Diariamente potenciais participantes podem ser impactados por dezenas de eventos que possuem uma proposta muito semelhante ou, até mesmo, igual a sua. Portanto, se você deseja que eles participem do seu evento, você precisa de um site para vender ingressos, uma página que precisa ser atrativa e passar credibilidade.

Segundo um estudo da Adobe, 88% dos consumidores coletam informações on-line antes de comprarem um produto ou serviço. Partindo dessa premissa, é importante pensar nos seguintes pontos: O que mais chama a atenção em seu evento? Quais os principais fatores que fazem dele um acontecimento imperdível? Por que as pessoas investiriam tempo e dinheiro em seu evento?

Descubra quais são os detalhes mais importantes e como configurar a página do seu evento para que ela atraia visitantes e aumente a sua venda de ingressos.

Site para vender ingressos

O básico que faz toda a diferença!

As informações básicas que devem aparecer em sua página podem parecer simples — como o nome do evento, por exemplo —, mas existem alguns dados que podemos considerar obrigatórios e que são cruciais no processo de conquista do seu potencial participante.

O nome, data e local do seu evento devem estar bem posicionados na sua página de exibição.

#FicaDica

  • Caso ainda não tenha um local definido para o evento, não deixe de informar a cidade ou o estado onde ele irá acontecer, até que isso seja definido;
  • Tente ficar nesta margem: O título inicial do evento não pode ter mais do que 75 caracteres;
  • Ao colocar o horário que ele irá acontecer, certifique-se de utilizar o fuso horário correto;
  • Insira as palavras-chaves no seu título para melhorar a posição da sua página nas buscas (SEO).

A parte visual da página de um evento tem um papel importante no processo de decisão, pois oferece uma visão mais detalhada sobre a experiência que o usuário poderá vivenciar.

Uma imagem que mal escolhida pode afetar de forma negativa a percepção do potencial participante, portanto, demonstre fielmente a experiência do evento com imagens e vídeos.

#FicaDica

  • Escolha uma única imagem que consiga refletir a vibração que deseja apresentar às pessoas sobre o seu evento;
  • Escolha uma foto em alta resolução;
  • Seu arquivo de imagem não deve exceder 10 MB;
  • Evite deixar a imagem do evento em branco, utilize uma imagem com texto.

Incluir uma descrição completa sobre o que é o seu evento e para que ele serve é essencial para o sucesso da sua página. Explique de forma clara porque uma pessoa deve ir ao seu evento. Quais serão as atrações? O que elas irão experimentar e aprender? 

#FicaDica

  • Não exagere nas palavras: O objetivo principal da descrição é mostrar a relevância que o evento trará aos participantes e enfatizar o ótimo custo-benefício;
  • Faça um benchmarking de como a concorrência descreve os eventos;
  • Facilite a leitura do visitante do site, dividindo o texto em blocos;
  • Otimize o texto para pesquisas utilizando palavras-chaves;
  • Em seu texto tente responder possíveis perguntas urgentes e frequentes.

Aumente as vendas com a sua página utilizando as configurações de ingressos

 

 

Já sabemos que a venda de ingressos é essencial para o sucesso de um evento. Por isso, o último desejo de um organizador é que ocorram erros administrativos referentes aos preços dos ingressos na página ou no software disponibilizado pelo parceiro de emissão de ingressos. 

Caso o seu evento seja gratuito, basta apenas criar um tipo de ticket. Caso contrário, é necessário criar cuidadosamente cada tipo de ingresso que você deseja disponibilizar durante a venda. Isso pode incluir Primeiro Lote (o Early Bird), ingressos oficiais ou VIP, por exemplo.

Assista nosso vídeo tutorial: como criar um evento e vender on-line em minutos 

#FicaDica

  • Verifique com exatidão as quantidades que você irá atribuir para cada tipo de ingresso antes de eles irem ao ar;
  • Confirme se você possui a moeda e o país de pagamento corretamente especificados;
  • Confirme se a data que deseja começar a vender os ingressos está correta.

Para que os participantes do seu evento tenham a melhor experiência e conforto, é muito importante que a quantidade de ingressos vendidos não exceda a capacidade do local. Por isso, defina a sua capacidade total, assim você conseguirá distribuir com exatidão os ingressos para cada categoria criada (exemplo: 50 ingressos primeiro lote, 100 ingressos para camarote, 20 ingressos VIP).

#FicaDica

  • Quantidade: Na plataforma da Eventbrite, fazer essa divisão é simples: basta atualizar o campo “quantidade disponível” após atribuir um nome a cada tipo de ingresso que irá vender;
  • Capacidade: Evite ficar editando o campo “capacidade total”, pois isso pode comprometer o conforto e a experiência do seu participante. Nomeie de forma definitiva e clara cada tipo de ingresso (é o que os participantes irão visualizar no ticket, como ingresso VIP, por exemplo).

