Pré-evento

70 ideias, formatos e tipos de eventos: a lista mais que completa!

Tipos de eventos

Tipos de eventos: 70 ideias para você colocar seu projeto em ação (lista atualizada em setembro de 2017)

Este post apresentava 10 tipos de eventos e foi atualizado para 70 tipos e formatos. Portanto, você agora tem mais 60 ideias extras para inspirar seu próximo evento.

Os eventos fazem parte da nossa vida, definitivamente! Em alguns momentos somos participantes e, em muitos outros, os próprios organizadores #somostodosorganizadores

Basicamente, o caráter de um evento pode ser:

(a) social como casamentos, aniversários e happy hours;
(b) corporativo ou empresarial como feiras, conferências e reuniões;
(c) espiritual ou comunitário como retiros, cursos religiosos e jantares beneficentes;
(d) acadêmico como aulas inaugurais, colações de grau e festas de formatura;
(e) cultural e de entretenimento como festivais, espetáculos e concertos musicais;
(f) esportivo como corridas, caminhadas e jogos;
(g) políticos como comícios, debates e protestos e
(h) educacionais como palestras, cursos e congressos.

Ufa!

Para ajudar você no esforço de criar novos eventos ou até mesmo reinventar aquela sua velha fórmula com a adição de uma nova experiência para seu público, a gente achou que já estava mais do que na hora de trazer uma lista mais completa de tipos de eventos!

Afinal, quais são os tipos de eventos que existem e quais são seus nomes?

Confira abaixo o resumo dos tipos, formatos e nomes de eventos mais populares. E o mais legal é que cada tipo traz uma breve descrição!

Dica Eventbrite: Se estiver procurando um nome de evento ou tipo específico, lembre-se de usar o atalho Control+F (Windows) ou Command+F (Mac) para encontrar mais rapidamente. Ou, pegue agora a sua bebida preferida, relaxe e siga a lista – organizada em ordem alfabética de A a Z.

1. Apresentação
Apresentação não é sinônimo de “Power Point”, ao contrário do entendimento da maioria dos oradores de conferências. Mas, tipicamente uma demonstração, palestra ou discurso destinado à informar, persuadir ou passar uma mensagem. Embora geralmente faça parte de uma conferência ou outro evento maior, não há motivos para ter apenas uma apresentação como destaque de seu evento. A não ser que a sua apresentação seja teatral!

2. Arte Performática Artística
Você nunca sabe o que esperar de uma arte performática. É tão original e única como o artista, com pouquíssimas coisas em comum entre um evento e outro, e que consegue alinhar sua apresentação artística com qualquer outro contexto, ao vivo e perante seu público-alvo.

3. Cultural
Reconhecido pelas apresentações de música, dança e artes cênicas em um palco central, esse formato de evento acolhe seu público mais atento aos detalhes e à magia realizada pelos artistas que se apresentam.

4. Cursos Livres
Quem nunca quis aprender alguma coisa nova? Assim são cursos livres, geralmente de curta duração. Oferecidas com os mais diversos formatos e conteúdos, as aulas proporcionam um ambiente descontraído e altamente propício ao aprendizado. Posso emitir certificados para meu curso? é um post aqui do blog que responde a pergunta de muita gente!

5. Balada
Queridinha dos jovens, a balada reúne diversos tipos de pessoas para curtir determinado tipo de música, em torno de uma pista de dança. Seja em um baile ou numa festa, há grande variedade e apelo por estes eventos.

6.Bazar
Muito promovido por instituições que desejam angariar fundos, o bazar não apresenta critério para os produtos comercializados e mantém a intenção beneficente.

7. Cabaré
Cabaré é uma performance de palco, geralmente realizada em restaurantes, bares e boates. O evento mistura música, dança e teatro com um tema abrangente, geralmente mais adequado ao público adulto.

8. Caça ao Tesouro
Muito utilizado como recreação para crianças, a caça ao tesouro envolve todas as idades no incentivo divertido ao trabalho em equipe.

9. Café da Manhã
Um evento matutino para quando o organizador tem um anúncio ou lançamento para apresentar. Ótimo para quem quer atingir um público-alvo de negócios que não conseguiria participar de um evento em horário de expediente ou após o trabalho.

10. Caminhada Guiada
Caminhadas e trilhas guiadas são eventos em grupos liderados a pé por um especialista no trajeto. Este profissional orienta cada participante por todo o caminho.

11. Comédia Stand-Up
Quem é que não curte uma boa risada, não é? Pensando nisso, o stand-up surge como a proposta mais natural de fazer isso acontecer. Sem textos prontos, cenário e até figurino específico, o show promete contar as histórias mais hilárias que o comediante já viveu.

12. Comemoração
As comemorações reúnem as pessoas para homenagear uma pessoa, lugar ou momento. Casamentos e aniversários são os melhores exemplos de comemorações, mas seja qual for o motivo, sempre vale a pena!

13. Comício
Um comício tem muito a ver com política e questões sociais, com várias pessoas nas ruas em apoio (ou contra) uma causa específica.

14. Competição Esportiva
Alguém já ouviu falar de futebol? Ótimo, você entendeu. Seja a Copa do Brasil ou a famosa “pelada” entre os amigos, os eventos esportivos de grupos são excelentes para gerar espírito de equipe e diversão, além de incentivar a competição amigável.

15. Conferência
As conferências possuem várias sessões, ou seja, abordam um tema central misturando muitas vezes formatos diferentes como: painéis, palestras e debates (apenas alguns exemplos). As conferências combinam aprendizagem com networking. A Eventbrite criou um super conteúdo com 3 e-books + 1 checklist com Estratégias de Crescimento para Eventos e Conferências

16.ConfEx
ConfEx é a abreviação de um evento que se caracteriza por ser metade conferência, metade exposição. Naturalmente, há grande ênfase em conversas, debates e aprendizagem e com vários expositores (empresas com pequenos estandes) no mesmo local.

17.Congresso
Os congressos geralmente são reuniões formais entre políticos ou representantes do governo. Muitas conferências também adotam o nome de “congresso” para parecerem mais formais e importantes. A periodicidade de um congresso pode ser anual ou bienal e a duração pode variar de dois a cinco dias, em geral. Atualizar os membros a respeito de informações e novos consensos relacionados ao tema que os relaciona é o objetivo principal de um congresso. O blog da Eventbrite tem um Checklist e Cronograma para Congressos.

18. Convenção
Este é outro termo amplo que pode ser uma conferência, uma feira comercial (ou de negócios) ou, algo bem mais comum ultimamente, uma reunião de fãs (por exemplo, um “fandom”).

19. Coquetel
Ótima opção para integração dos convidados antes ou após o evento, normalmente em pé, o coquetel é recheado de canapés variados e de bebidas harmônicas, com a opção também de pratos quentes, ao gosto do freguês!

20. Corrida
Uma prova esportiva de participação ou resistência, com uma distância ou tempo específico. Muitas vezes, são provas de corrida, ciclismo ou natação.

21. Corte da Fita ou Inauguração
O clássico evento do “corte de fita” conta com a participação do prefeito da cidade e um convidado importante ou famoso que vem inaugurar um novo espaço público, como uma escola ou biblioteca. É uma ótima maneira de reunir a comunidade e conhecer as novas instalações.

22. Debate
Nosso modelo mais conhecido de debate está no âmbito político, mas há muito além disso! São diversos temas que nos permitem assistir a oradores talentosos e apaixonados que defendem seus aprendizados, valores e ideais. É um evento que pode causar uma enorme impressão, influenciar eleições, levar credibilidade a causas e fazer os espectadores questionarem algumas ideias próprias.

23. Desfile de Moda
É difícil recriar a emoção e o estilo de uma passarela em uma das maiores semanas de moda, mas os desfiles de moda podem acontecer sempre e em qualquer lugar e também podem ser um jeito divertido de arrecadar dinheiro para caridade.

24. Discoteca Silenciosa
Se você quer dar uma festa em casa sem queixas sobre o volume da música, esta pode ser a solução! Em vez de colocar os alto-falantes no último volume, cada participante de uma discoteca silenciosa recebe fones de ouvido e dança com as músicas que ouvir. Parece engraçado pra quem nunca fez antes, no mínimo inusitado!

25. Encontro “Fandom”
Um evento para os fãs de uma determinada parte da cultura popular – geralmente chamadas de subculturas nerd, como ficção científica, anime e jogos ou séries cult de TV.

26. Entrevista
As entrevistas podem suprir a necessidade daqueles que precisam contar com a figura de um orador principal em seus eventos. Pode-se criar um clima mais informal, como se fosse uma conversa e deixar que o público faça perguntas!

