Você investiu tempo, esforço e dinheiro no seu evento e está confiante de que os participantes irão se divertir. O único problema é que o seu orçamento de marketing é limitado. Mas se você não gastar dinheiro para promover um evento, como irá divulgá-lo? Felizmente, existem várias maneiras de fazer isso por pouco ou nenhum custo.

Para te ajudar a investir o seu tempo de forma mais inteligente, criamos uma lista com as 5 melhores maneiras de promover um evento on-line. Confira!

1. Aproveite o poder do e-mail

O e-mail marketing é um dos métodos mais poderosos existentes no mercado para promover um evento e é relativamente barato. Com a Eventbrite, você pode enviar e-mails para até 2.000 contatos por dia a partir da nossa plataforma. Também oferecemos uma integração com o MailChimp, permitindo uma flexibilidade ainda maior ao enviar convites por e-mail e mensagens segmentadas. Com isso, você pode:

  • Programar envios de e-mail com base em determinados objetivos (como comprar um ingresso, entrar na lista de espera etc);
  • Acompanhar as vendas de ingressos e a receita gerada por envio;
  • Sincronizar novos participantes e atualizar os participantes existentes em tempo real;
  • Criar campanhas atraentes.

Veja também: E-book com exemplos criativos de e-mail para eventos

2. Faça com que os participantes promovam o seu evento

Uma das melhores estratégias gratuitas de marketing para promover um evento é inspirar os seus participantes a fazerem o boca a boca sobre o seu evento. Com a Eventbrite, você pode criar programas de afiliados para inspirar que seus maiores fãs promovam seu evento.

Quando eles se juntam ao seu programa de afiliados, recebem um URL exclusivo que permite que eles ganhem uma pequena taxa por cada venda de ingresso gerada com seu link. O boca a boca é uma das ferramentas de marketing mais poderosas – e subutilizadas – portanto, não perca!

Observação: Os organizadores do evento, e não a Eventbrite, são responsáveis pelo pagamento das comissões.

3. Dê um “up” no seu SEO

SEO (Search Engine Optimization) é o processo de otimização de uma página da web para que ela apareça mais acima nos resultados gerados por um motor de busca. Isto é alcançado, em parte, por meio do uso de palavras-chave. Uma forma de pensar em palavras-chave é tentar resumir o nome ou descrição do seu evento em poucas palavras, deixando só o essencial (por exemplo, “festival gastronômico de Belo Horizonte”). Como a Eventbrite é o site número 1 em autoridade no setor, te ajudamos a colocar o seu evento mais acima nas pesquisas do Google – sem que você precise fazer nada.

Para subir ainda mais nas buscas, aqui estão as nossas principais dicas adicionais de SEO:

  • Inclua as principais palavras-chave no nome do seu evento e no URL da página do evento;
  • Verifique se a descrição do seu evento contém pelo menos 200 palavras num texto original (não devem ser copiadas do seu site ou de outra página de eventos);
  • Use as palavras-chave na descrição do seu evento;
  • Adicione imagens que sejam nomeadas em seus arquivos de forma relevantes e que incluam a sua palavra-chave;
  • Crie links para a página do seu evento em seu site e redes sociais.

Gostou do assunto? Então saiba mais: SEO para Eventos: como colocar seu site no topo das buscas

4. Planeje a sua estratégia de redes sociais

A sua estratégia de redes sociais deve depender do tamanho e do alcance do seu evento. Se estiver organizando uma feira de food trucks locais sem cobrar a entrada, você provavelmente já fará um bom trabalho com uma simples página comercial no Facebook e uma conta no Twitter. Mas se esse não for o caso, é preciso pensar num plano mais robusto.

Um bom primeiro passo é aproveitar as integrações da Eventbrite com o Facebook e o Instagram, que permitem que os participantes realizem a compra de ingressos a partir das redes sociais, ampliando o seu alcance e reduzindo os famosos “abandonos de carrinho”.

Aqui estão mais algumas formas importantes de se destacar nas redes sociais:

  • Crie uma hashtag oficial e use e abuse dela em toda parte – não apenas nas suas publicações em redes sociais, mas no seu site e em qualquer material impresso.
  • Promova o seu evento em todos os seus canais – e não se esqueça de recursos que são geralmente esquecidos, como as fotos de perfil e imagens de fundo do Facebook, Twitter e LinkedIn da sua organização.
  • Crie um calendário de conteúdo que manterá as publicações atualizadas e frequentes. Inclua a cadência das suas publicações orgânicas, anúncios pagos e quaisquer influenciadores sociais que você gostaria de envolver.
  • Desenvolva um acordo formal com o artista, os anfitriões e os patrocinadores para que eles promovam o seu evento sem suas próprias redes sociais.

Confira: O Guia Essencial de Redes Sociais para Eventos

5. Mensure tudo para evitar perder tempo e dinheiro

Se  você vai investir numa promoção on-line, precisa saber o que está funcionando e o que não está. Felizmente, uma das melhores coisas sobre marketing digital é poder medir os seus resultados. No painel da Eventbrite você encontra uma infinidade de dados e análises ao seu alcance. Com alguns cliques você pode gerar relatórios que te ajudarão a saber quais canais geram mais vendas para garantir que cada real está sendo usado com sabedoria.

Para conhecer os principais relatórios da Eventbrite e saber quando usá-los, confira esta publicação.

Coloque o seu plano em ação!

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