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Como construir um site profissional para seu evento?

site de ingressos

Site de ingressos: saiba como criar a página on-line para o seu evento.

Você sabia que a maneira com que você se apresenta on-line também tem relação direta no sucesso do seu evento? Depois de idealizar todo o conceito por trás de tantos orçamentos, planilhas e apresentações de PowerPoint, chega a questão: qual imagem você quer passar do seu evento e da sua empresa? Como você pretende atrair o público e convencê-lo a efetivar sua inscrição ou efetuar a compra do ingresso? Por essas e outras que investir em sua presença digital é tão importante, e é aí que entra o site de ingressos, para apresentar seu evento e vender ingressos e inscrições.

A partir do momento em que você define sua identidade como organizador de eventos, é importante também repassá-la para o meio on-line e ter em mente que não é porque as plataformas de comunicação são mais descontraídas que você deve perder a essência da sua apresentação.

Além das redes sociais que temos à disposição, um meio muito eficaz e promissor para o organizador de eventos é o site, sendo que nele a personalização acontece por completo e permite que você estruture o conteúdo tanto de acordo com a sua identidade, quanto com o perfil do seu público. Dessa forma, basta decidir qual a finalidade da página, seja institucional, promocional, mercadológica etc.

Para melhorar a experiência do público no seu site institucional, ou hotsite, a Eventbrite, é uma plataforma de tecnologia para eventos, que te ajuda a disponibilizar ingressos e formulários de inscrição para o seu evento, permitindo ainda integrações com perfis de Facebook, Twitter e Instagram do organizador.

Onde criar um site de ingressos profissional?

Depois de definir a finalidade do seu site você geralmente se pergunta quem vai contratar para essa criação, correto? Pois fique tranquilo que você mesmo pode prosseguir com essa atividade e deixar a página ainda mais a sua cara e do seu evento!

Existem algumas ferramentas que chegaram para te ajudar na missão e são tão fáceis quanto terceirizar. Além de se divertir encaixando as informações onde você entende ser melhor para o seu público, a taxa de conversão do seu evento pode aumentar consideravelmente, já que você sabe exatamente o que atrai o seu público e os conteúdos e layouts que serão utilizados.

Strikingly

Com essa plataforma você tem a possibilidade de criar sites de ingressos sem qualquer complicação utilizando processos simples e uma interface completamente intuitiva. Depois de criar a sua conta gratuita no Strikingly, você  consegue configurar um site para seu evento em questão de minutos sem necessariamente ter conhecimentos avançados na área. Além disso, sua página será automaticamente otimizada para celulares, tablets, computadores e outros dispositivos.

Para começar, você deve realizar um cadastro com dados simples como nome, e-mail e senha. Quando você terminar, basta selecionar a opção “Get Started. It’s Free!”  para utilizar o plano gratuito. Em seguida uma nova página será aberta para que você escolha o modelo do seu site, navegar pelas categorias oferecidas, começar a edição com os templates que mais se adequam às características do seu site.

Além disso o Strikingly Disponibiliza diversas ferramentas para auxiliar na construção personalizada e edição do seu site. A principal diferença entre a versão gratuita e o plano pago se dá por conta do domínio, sendo que com a versão gratuita, seu site deverá utilizar um subdomínio, por exemplo “www.seusite.strikingly.com”, também só será permitido criar um site por conta com tráfego mensal limitado a 5 GB.

Se você quiser alterar o plano, basta editar as configurações e migrar o site de ingressos que você já criou para esse novo plano – que custa menos de US$20 ao mês, e já é bem mais barato que contratar um programador.

WordPress.com

Muito conhecido e conceituado no ambiente on-line, o WordPress se apresenta em dois formatos, de acordo com as suas necessidades: WordPress.org e WordPress.com. Algumas particularidades os diferenciam com relação ao domínio, temas e estrutura,  porém o  Wordpress.com é a melhor escolha quando se trata da criação de sites para negócios e eventos, por mais que ele seja utilizado, em sua maioria, para a construção de blogs.

Como o Strikingly, WordPress oferece algumas opções de planos para que você comece  a criação do seu site, sendo eles: gratuito,  pessoal,  premium e negócios. Cada um deles oferece um pacote diferenciado de serviços com relação direta aos seus objetivos de criação.

Apesar disso, sua interface também é muito simples, com diversos templates para personalizar e deixar o site com a sua cara, e com a cara do seu evento. A grande vantagem desse recurso e a manutenção gratuita oferecida por ele, fazendo com que você não dependa de terceiros para resolver os  problemas que possam surgir.

Afinal, o que meu site deve ter?

Quando se trata de apresentar um site dedicado ao seu evento, a organização de informações se torna ainda mais importante, até porque, o participante precisa ter em mãos cada etapa do evento. “Ele precisa comprar ingressos?”, “Fazer inscrição?”, “Há um horário específico de chegada?”. São perguntas desse tipo que podem ser de grande ajuda para criar um site muito bem estruturado.

Não existe um “passo a passo” engessado para esse momento, e é até bom que isso não aconteça, mas algumas dicas nunca fazem mal, certo?

Leia também: O que as pessoas fazem ao abrir o seu hotsite de eventos?

1 – Invista em um conteúdo completo e de encher os olhos

O erro mais comum certamente é a escassez de informações. Para evitar esse cenário, é importante que você faça uma análise do seu público e também tenha uma programação bem clara das atividades que o seu evento vai oferecer e como serão oferecidas. Dessa forma, você consegue estruturar melhor o conteúdo do site de ingressos com uma disposição de informações mais organizada.

Independentemente se o seu site será com foco institucional ou direcionado para o evento, é fundamental entender as necessidades do público. Muito além de um layout atrativo, o público se atenta principalmente ao local do seu escritório/evento, os serviços oferecidos, e aspectos relacionados à logística.  

