Durante o evento

Como o Newport Folk Festival garante que seus ingressos cheguem nas mãos de verdadeiros fãs

Newport Folk Festival

Newport Folk Festival: como o lendário festival garante que seus ingressos cheguem aos verdadeiros fãs

Muito antes do Lollapalooza e Coachella nascerem, já existia o Newport Folk Festival. Este lendário festival de música folk, acontece durante o verão americano desde 1959 (evento em que Bob Dylan plugou sua guitarra elétrica pela primeira vez), e recebe mais de 30 mil fãs por ano.

Os ingressos são disputados e se esgotam rapidamente – na verdade, o Newport Folk Festival vende seus tickets antes mesmo de anunciar a programação. E enquanto todos os eventos procuram chegar neste patamar e receber esta demanda, este festival também enfrenta seus próprios problemas.

Alguns anos atrás, a gerente de ingressos, Deb Girard, percebeu que alguns fãs ansiosos estavam chegando com ingressos falsificados ou ilegítimos. “Ver as pessoas chegarem com ingressos fraudulentos quebraram meu coração”, contou a gerente.

Girard descobriu que os ingressos falsos estavam sendo vendidos por um valor quatro vezes maior que o anunciado oficialmente, e ela sabia que deveria fazer alguma coisa para evitar que os fãs fossem enganados novamente. Então, ela e o produtor executivo Jay Sweet aliaram-se à tecnologia e à Eventbrite para criar um sistema que fosse capaz de reduzir as fraudes de ingressos. O seu objetivo principal era garantir que os ingressos legítimos fossem parar nas mãos dos fãs que realmente os mereciam.

Leia também: O futuro dos festivais: 8 macrotendências que todo organizador precisa saber

Girard e Sweet sabiam que a prevenção de fraude era crucial – mas eles tinham que considerar medidas de prevenção e também garantir a boa experiência do usuário. Afinal, a maioria das pessoas que iniciam a compra de ingressos não o fazem pensando em ganhar lucro com eles, e sim na chance de vivenciar uma experiência incrível durante o evento.

Isso significa que o desafio para os eventos é encontrar um equilíbrio entre resolver problemas de escala, mantendo sempre o foco na experiência de compra dos participantes.

Veja como o Newport Folk Festival garante que apenas participantes legítimos de eventos recebam ingressos – e sem comprometer a sua experiência de compra:

Quando começa a venda de ingressos, em novembro, os fãs recebem a confirmação logo após a compra, mas não recebem os ingressos para “impressão em casa”, imediatamente. Em vez disso, faltando entre 7 a 10 dias para a data do festival, eles recebem códigos de barras. Isso ajuda a deter potenciais cambistas, uma vez que dificulta a transferência de ingressos para potenciais compradores.

O Newport Folk Festival aplicou limites razoáveis ​​sobre quantos ingressos cada participante pode adquirir. Isso ajuda a evitar que os cambistas comprem facilmente grandes quantidades de ingressos. No entanto, os cambistas podem ser bastante persistentes, e é por isso que o Newport Folk Festival não para por aí. A Eventbrite utilizou seus algoritmos e processos para monitorar as vendas e detectar cambistas que estavam tentando burlar o processo de compra. Assistindo às vendas em tempo real, o sistema impede as compras de cambistas, antes mesmo de serem concluídas.

Confira: Por que fãs e marcas adoram experimentar ativação em festivais?

Sistemas automatizados adicionais são executados em compras concluídas e para revisão de qualquer detalhe que possa ter passado despercebido. Dentro de alguns minutos após a compra, a Eventbrite pode fazer uma revisão adicional de um pedido. Com a permissão do Newport, a Eventbrite reembolsa pedidos de forma proativa e os envia direto para o inventário.

Então, a Eventbrite continua entregando as informações de vendas e conduzindo seu papel de eliminar todos os cambistas restantes. As ferramentas da Eventbrite são capazes de detectar os cambistas examinando seus endereços de IP, endereços de cobrança e outros parâmetros e pistas digitais que deixaram para trás.

Esses métodos interromperam mais de 10% dos ingressos que poderiam parar nas mãos de revendedores não autorizados. Essa tecnologia robusta ajudou o Newport Folk Festival a reduzir significativamente a ação de cambistas.

Uma solução revolucionária para transferência de ingressos

Esta foi uma ótima notícia para os fãs do Newport Folk Festival, mas há outro nível de complexidade. Inevitavelmente, as pessoas compram ingressos para si próprias ou amigos – e depois percebem que não podem participar. Sem um ingresso de papel ou código de barras eletrônico para compartilhar, é difícil para um titular legítimo de ingressos vender seu lugar para outro fã antes do festival.

A  Lyte é uma plataforma que permite a troca de ingressos já esgotados entre fãs, de forma instantânea e segura. O fundador e CEO, Ant Taylor iniciou a empresa para criar uma alternativa aos mercados secundários de venda de ingressos, que são burocráticos, caros para os fãs e repletos de fraude.

Toda vez que o Newport Folk Festival esgota seus ingressos, a venda se transforma em uma “troca” – com a ajuda da tecnologia fornecida pela Lyte. Os participantes que ainda têm esperanças de conseguir um ingresso do festival podem entrar em uma lista de espera digital para ingressos, assegurando seu lugar com uma reserva de cartão de crédito. Quando um participante não pode mais comparecer ao evento, ele então transfere o ticket para o Lyte instantaneamente. A plataforma, por sua vez, cuida do resto e passa o ticket para a próxima pessoa da fila. O novo titular do ingresso é cobrado e notificado. Os fãs que estão na fila podem verificar novamente no Lyte para ver onde eles se encontram na fila, e também podem cancelar sua reserva a qualquer momento.

O simples processo de três cliques para adquirir ingressos é muito superior às opções que existiam até então no mercado. E para aqueles que estão na fila para comprar ingressos: mande a ansiedade para bem longe! “Se você tem paciência e está na fila, o Newport cuidará de você”, diz Taylor. “E esse ingresso é 100% verificado”.

A disponibilidade dos ingressos do Newport Folk Festival no mercado de cambistas diminuiu 70%. “A tecnologia está do nosso lado, ano a ano. Estamos começando a mergulhar nela”, diz Girard.

Agora, as pessoas que vão para o festival, chegam no portão com um ingresso de valor nominal. E com a tecnologia a seu favor, os organizadores do Newport Folk Festival podem ficar tranquilos, sabendo que os verdadeiros fãs podem aproveitar o show, ano após ano.

Está organizando o seu próximo evento? Conheça a Eventbrite!

Escrito por

Olá, seja bem-vindo(a)! Sou relações públicas e gerencio os conteúdos da Eventbrite Brasil. Aqui vocês encontrarão cases, dicas para todos os tipos de eventos, novidades sobre a empresa e o caminho para se tornarem especialistas em eventos!

Fazer comentários