27. Evento Religioso
Seja qual for a sua religião, os eventos religiosos unem fiéis, espalham uma mensagem comum ou juntam recursos, como os que têm objetivos beneficentes. Confira nosso e-book sobre esse tipo: Sete Eventos Criativos para Construir e Fortalecer sua Igreja

28. Exposição ou Feira de Negócios
Feiras de negócios são semelhantes às de consumidor, mas geralmente restritas a profissionais e não abertas ao público. Esses eventos têm como objetivo principal a venda de bens ou serviços de alto valor a um público altamente seleto. Entenda mais sobre esse tipo de evento aqui.

29. Feira Gastronômica
Eventos assim apresentam variedade enorme de comidas e bebidas, geralmente de diferentes fabricantes, produtores e cozinheiros. Ficaram ainda mais populares com a ascensão dos food trucks no Brasil.

30. Feirinha
O que não presta para uma pessoa serve para outra. Tudo o que você precisa é de uma barraca, estande ou até mesmo o porta malas de um carro e coisas para vender. Pagando uma taxa aos organizadores, os vendedores alinham seus estandes e carros para vender objetos que não lhe servem mais. Muitos desses eventos são carinhosamente chamados de Feira Hippie, Feirinha de Artesanato e Feira de Antiguidades.

31. Festa
As festas podem ser uma reunião de pessoas (amigos ou estranhos) que se reúnem para se divertir, relaxar e, muitas vezes, comemorar algo (seja um aniversário, casamento ou apenas a chegada de uma sexta-feira e de outro fim de semana). Porém, as festas hoje já são meio de vida de muita gente e empresas como as famosas “agências” e produtoras de eventos para o mercado de economia criativo e entretenimento. Se precisar, baixe nosso Checklist gratuito para festas

32. Festa à Fantasia
Mais comuns perto do Halloween, as festas à fantasia são uma ótima desculpa para se vestir bem (geralmente de acordo com um determinado tema) e se divertir com outros convidados em fantasias incríveis, engraçadas e inusitadas.

33. Festa Beneficente
Marcada pelas barraquinhas em formato de feira, com grande diversidade de jogos, comidas, bebidas e atrações, a festa beneficente tem como principal objetivo reunir e mobilizar a comunidade para angariar fundos em prol de uma causa comunitária, uma instituição ou até uma associação de bairro.

34. Festa de Rua
Estes são os grandes eventos da comunidade, muitas vezes organizados para comemorar acontecimentos importantes ou aniversários históricos. Uma ótima maneira de se relacionar com os seus vizinhos e construir o espírito de comunidade. Por que arrumar desculpa para organizar um?

35. Festivais
Muitas vezes são de música, mas podem ser sobre qualquer assunto. Uma série organizada de concertos, exibições ou peças de teatro, geralmente no mesmo local e ao longo de vários dias.  O Futuro dos Festivais: 8 macrotendências que todo organizador precisa saber (Ebook + Audiobook)

36. Flash Mob
“Flash Mobs” são grandes grupos que se encontram em horário e localização preestabelecidos para dançar. Organizada nas mídias sociais, eles parecem espontâneos (e muito legais) para quem vai assisti-los. O evento favorito para marcas que querem parecer jovens e bacanas.

37. Formatura
Já no primeiro ano da faculdade a turma começa a se mobilizar para a festa e baile de formatura. Esse tipo de evento é tão popular no Brasil que já se vê formaturas com entregas de diplomas até para os mais baixinhos.

38. Fórum
No contexto dos acontecimentos, um fórum é geralmente um grande debate e exposição de opiniões, associados com processos judiciais e políticos. Ele também serve para que as famílias decidam o que comer no jantar ou para colegas de quarto decidirem quem lava a louça. – Não é mesmo?

39. Gig
“‘Gig’ é uma gíria que define um compromisso musical, criada em 1920 por músicos de jazz. O termo, abreviação da palavra “engagement” (compromisso em inglês), agora se refere a qualquer apresentação de música ou até mesmo teatro, seja ajudando com o show em si ou assistindo a ele.

40. Hackathon
Quando você reúne uma sala cheia de programadores, designers e outros profissionais digitais e pede para que eles construam um protótipo em um determinado período de tempo, você tem um “hackathon” ou maratona de programação, em português. O estereótipo é que eles só se alimentam com pizza, cafeína e cerveja! Veja o ebook do nosso blog: Tudo o que você precisa saber para organizar um hackathon (mas não tinha a quem perguntar)

41. Imersão
Eventos de imersão geralmente seguem uma narrativa que guia o participante através da história, com a ajuda de atores em performance integral e com cenários como nos filmes. Um evento favorito dos fãs de zumbis e cenários apocalípticos.

42. Improvisação ou Improviso
Comédia de improvisação ou show de humor em que os artistas não têm um roteiro definido e criam a partir de ideias lançadas pela própria plateia. Piadas e esquetes são montadas e apresentadas em tempo real.

43. Lançamento de Produto
Eventos de lançamento de produtos são geralmente realizados em formato de festa para mostrar o lançamento mais recente de uma empresa, então costumam trazer demonstrações, várias marcas legais, pessoas importantes e muita bebida e petiscos.

44. Leilão
Itens ou serviços são oferecidos publicamente à pessoa disposta a pagar o maior valor. O público dá “lances” para itens individuais ou lotes, com mediação de um leiloeiro. Os lances vão aumentando de valor até alguém oferecer o valor máximo para o lote, quando o maior lance receberá o item. Excelente formato para eventos beneficentes sem fins lucrativos.

45. Mesa redonda
Um evento geralmente sobre um assunto específico, no qual todos os presentes respondem à mesma pergunta e, depois, a debatem. Pense em planejamento da cidade, inovação empresarial ou futebol como temas geralmente discutidos em mesas redondas.

46. Networking
Geralmente direcionados a profissionais, eventos de networking são criados para pessoas de opiniões para conversar, compartilhar experiências e, talvez, encontrar objetivos comuns, que levem a negócios mutuamente benéficos. Ou então simplesmente comer pizza de graça e tomar uma cerveja. 😉

47. Open Day
É uma derivação da visita técnica; são abertas as portas da empresa para que esta seja visitada por um público restrito, com o objetivo de promover a integração com a marca.

48. Painel ou Sessão
Sempre um favorito em conferências, mas também podem ser eventos isolados. Reúna alguns especialistas (3 ou 4), inclua um moderador e uma série de perguntas sobre a especialidade deles e você terá um painel.

49. Participativo
É aqui que você se torna parte do evento, ajudando a moldar e mudar a experiência e o resultado final. Esta dinâmica o torna imprevisível e emocionante, além de único.

50. Pocket Show
Encontros de curta duração realizados em pequenos estabelecimentos, destinados a um número reduzido de pessoas. São realizadas apresentações artísticas de cantores, poetas etc.

51. Premiação
Pense no Oscar e em outras premiações. É claro que nem todas as cerimônias de premiação precisam ser cheias de glamour, mas são ótimas para reconhecer e premiar o excelente trabalho de equipes e pessoas. Tipo de evento muito organizado por associações de setor.

52. Projeção Cinematográfica
Da tradicional noite de sábado no cinema à extravagância de um grande espetáculo; dos cineclubes na cobertura a grandes exibições de documentários para arrecadar dinheiro para caridade – a projeção de filmes pode ser surpreendentemente diversificada e flexível.

53. Q&A (Perguntas & Respostas)
Do inglês, questions and answers! Sessões de perguntas e respostas são muito comuns depois de uma conversa ou no final de painel de um evento de negócios, mas não apenas isso. Alguns artistas lançam um filme ou livro com uma sessão de Perguntas e Respostas para que seus fãs possam saber um pouco sobre os bastidores e fazer suas perguntas.

54. Questionário
Um evento divertido geralmente com grupos ou equipes competindo uns contra os outros, e um “apresentador” que faz perguntas para as equipes concorrentes. Em seguida, todos escrevem as respostas e vence o grupo que acertar mais.

55. Resistência
Provas de resistência geralmente são feitas individualmente, nas quais você compete contra si mesmo em um percurso. Os exemplos mais comuns envolvem corrida, ciclismo e natação (ou todos os três), mas poderiam envolver 24 horas de dança. Confere lá: Manual de Organização de Eventos de Corrida – com insights revelados por 8 especialistas.

56. Roadshow
Apresentação itinerante montada em um ônibus ou carreta, feita por uma empresa, governo ou entidade. Normalmente é apresentado em regiões menos acessíveis às informações de mercado. Ou, pode ser também, qualquer evento ou apresentação itinerante e em forma de circuito; fazendo com que o organizador se desloque até seus participantes.