Nossa Account Manager, Natalia Bartelotti, recomenda ainda que “Se é uma festa: inclua o line up, um link para conferir as fotos da edição passada, e porque não, uma playlist para já entrar no clima. Se for um congresso, é importante ter claro para qual perfil se destina aquele conteúdo, qual a programação, keynotes etc. É importante seguir uma ordem que faça sentido ao expor essas informações”.

2- Ofereça a melhor navegação com as melhores ferramentas

Muito além de um conteúdo completo, ele deve ser de fácil acesso. Por isso, recursos animados, vídeos, áudios e arquivos para download podem ser um impeditivo para aqueles que precisam de informações mais objetivas, por exemplo.

Lembre-se também que a regra principal a respeito da disposição de conteúdo em seu site é: nunca posicione informações essenciais (data, horário e local por exemplo) em uma página interna ou em submenus, sempre na primeira página ou em sua homepage. Além disso, dedique-se à forma que o conteúdo será escrito, visto que é preferível usar uma linguagem simples e que todos entendam.

Depois de impactar o público de modo que ele esteja decidido a comprar os ingressos ou efetuar a inscrição do seu evento, mantenha o padrão de clareza nas informações e facilite o processo. Destacar os botões que direcionam o participante pode ser uma ótima alternativa, mas invista também em formulários e sistemas funcionais. A dica final de navegação é investir em um design clean, que te permite destacar as informações corretas sem poluir o visual do site de ingressos.

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3- Busque interação por meio da integração

Você já deve saber muito bem como interagir no Facebook, e até no Instagram, mas sabe como fazer isso pelo seu site de ingressos? E como integrar as redes sociais oficiais do evento na página que acabou de criar? Portanto, essa é a hora!

Se você já tem uma presença social considerável, integrá-la ao seu site de ingresso pode ser uma grande oportunidade de ampliar sua visibilidade e reafirmar a seriedade do seu trabalho. Agora, se você descarta a opção de se envolver nas redes sociais, esse é um risco considerável para sua imagem de organizador, visto que você demanda de um esforço maior para ser conhecido.

Ao integrar os ícones de link para suas redes, você estabelece uma relação e conexão diretas com seu público e, se aplicado da maneira correta e ponderada, vira um grande instrumento estratégico para alavancar seu evento mesmo após sua realização. Outra dica relevante e de alto índice de interação com o público, são os famosos campos de Fale Conosco e Central de Relacionamento.

4- Crie um ciclo de atualização

Optar somente pela atualização das redes sociais do evento é um erro frequente entre os organizadores e a solução é extremamente simples: crie um ciclo de atualizações com planejamento de conteúdo e abordagem para cada meio. Ter em mente que novos participantes possam entrar no seu site de ingressos para se informar já é um bom começo, além daqueles que ainda não se decidiram, e que certamente vão visitar sua página várias vezes.

Não se esqueça de que todos os canais de comunicação criados devem estar alinhados com relação à mudanças de horário, ou até mesmo a divulgação da programação oficial. E muito mais que isso, o seu conteúdo deve movimentar!

Crie um cronograma de atualizações em todos os meios e certamente seu público se sentirá confortável por saber que não há pontas soltas.

5 – Um “plus” para o seu site!

Agora que você já sabe onde e como criar o seu site de ingressos profissional, e já anotou as dicas para torná-lo mais atrativo e funcional, chegou a hora de saber mais sobre daqueles botões especiais para direcionar seu público à compra de ingressos e/ou inscrição no seu evento. São os chamados “widgets” que contém janelas, botões, ícones, menus, barras de rolagem e outras funcionalidades para incrementar o seu site e torná-lo ainda mais interessante.

Se ainda restam dúvidas sobre os benefícios de colocar um widget para auxiliar seu público no processo de vendas, a Natalia também esclarece:

“O Widget também melhora a experiência do comprador. Quanto mais simples o processo de venda, mais rápido se torna, e sabemos que o número de páginas e etapas envolvidas na compra têm impacto direto nas vendas, ou seja, quanto mais simples e rápida a compra é, maior a taxa de conversão”.

E é justamente para ajudar a potencializar o seu site que a Eventbrite oferece os widgets como botões para venda de ingressos e até os próprios formulários de cadastro. – Sabe as opções que indicamos no começo desse post, o Strikingly e WordPress? Eles integram com a Eventbrite e você pode adicionar um botão de compra por meio do nosso widget de integração. Entre essas opções, você também encontra: a personalização da página do seu evento no portal com imagens, compartilhamento e divulgação de redes sociais, além da possibilidade de “linkar” outros conteúdos, como vídeos, álbum de fotos, e perfil de palestrantes no linkedIn no seu site.

Para dar aquele “up” no seu site, você ainda pode destinar uma área exclusiva para o caso de ter patrocinadores, e estruturar todas as outras seções de forma que mantenham a identidade e transmitam confiança e organização.

Viu como é fácil construir um site profissional sem necessariamente precisar contratar um web designer para tal? Basta ter em mente que esse site será a vitrine do seu evento, portanto, quanto mais elaborado e organizado, maior será a credibilidade e consequentemente a taxa de conversão em vendas ou adesão. Agora mãos à obra que o seu site não pode esperar!

Está organizando o seu próximo evento? Conheça a Eventbrite!

Escrito por

Sou relações-públicas e trabalho com eventos há alguns anos. Vou trazer a vocês, dicas e novidades do mercado para que seus eventos sejam um sucesso, além de mostrar as diversas formas que a Eventbrite pode facilitar na concepção e execução dos seus projetos. Vem com a gente!

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