Cada evento é único – assim como a forma que seus participantes se inscrevem. Às vezes é necessário perguntar informações específicas, como preferência de comida ou tamanho da camiseta. Para isso, você até poderia enviar um e-mail com uma pesquisa sempre que alguém se inscrever, mas não há garantia de que eles responderão.

Se você quiser pedir informações adicionais dos participantes, a plataforma de venda de ingressos pode capturar muitos desses dados quando as pessoas se inscreverem. Clientes Eventbrite Professional ou Premium, por exemplo, podem usar o formulário personalizado e assim configurar perguntas específicas na hora da compra.

Existem muitas opções para criar formulários de pedidos exatamente com suas especificações. Tantas opções que você talvez até nem saiba por onde começar.

Aqui estão algumas das melhores formas de obter informações exclusivas dos participantes com um formulário personalizado:

Se você precisar de informações adicionais dos participantes para planejar seu evento com eficiência

Imagine que você precisa saber se os participantes preferem um menu com carne, peixe ou vegano para poder planejar com precisão o seu catering… Ou se você for distribuir uma camiseta, é essencial saber o tamanho de cada participante com antecedência. É aí que as perguntas personalizadas são úteis.

Boas práticas: no formulário personalizado da Eventbrite, o tipo de pergunta padrão é com caixas de seleção. Isso permite que os compradores de ingressos escolham mais de uma opção. Mas existem outras maneiras de coletar informações: 

  • Os campos de texto e os parágrafos permitem que as pessoas digitem informações  como “Você tem alguma necessidade especial que devemos saber?”
  • Os botões e opções suspensas limitam as respostas a uma opção, ideal para perguntas como tamanho de camiseta ou preferência de refeição.

Dica extra: às vezes, uma pessoa compra vários ingressos para seus amigos. Mas você precisa saber as informações de cada participante individualmente. Neste caso, escolha a opção “cada participante” (versus a opção “somente comprador”) no Formulário de Pedido, e o comprador do ingresso deverá informar as informações para cada participante.

Mais informações: confira este passo a passo para criar perguntas personalizadas para os participantes na Central de Ajuda da Eventbrite.

Se você precisar fazer perguntas aos participantes com base nas respostas a outras perguntas

Depois de fazer uma certa pergunta ao comprador do ingresso, pode ser necessário fazer uma pergunta sequencial. Por exemplo:

  • Você está interessado em participar de uma festa após o evento?

Pode ser seguido por:

  • Qual local funcionaria melhor para você?

Isso é chamado de “lógica condicional”. Ela permite que você mostre certas perguntas aos participantes com base na resposta a uma pergunta anterior. Dessa forma, eles só veem perguntas relevantes para eles no processo de inscrição no seu evento. É uma experiência muito mais simplificada e intuitiva.

Boas práticas: você pode escolher o tipo de pergunta que deseja fazer: caixa de seleção, botões e menus suspensos. As perguntas sequenciais geralmente são usadas para fornecer campos de texto ou parágrafo para que os participantes possam explicar mais sobre a resposta anterior.

Por exemplo, se a pergunta inicial for:

  • Você é associado ao clube XYZ? (usando um botão de opção para “sim” ou “não”)

A pergunta a seguir pode ser:

  • Qual é o seu número de associado? (com uma caixa de texto aberta para eles digitarem a resposta)

Dica extra: você pode mostrar as respostas ao participante se selecionar “Mostrar ao participante a resposta a esta pergunta na confirmação do pedido”. Dessa forma, ele pode confirmar que fez a escolha certa antes que seja tarde demais.

Leia também: Novo na Eventbrite? 4 dúvidas comuns ao criar o seu primeiro evento

Se o seu evento precisar limitar o número de vezes que uma opção de pergunta personalizada pode ser escolhida

Se você está planejando dar uma camiseta a cada participante, provavelmente deseja limitar para que ele possa escolher apenas uma opção de tamanho.

Boas práticas: primeiro, crie uma pergunta personalizada. Em seguida, use botões de opção ou um menu suspenso para que os participantes possam escolher apenas uma resposta e defina limites de quantas pessoas podem escolher cada opção.

Dica extra: talvez você esteja oferecendo camisetas apenas para pessoas com ingressos VIP. Você pode limitar a pergunta “Qual é o tamanho da sua camiseta?” a somente esses VIPs escolhendo “mostrar esta pergunta para tipos de ingressos específicos” nas configurações.

Mais informações: Veja Como limitar o número de vezes que uma opção de pergunta personalizada pode ser escolhida na Central de Ajuda da Eventbrite.

Capture os dados que você precisa – mas não exagere

Um conselho de amigo – só porque você pode fazer algo nem sempre significa que você deve fazê-lo.

Fazer muitas perguntas diminui as conversões de compra. As pessoas ficam frustradas se um processo de inscrição for muito complicado ou demorar muito. Cada pergunta adicional que você fizer pode levar a uma redução de 10% no número de compras.

Mas quando uma pergunta personalizada é realmente importante para o seu processo de inscrição, tenha certeza de que você pode adicioná-la. Todas as opções de perguntas personalizadas mencionadas acima estão disponíveis para organizadores da Eventbrite usando os planos Professional e Premium.

Pronto para colocar seu aprendizado em ação?  Crie um formulário personalizado em seu próximo evento na Eventbrite.