Produção de conteúdo para Redes Sociais.

Este é um guest post escrito por  Taylor Price, gerente de marketing de conteúdo do Grammarly. 

Pense em seu último post nas redes sociais , aquele que você gostou ou comentou no Facebook ou Instagram de uma marca ou evento que você segue. O que o fez  a se envolver com esse post? Foi por causa de uma imagem intrigante? Uma piada inteligente? Ou houve algum gancho emocional que te convenceu a engajar?

Como gerente de marketing de conteúdo do Grammarly, eu penso sobre o que faz de um texto uma grande narrativa o tempo todo. E depois de crescer o nosso Facebook seguindo para mais de 7 milhões de pessoas, a equipe do Grammarly aprendeu algumas coisas sobre como escrever um texto para redes sociais eficaz.

Aqui estão as estratégias que usamos em cada canal de rede social para criar uma produção de conteúdo para redes sociais melhor, e que aumentam o engajamento.

Facebook: Escreva um texto que incentive uma conversa

Houve um tempo em que o Grammarly tendia a usar legendas de uma ou duas palavras em imagens postadas no Facebook. Embora ainda façamos isso ocasionalmente, descobrimos que há mais espaço para escrever neste canal do que pensávamos inicialmente.
Os nossos principais posts no Facebook em 2018 eram de sete palavras que chamavam a atenção. Também postamos ocasionalmente frases inspiradoras neste canal e usamos perguntas para incentivar a discussão.
Como fazer isso funcionar para o seu evento:

  • Use mensagens do Facebook para construir comunidades e gerar conversa
  • Faça perguntas como “O que te deixa mais animado para o evento deste ano?”
  • Experimente posts diferentes para ver o que funciona melhor com o seu público

Um exemplo de um evento que faz isso bem:

Instagram: use uma legenda curta e impactante para enfatizar sua foto

Em resumo, 60% de nossas principais legendas apresentam sentenças de três palavras ou menos, e nossa postagem de melhor desempenho em 2018 tinha uma legenda que simplesmente dizia “Sim!” Com uma hashtag.

Embora você possa usar até 30 hashtags por postagem no Instagram, tendemos a usar apenas uma hashtag ou entre cinco e sete.

Como fazer isso funcionar no seu evento:

  • Publique fotos poderosas do seu último evento para iniciar uma conversa com seus seguidores
  • Crie legendas breves, como “Vamos!” Ou “Contando os dias”.
  • Teste o número de hashtags que você usa para encontrar a quantidade ideal

Um exemplo de um evento fazendo isso bem:

LinkedIn: compartilhe um conteúdo mais longo e mais atencioso

Temos visto consistentemente que o conteúdo profissional e mais completo se dá bem no LinkedIn, acompanhado de  legendas mais longas que contam uma história (do nosso top 10, seis têm duas linhas de texto ou mais). A maioria das nossas postagens no LinkedIn inclui links, embora um meme ocasional relacionado ao trabalho possa chamar mais atenção do que os links.
Como fazer isso funcionar no seu evento:

  • Publique as principais notícias do setor
  • Compartilhe anúncios emocionantes sobre seu evento
  • Faça um post com uma citação deum artigo seu sobre o evento para acompanhar o link que direciona ao texto completo

Um exemplo de um evento fazendo isso bem:

Twitter: Escreva posts que conversem com outras hashtags ou memes

O Twitter é o canal perfeito para combinar  memes e texto. Você precisa escolher bem o seu meme e como ele terá conexão com seu evento para passar uma mensagem aos seus seguidores.

Descobrimos que as hashtags mais bem-sucedidas e mais usadas  ​​no Twitter são oportunas. Nosso tamanho médio de hashtag usado em nossos posts principais é de 12 caracteres e a hashtag da nossa marca (#cleanwriting) também é desse tamanho.

Como fazer isso funcionar para o seu evento:

  • Participe da conversa usando memes populares
  • Comente nas hashtags que fazem sentido com seu evento, de forma relevante
  • Conecte-se com seu público por meio da  emoção em seus posts

Um exemplo de um evento fazendo isso bem:

Gerando buzz nas redes sociais

Quer ter a certeza de que cada post seja escrito bem?

Então, confira nosso Guia Essencial de Redes Sociais para Eventos e aproveite os canais sociais para atrair mais participantes para os seus eventos!