Sabemos que o dia a dia de um organizador de eventos é, no mínimo, muito corrido.

Em meio a tantas tarefas e itens para checar no checklist da gestão do evento, diversas perguntas podem aparecer no meio do caminho de quem está na linha de frente do projeto e que corre muito para entregar um evento bonito, completo e, acima de tudo, de bons resultados.

  • Como criar uma campanha de marketing atrativa?
  • Em quais canais devo anunciar o meu evento?
  • Quais dados eu preciso ter em mãos para acompanhar as vendas?

Neste artigo, nós reunimos algumas das perguntas frequentes sobre como usar a plataforma da Eventbrite, que os nossos especialistas recebem dos clientes, e claro, as respostas para elas! Confira!

Quais são as práticas recomendadas para quem deseja trabalhar com diversos tipos de ingressos?

Quando o evento possui uma variedade de ingressos, automaticamente aumentam as chances de vender mais, pois fornecer lotes promocionais de ingressos com quantidades reduzidas, causa urgência nas pessoas e faz com que elas tomem mais rápido a decisão de compra para aproveitar o preço especial. 

Veja três tipos de ingressos que recomendamos para você:

VIP: De acordo com um levantamento da Eventbrite global, as experiências VIP’s representam 10% das vendas de ingressos e, além disso, geram aproximadamente 25% da receita.

Os Ingressos VIP também ajudam a reduzir a taxa de desistência em eventos gratuitos. – uma vez que as pessoas pagam um valor simbólico para ter um lugar especial no evento ou se comprometem ao confirmarem presença em um lugar VIP.

Leia também: Como vender mais com estratégias de diferentes tipos de ingressos?

Se você tiver recursos para fornecer uma Experiência Premium, saiba que esse é o segundo tipo de ingresso mais importante para a receita do seu evento.

Alguns exemplos de vantagens VIP podem ser bens tangíveis, como o Meet & Greet de artistas ou o acesso antecipado ao espaço do evento.

Desconto antecipado: Descontos especiais podem atrair os participantes de edições anteriores, incentivar a compra em massa de alguns grupos (como diversos funcionários de uma única empresa) e pressionar as pessoas a comprarem os ingressos até uma determinada data.

Você decide quanto tempo estes ingressos deverão ficar disponíveis para venda e quanto de desconto será oferecido aos participantes.

Em seguida, anuncie esse tipo de ingresso para participantes recorrentes (que já foram a outras edições) ou para quem acessou a página do seu evento, mas não efetuou a compra – você pode obter essa informação nos relatórios da Eventbrite“. Um ingresso antecipado geralmente oferece descontos para convencer as pessoas a comprarem o ingresso de imediato.

Código com desconto: Descontos que podem ser oferecidos para grupos específicos de participantes com a opção de comprar ingressos com preços reduzidos, por meio de um código de desconto especial. Assista ao nosso vídeo tutorial.

Use-o para oferecer descontos no estilo early bird (uma pré-venda do evento) ou para parceiros. 

Como a Eventbrite pode me ajudar com a divulgação do meu evento?

A Eventbrite tem integrações e parcerias com as principais redes sociais, bem como com outras empresas líderes na área em que atuam, para otimizar suas campanhas de marketing e economizar tempo e dinheiro.

Aqui estão as principais recomendações:

Integração com o Facebook: você pode facilmente conectar a página do seu evento ao Facebook e criar um evento na rede social com algumas etapas simples. Essa ação simplifica o marketing e otimiza as vendas do evento.

Essa integração também permite que os potenciais participantes comprem ingressos diretamente no aplicativo do Facebook, aumentando o alcance e as chances de conversão.

Integração com o Instagram: ao integrar o perfil do Instagram da sua marca com a Eventbrite, você pode adicionar o botão “Obter ingressos” ao seu perfil, facilitando assim a venda, fazendo assim com que o usuário não precise sair do aplicativo para adquirir o ingresso do evento.

Dica: Se você tiver vários eventos ativos ao mesmo tempo, recomendamos que você inclua o link do seu perfil de organizador, ao botão” Obter ingressos, ao invés do link do evento”, desta forma os usuários poderão conhecer todos os eventos que você produz.

Eventbrite App Marketplace: O Eventbrite App Marketplace tem ferramentas essenciais que você pode usar para conectar-se facilmente com os participantes, como as integrações com o Mailchimp, Google Analytics e SurveyMonkey.

Qual é a melhor maneira de enviar e-mails aos meus contatos?

Você pode enviar e-mails aos participantes por meio da plataforma da Eventbrite. Veja aqui como fazer: 

Mas antes, fique atento aos pontos abaixo: 

  1. Crie um título atraente. Escreva um assunto curto, de preferência com menos de 50 caracteres.
  2. Evite termos que podem mandar seu e-mail para a caixa de spam. Por exemplo:  “Compre agora”, “Promoção”, “Oferta”, “Grátis”, “Desconto”, entre outros.
  3. Menos é mais! As pessoas usam cada vez mais o celular para acessar o e-mail, portanto, não faça um texto muito longo. Pelo  contrário, use uma frase de impacto, descreva brevemente o evento e coloque links (call to action) para a compra do ingresso.

Quais tipos de relatórios eu posso acessar na Eventbrite?

Os relatórios dos eventos são fundamentais para os organizadores.

Embora analisar dados possa parecer cansativo e difícil, os relatórios automatizados de eventos da Eventbrite podem ajudá-lo a descobrir quais canais e campanhas de marketing estão funcionando para o seu evento.

Dependendo do que você deseja analisar, os relatórios podem mudar bastante. Seguem alguns dados que consideramos de grande importância para sua análise:

  • Resumo do participante;
  • Respostas de perguntas personalizadas;
  • Resumo de vendas;
  • Vendas por tipo de ingresso;
  • Participantes presentes X Não comparecidos.

Os relatórios otimizam seu tempo e te ajudam a analisar de forma muito mais rápida e precisa os números do seu evento.

Esperamos que você este artigo tenha ajudado e conte com a Eventbrite! Juntos, podemos transformar o seu evento em uma experiência incrível.