A força da internet tomou conta dos mais diversos cenários, e no mercado de eventos isso não poderia ser diferente. A comunicação em vídeo alcançou proporções incríveis e os internautas estão, cada vez mais, em busca deste tipo de conteúdo.

A transmissão online é um desses casos; ela é uma excelente ferramenta de marketing, pois cada espectador é um cliente da marca ou do evento, além de ser um potencial participante em edições futuras.

Para mostrar como transmitir eventos ao vivo, reunimos um guia de instruções de 2 canais que oferecem esse tipo de serviço gratuitamente. Continue lendo para descobrir como é possível utilizar o YouTube e o Facebook Live para mostrar o seu evento ao público na internet.

Saiba mais: Facebook Live: Tendências para eventos

Transmita eventos via YouTube com codificador

Este tipo de vídeo ao vivo é indicado para transmissões mais avançadas, como eventos que transmitem jogos, eventos que utilizam diversas câmeras, entre outros.

O codificador permite que você obtenha acesso aos conteúdos, incluindo hardware de áudio e vídeo externo, área de trabalho, câmeras etc. e encaminhe isso para o YouTube ao vivo. Será necessário que você baixe um software de codificação de vídeo como OBS, Wirecast ou XSplit

Para começar a utilizar o recurso do YouTube, a sua marca ou evento deverá possuir um canal na plataforma. Depois que a sua conta estiver em funcionamento, é hora de ativar a transmissão ao vivo, que poderá ser feita através deste link.

Uma vez que o recurso for ativado (ele leva cerca de 24 horas para ficar disponível), você terá a opção de iniciar a transmissão imediatamente ou de agendar um evento ao vivo.

Etapa 1: Quando estiver conectado ao seu canal do YouTube, clique no ícone de upload no canto superior direito;

Etapa 2: Clique em “Transmitir ao Vivo”;

Etapa 3: Na parte superior, clique em “Fazer Streaming”;

Etapa 4: Inclua as informações sobre a transmissão ao vivo, como título, descrição, configurações de privacidade, agendar um streaming para uma data futura etc.

Etapa 5: Comece o processo com o codificador, depois volte para o painel ao vivo e aguarde para começar a visualizar;

Etapa 6: Clique em “Transmitir ao vivo”.

Transmita eventos via YouTube com Webcam

As transmissões ao vivo via Webcam são indicadas para eventos de negócios como apresentações, reuniões importantes, debates, webinars etc.

Fazer o uso deste recurso que já vem instalado na maioria dos notebooks, é uma maneira fácil de transmitir o seu evento ao vivo sem a necessidade de um software de codificação.

Para utilizar esta funcionalidade, também será necessário que a sua marca ou evento possua uma conta na plataforma de vídeo.

Etapa 1: Após estar logado em sua conta no YouTube, clique no ícone de upload no canto superior direito;

Etapa 2: Clique em “Transmitir ao vivo”;

Etapa 3: Na parte superior, clique em Webcam;

Etapa 4:  Inclua as informações sobre o seu evento, como título, descrição, configurações de privacidade, programar uma transmissão ao vivo para uma data posterior etc.

Etapa 5: Clique em “Transmitir ao vivo”.

#DicaEventbrite

Sugerimos agendar um evento ao vivo com antecedência para o seu evento. Isso permitirá que você altere as configurações de privacidade, configure o início da transmissão e as pausas manuais.

Transmita eventos via Facebook

O Facebook Live é um recurso de conteúdo dentro desta rede social e que permite compartilhar vídeos online ao vivo com os seus seguidores e amigos. Esses vídeos aparecerão no seu Feed de notícias e na página do seu evento enquanto você estiver ao vivo. 

Após o término da transmissão, os vídeos ao vivo serão exibidos em vídeos na sua página.

Para ter acesso a este tipo de streaming, você também precisará utilizar um software de codificação de vídeo, como OBS, Wirecast ou XSplit para que se possa criar um fluxo.

Etapa 1: Selecione qual o software de transmissão ao vivo você irá usar;

Etapa 2: Você pode realizar um Facebook Live a partir de um perfil, página, grupo ou evento. Faça o login e na caixa de publicação clique em “Vídeo ao vivo”;

Etapa 3: Copie a chave da transmissão para as configurações do seu software ao criar uma transmissão ao vivo.

Para obter mais detalhes e informações, consulte a página de perguntas frequentes do Facebook Live.

#DicaEventbrite

Durante um Facebook Live, evite filmar pessoas circulando ou o palco vazio à espera da entrada de um palestrante. Capture as melhores cenas para manter a atenção do seu público online.

Shows com transmissão ao vivo

Quer utilizar essas ferramentas de transmissão ao vivo na organização de um show? Leia tudo o que você precisa saber para planejar shows e festas.