Se o seu evento for pago, o próximo passo é definir o preço de cada tipo de ingresso. Escolha as opções corretas para cada um com as seguintes configurações de preço:

  • Taxas: É importante definir se as taxas cobradas pela emissão dos ingressos serão repassadas ao comprador ou absorvidas pelo organizador do evento. Na Eventbrite, as taxas são configuradas de forma automática para serem incluídas no valor total que o participante irá pagar. Mas isso vai muito da estratégia de cada evento e pode ser alterada facilmente na plataforma.
  • Processamento de pagamento: Para garantir que valor de todos os ingressos vendidos sejam recebidos, é muito importante incluir na sua página os detalhes sobre os meios de pagamentos. Quando você utiliza a plataforma da Eventbrite, por exemplo, é possível fazer pagamentos via depósito bancário, cartão de crédito das principais bandeiras nacionais e se for receber valores em moedas estrangeiras é possível utilizar o PayPal.
  • Ao falarmos do resultado de um evento, sabemos que uma das partes mais críticas é em relação ao preço cobrado por ingresso. Por isso, é muito importante saber precificar bem o seu evento. No material Guia prático para precificar o seu evento você aprende como chegar no valor correto que deve ser cobrado por cada ticket.

 

As configurações que tornam a sua página um sucesso

 

Cada evento tem as suas particularidades e estratégias: Alguns preferem ocultar a quantidade de ingressos, outros gostam de mostrar o número de ingressos restantes. Independentemente das escolhas, é importante que as configurações da plataforma que você escolheu para emitir os seus ingressos tenham opções avançadas que possam auxiliá-lo na personalização da página do seu evento. 

A seguir, veja quais são as configurações mais utilizadas e as melhores práticas para cada opção:

Público ou Privado?

Deseja que os seus eventos fiquem ocultos nos mecanismos de pesquisa? Ou então, que eles fiquem disponíveis apenas para quem possui uma senha de acesso? Na Eventbrite, ao clicar em “configurações adicionais” você poderá:

  • Alterar a privacidade para pública ou privada;
  • Protegê-los com senha;
  • Adicionar um código de acesso especial para revelar ingressos ocultos.

Tipos e Categorias

Especificar o seu evento por meio de categorias e tópicos pode ajudar as pessoas a encontrá-lo com mais facilidade.

Afinal, quando alguém procura por um workshop profissional, geralmente, não quer ver um festival de música ao mesmo tempo. Ser específico ajuda o seu evento a ter mais retorno nos resultados de pesquisa, categorizando-o ainda mais.

Se você estiver utilizando a nossa plataforma, descubra o que é possível fazer:

  • Tipo: No menu suspenso, escolha na lista disponível o que o seu evento será (um festival, uma conferência, um curso etc.);
  • Categoria: Especifique qual a categoria do evento (evento de caridade, família, jogos, saúde, tecnologia, música, entre outros).

Lista de espera

Para eventos com alta demanda e lugares limitados, é importante configurar uma lista de espera. Na Eventbrite é possível adicionar automaticamente uma lista de espera quando determinado tipo de ingresso esgotar ou quando o evento atingir a sua capacidade total. Veja como realizar:

  1. Vá à página gerenciada;
  2. Clique em “Gerenciar lista de espera”;
  3. Ative a sua lista;
  4. Defina o gatilho da lista de espera;
  5. Limite a lista a um número máximo de pessoas.

Assista também o nosso tutorial: como criar diferentes tipos de lotes e ingressos

Política de reembolso

Pensando no ponto de vista do participante de um evento, ao comprar um ingresso ele está fazendo um investimento que pode ter riscos. Afinal, ele pode não conseguir comparecer por diversos fatores.

Por este motivo, ter uma política de reembolso clara na página do seu evento irá gerar confiança aos visitantes, além de definir as expectativas do comprador e protegê-lo contra estornos.

Após escolher um tipo de ingresso pago, você poderá definir na plataforma da Eventbrite as seguintes políticas:

  • 1 dia: Os reembolsos estão disponíveis até um dia antes da data de início do evento;
  • 7 dias: Os reembolsos estão disponíveis até 7 dias antes da data de início do evento;
  • 30 dias: Os reembolsos estão disponíveis até 30 dias antes da data de início do evento;
  • Nenhum reembolso (nenhum reembolso a qualquer momento).

 

Venda ainda mais ingressos e acompanhe esse crescimento

 

Com a criação da página do seu evento é possível gerenciar suas ações de marketing e promoções (com base em todas as informações que você incluiu na página). Isso não apenas economiza o seu tempo, mas também te auxilia no processo de aceleração de vendas.

Conheça algumas das ferramentas de integração disponíveis na Eventbrite:

  • Adicionar ao Facebook: ao escolher essa opção, é criado um evento dentro desta rede social em minutos, contendo todas as informações que você incluiu em sua página;
  • Pixels de rastreamento: crie pixels de rastreamento para o Google Analytics, Google AdWords, Facebook ou Twitter e consiga visualizar quais anúncios estão gerando mais vendas de ingressos (assista nosso vídeo tutorial sobre pixels aqui); 
  • Mailchimp: Simplifique o seu gerenciamento de e-mails e envie novos convites com este sistema integrado na plataforma da Eventbrite;
  • SurveyMonkey: Essa integração permite reunir feedbacks valiosos dos participantes com apenas um clique. 

Veja também: Saiba mais sobre seus participantes com a integração da Eventbrite e SurveyMonkey

Com essas 4 dicas seu site para vender ingressos poderá gerar ótimos resultados. Se você ainda não criou um evento na Eventbrite, comece agora mesmo!