, a chamada “lista amiga” é hoje a grande sensação entre os produtores de eventos. Mas, apesar do nome, a proposta não é tão nova assim.

Conhecida também como lista VIP, a lista amiga surgiu como uma forma de os produtores concederem descontos especiais para grupos de amigos, ou simplesmente um público diferenciado, como os frequentadores assíduos de determinado local ou edição de evento, influenciadores, blogueiros e instagramers. Para os participantes da lista, encontramos benefícios como o próprio desconto nos ingressos, e a vantagem de evitar filas na entrada no dia do evento.

Justamente por parecer algo simples de se executar, alguns detalhes podem acabar sendo deixados para trás. Pensando nisso, é importante pontuar como a lista amiga funciona e onde ela realmente atua no relacionamento do público com o seu evento e vice-versa.

Leia também: 9 dicas de logística para evitar o caos na entrada do evento

Engajando o público do seu evento

Normalmente, cada vez que você anuncia a abertura da lista, logo em seguida os participantes interessados começam a enviar no próprio mural do eventoos nomes para colocar o nome na lista. Com isso, a publicação dos participantes também aparece no feed de alguns amigos, gerando o tão sonhado “alcance orgânico”. Porém, esse alcance tem sido maior por meio daqueles que selecionam “Tenho interesse” ou “Comparecerei” no seu evento, ao invés dos que interagem com o evento escrevendo seu nome para a lista amiga.

Portanto, ao selecionar uma dessas opções, o participante passa a receber todas as notificações de publicações na página do seu evento, e é esse alcance social do Facebook que pode te ajudar no preparo das listas de amigos. À medida que você incentiva a confirmação da presença no evento oficial, o público se engaja ainda mais pelos comentários e ainda aproveita para marcar os amigos, que certamente reconhecerão o evento como grande sucesso, resultando no aumento da venda de ingressos.

Mensurando o público do seu evento

Relacionado também com os benefícios que a lista amiga proporciona, está o controle que você adquire a respeito de quem realmente comparecerá ao seu evento, bem como a previsão de desistências.

Desde o lançamento da lista, a oscilação do número de participantes é grande e com diversos motivos. Para que você consiga se preparar para o evento, se basear na quantidade de pessoas que marcaram interesse no evento do Facebook pode ser uma boa maneira de evitar os riscos de prejuízo e também de superlotação.

Outra maneira de estimar o público presente no evento é oferecer a opção de compra on-line. Hoje existem plataformas profissionais e muito simples que disponibilizam esse serviço no próprio site do seu evento, como a Eventbrite, onde você consegue realizar esse controle de forma organizada e clara. A grande sacada aqui é conceder descontos especiais também para quem realiza a compra por esses meios. Veja como criar códigos de desconto na Eventbrite aqui.

Praticidade como experiência

Certamente o motivo mais significativo para o sucesso da lista amiga é a praticidade que ela oferece, já que faz com que o participante tenha uma experiência agradável logo de cara.

Apesar disso, o processo para o organizador de eventos acaba não sendo tão simples assim, afinal preparar um evento para uma quantidade variável e incerta de pessoas pode facilmente te levar ao erro nos cálculos.

Pensando no tal jogo de cintura que você, como organizador, deve ter, é importante incluir no projeto os planos alternativos para adaptar algumas situações, como filas especiais e realocação de check-in dos eventos. Dessa forma, o atendimento é ampliado e, consequentemente, a satisfação do seu público, uma vez que você conseguirá agilizar os processos, ao invés de deixá-los nas filas por longos minutos.

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Educando os compradores do seu evento

Você mesmo já deve ter passado pela experiência de se programar para um evento, mesmo sem ter comprado o ingresso, e no dia acabou desistindo de ir, ou até ficou sem conseguir entrar devido a “casa lotada”, certo?

Pois é pensando justamente nesse comportamento do público que se torna importante incentivar a compra antecipada on-line. Quando o participante tem esse recurso à sua disposição, seu comprometimento com o evento aumenta consideravelmente e com isso você conseguirá números mais assertivos para calcular seus recursos.

Usando a lista amiga a favor do seu evento

Talvez a grande dúvida dos organizadores esteja justamente nos benefícios que a lista amiga pode trazer, e já que acabamos de ver as complicações e desafios que algo aparentemente simples pode apresentar, quais os motivos que te levariam a usar a lista amiga e como ela poderia ajudar no seu evento?

1. Mais controle e comodidade para o organizador

Além de exercer um papel fundamental no processo de pré-evento, a lista amiga não deixa de ser relevante no dia do evento, visto que ela te ajudará a medir o sucesso de todo um planejamento. Tudo bem que nem todas as pessoas com nome na lista vão comparecer efetivamente, mas no mínimo possibilitam estimar a média de frequência e abrem portas para você desenvolver ações de relacionamento entre o próprio grupo de amigos.

Sendo assim, deve-se deixar claro também a esse público que a lista só trará benefícios, e que vai muito além de descontos. Para isso, basta estipular algumas regras, a fim de controlar melhor a entrada dessas pessoas no seu evento e traçar um caminho certeiro de relacionamento com elas.

2. Conquistar o participante com diferenciais

Já falamos a respeito da praticidade que o participante tem como grande benefício da lista amiga, mas você já pensou em ir além? É nesse momento que você terá a oportunidade de conquistar seu público assíduo e os novos integrantes ou formadores da lista.

Quando você começa a oferecer benefícios que o público geralmente não espera, a experiência entregue tende a agregar ainda mais valor ao seu evento. E não precisam ser coisas elaboradas! Esses diferenciais vão desde uma fila exclusiva até um brinde interessante que ele poderá usar no evento ou levar para casa.

3. Relacionamento fidelizado com o público

Certamente você já deve ter notado que uma das palavras-chave de um evento com lista amiga é “relacionamento” e também já pode começar a reconhecer como um grande benefício. A partir do momento que você se dedica a conquistar os participantes, eles tendem a retornar ao seu evento e divulgá-lo por consequência.

No momento que isso acontece você também tem a certeza de determinada quantidade de pessoas, visto que elas quase sempre irão marcar presença nos seus eventos.

Viu só como a lista amiga pode ajudar a alavancar seus eventos? Se você precisar de alguma ajuda para organizar sua lista, é só contar conosco e se preparar para receber os participantes.

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Escrito por

Sou relações-públicas e trabalho com eventos há alguns anos. Vou trazer a vocês, dicas e novidades do mercado para que seus eventos sejam um sucesso, além de mostrar as diversas formas que a Eventbrite pode facilitar na concepção e execução dos seus projetos. Vem com a gente!

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