R$35 – R$70

20 de fevereiro, [aula com Renato Sztutman] Claudia Andujar, a questão indí...

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

IMS Paulista

Paulista

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

Professor: Renato Sztutman


20/2: Imagem e xamanismo

As fotografias de Claudia Andujar serão discutidas à luz do livro A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami, de Davi Kopenawa e Bruce Albert, no qual somos apresentados ao xamanismo, à cosmologia e à história do povo Yanomami. A questão que nos guiará é a seguinte: em que medida as fotografias de Andujar constituem expressão da experiência xamânica? Ou em outras palavras: pode a fotografia constituir uma tecnologia xamânica, capaz de nos aproximar do universo visual dos espíritos xapiri? E ainda: qual o sentido político desta empreitada?


PROFESSOR

Renato Sztutman é professor do Departamento de Antropologia da USP e pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios da mesma universidade. É autor de O profeta e o principal: a ação política ameríndia e seus personagens.


[aula individual do curso Claudia Andujar, a questão indígena e a descoberta do Brasil pela fotografia]

Sobre o curso: Por ocasião da exposição Claudia Andujar: a luta Yanomami, este curso analisa a obra da fotógrafa a partir dos anos 1960 no Brasil e o contexto histórico e artístico da época. Partindo de um trabalho que se caracteriza ética e esteticamente pelo seu engajamento político com os Yanomami, cada aula será ministrada por um professor, abordando como a questão indígena no Brasil pode ser pensada a partir da iconografia; a primeira parte da carreira de Andujar; o fotolivro Amazônia (1978), feito em parceria com George Love, que rompe com noções de representação e de discurso de realidade; e um dos temas recorrentes em suas fotos, a saber, o xamanismo – e como a fotografia, o xamanismo e a yãkoana (pó extraído de uma árvore que possui propriedades psicoativas, utilizado pelos Yanomami) podem ser pensados como mediadores que permitem o acesso a outras realidades através de imagens.


Perguntas frequentes

Há exigências de idade mínima para entrar no evento? Idade mínima de 16 anos.

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao evento?

Metrô: próximo às estações Consolação (Linha Verde) e Paulista (Linha Amarela).

Ônibus: pontos na rua da Consolação e na avenida Paulista, com várias opções de linhas.

Estacionamento: não há estacionamento no local, apenas vagas especiais para pessoas com deficiência.

Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas? Pelo email cursos.paulista@ims.com.br.

Qual é a política de reembolso? É permitido solicitar o reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento.

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento? Não é necessário levar o ingresso impresso, apenas um comprovante de identidade.

Posso atualizar as informações da minha inscrição? A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.

Minha taxa de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos? A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.

O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema? Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.

Quem tem direito a meia-entrada? Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

IMS Paulista

Paulista

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo