A Eventbrite está sempre pensando em ferramentas e soluções para entregar a melhor experiência para organizadores e participantes de eventos. Neste conteúdo, vamos te apresentar uma forma de flexibilizar o prazo para pagar um boleto para que você possa oferecer a forma de pagamento ideal para seus participantes.

Qual é o prazo de pagamento do boleto?

No Brasil, por definição, a Eventbrite oferece boleto bancário para todos os eventos, com o prazo padrão de 3 dias para pagamento. 

Porém, sabemos que cada evento tem uma necessidade específica e que muitos participantes precisam de mais de 3 dias para pagar o boleto. Por exemplo, nos casos em que a empresa em que trabalham vai pagar pelo ingresso, precisando de mais dias para os processos internos de aprovação e pagamento. Por isso, agora permitimos que o organizador do evento flexibilize o prazo de pagamento dos boletos de cada um de seus eventos, podendo optar por 1 a 28 dias corridos a partir de sua emissão. 

Qual é a disponibilidade do boleto como forma de pagamento?

Para garantir que seja pago antes de o evento acontecer, o boleto ficará disponível como opção de pagamento até 7 dias corridos antes da data de início do evento ou até 15 dias úteis antes em casos de eventos que usam a opção de “Lugares Marcados“. Após esses prazos, o participante só poderá efetuar a compra com cartão de crédito.

Como definir o prazo de pagamento do boleto?

Para definir o prazo de pagamento do boleto que deseja oferecer no evento, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Faça login na conta da Eventbrite;
  2. Acesse a página de gerenciamento do evento;
  3. No menu lateral, clique em “Pagamentos” e, em seguida, em “Pagamentos e Repasses”;
  4. No campo “Dias para pagar”, digite o número referente ao prazo que deseja permitir que os participantes tenham para pagar o boleto bancário daquele evento. (lembrando que o prazo pode variar entre 1 e 28 dias corridos);
  5. Clique em “Salvar”;
  6. A partir deste momento, os boletos gerados para este evento terão o prazo de pagamento definido pelo organizador.

Veja o exemplo abaixo:

O evento não possui Lugares Marcados e acontecerá no dia 29/10. O organizador configurou que o boleto bancário tem 10 dias corridos como prazo de pagamento.  Veja como o prazo e a disponibilidade do boleto variam neste caso:

Vamos respeitar o prazo escolhido sempre que for possível, já que à medida em que a data do evento se aproxima, o prazo de pagamento diminui. Isso acontece para garantir que o participante tenha pago o boleto antes da data do evento.

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Quais são os benefícios para os organizadores?

Esse recurso permitirá que os criadores de eventos deem mais (ou menos, se desejado) tempo para os participantes efetuarem a compra via boleto. 

Por exemplo, com um prazo maior para efetuar o pagamento de boleto, pessoas que não utilizam cartão de crédito têm a possibilidade de administrar suas contas e o pagamento do evento com mais tempo.

Ou se o organizador optar por um prazo menor, pode lançar uma promoção para alavancar as vendas de ingressos no começo. Por exemplo: Garanta seu ingresso até o dia XXX e pague com boleto bancário. – Um diferencial para criar urgência e fazer com que as pessoas comprem logo seus ingressos.

Além disso, permitirá que os organizadores reduzam o prazo de pagamento para que o ingresso não seja retido por um longo período de tempo até que o pagamento seja confirmado.

Com isso, qualquer organizador poderá vender mais ingressos e flexibilizar as formas de pagamento para os participantes.

Como identificar e gerenciar essa opção nos seus relatórios de eventos

No painel de seu evento, você pode visualizar o número de ingressos vendidos e muito mais. Existe um campo que fica centralizado, como ”Pendentes”. Nesta funcionalidade, você pode acompanhar quantos pedidos foram solicitados, porém ainda não foram pagos por terem sido solicitados como forma de pagamento o boleto.

O estado ”pendente”indica transações que estão em andamento. Os ingressos ficam pendentes até que a transação seja concluída ou o limite de tempo para concluir a transação seja ultrapassado. Se a transação não ocorrer no limite de tempo atribuído, os ingressos serão liberados. A função é evitar vender mais ingressos do que aqueles disponíveis para o evento.

E como o participante saberá o prazo de pagamento do boleto?

O participante sempre saberá o prazo de pagamento verificando a data de vencimento que aparece no PDF do boleto. Veja um exemplo abaixo:

Além disso, o organizador também pode adicionar essa informação na descrição do evento, tornando a experiência do comprador ainda melhor.