57. Roasts
Os “Roasts”, na tradição oposta dos “toasts” (brindes, em português), são eventos nos quais o assunto principal ou convidado é respeitado e homenageado, porém sempre com arte ou até mesmo palhaçada.  Aqui no Brasil, os roasts são também conhecidos como “fritadas” e foram introduzidos por jovens humoristas da última década.

58. Salão ou Feira de Consumidores
Geralmente, são eventos com força para atrair milhares e milhares de entusiastas em torno de um único assunto como: automóveis, arte e cultura pop. As empresas e marcas expositoras oferecem atrações exclusivas e trazem personalidades. Tais eventos acontecem uma vez por ano ou a cada dois anos.

59. Sarau
Um evento no qual você mesmo pode ser a estrela do show. São geralmente sobre poesia, música e comédia e abrem espaço para novos artistas mostrarem habilidades e se acostumarem com apresentações em público.

60. Seminário
Uma sessão focada em um único tema, na qual os participantes são convidados a seguirem exercícios acadêmicos criados especialmente para eles.

61. Sessão de Autógrafos
Sessões ou noites de autógrafos são geralmente associadas a livros, nas quais os fãs e leitores podem encontrar um autor favorito e comprar o mais recente lançamento dele. Essas sessões são também comuns em eventos e feiras do tipo “fandoms” e “comic cons”.

62. Sessão de Degustação
Assim como as amostras grátis que você encontra ao passar por restaurantes, as sessões de degustação lhe trazem uma amostra tentadora do sabor que está por vir. Além disso, a degustação pode ser uma atração a mais em seu workshop fazendo com que as pessoas se interessem pelos seus produtos.

63. Show de Talentos
Quando pensamos em “show de talentos”, automaticamente imaginamos a diversidade de loucuras que podem ser apresentadas nele. Enquanto isso, essa modalidade nada mais é do que uma competição de criatividade e talentos únicos para uma plateia e os devidos jurados.

64. Showcasing
Exposição de produtos em vitrines fechadas, sem a presença dos expositores, em  que a comunicação se dá de forma informatizada e por meio de folhetos informativos.

65. Simpósio
Bem diferente do tradicional evento grego, repleto de bebidas e folia, o simpósio é mais utilizado no ambiente científico, médico ou eruditas, a fim de debater e trocar informações sobre inovações do ramo. Mesmo assim, a característica se mantém, com vinhos e aperitivos mais finos.

66. Torneio
Os torneios são eventos impressionantes nos quais os jogadores competem, muitas vezes perante um público que aumenta conforme o nível, e com maiores riscos. Um dos mais famosos é a série mundial de poker, mas há muitos torneios de jogos de tabuleiro, jogos on-line e jogos de esportes competitivos.

67. Treinamento
Com foco na melhor forma de aprendizado profissional, os treinamentos geralmente são promovidos internamente pelas empresas e se concentram em um resultado específico com o ensino prático e dinâmico sobre determinado assunto.

68. Vernissage
O vernissage consiste no evento de abertura de exposição de artes plásticas ao público. O termo francês vem dos artistas boêmios que, no século passado, ao terminar uma obra com verniz convidavam os amigos para apreciá-la, enquanto degustavam uma taça de vinho. Para saber mais sobre o que é uma vernissage, a gente te conta tudo aqui nesse post!

69. Webinar
Excelente alternativa para reunir uma grande quantidade de pessoas em um seminário de uma forma ainda mais interativa e atrativa. O Webinar funciona como um seminário on-line, em que os convidados participam até pelo celular, acompanhando conteúdos e contribuindo pelo chat. Afinal, o que é um webinar também já foi tema de post aqui no blog!

70. Workshop
Os workshops geralmente são utilizados em alternância com os treinamentos, mas mantém sua tradição de possibilitar o conhecimento por meio da sua construção prática. Assim, em termos de evento, o workshop deve se concentrar em ajudar as pessoas a executar o aprendizado obtido. Como vender (mais!) aulas, cursos, palestras e workshops é o único e-book que te ensina como!

Agora que você já sabe como definir o tipo e formato, deixe um comentário aqui e nos conte quais tipos de eventos você mais organiza!

Coautoria de Gisele Ramalho

Está organizando o seu próximo evento? Conheça a Eventbrite!

Escrito por

Olá, eu sou a Andrea Prandini e trabalho com eventos há muito tempo! Meu objetivo neste blog, como Demand Generation Manager, é mostrar aos organizadores como a Eventbrite pode facilitar suas vidas e melhorar seus eventos.

Fazer comentários