R$80

22º SEMINÁRIO DE EDUCADORES CRISTÃOS

Ações e painel de detalhes

R$80

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Teatro Kahal - Locação de Espaço

234 Rua Doutor Emile Pilon

Vila Arens II, SP 13202-560

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
Conectando Escola, Família e Comunidade - Múltiplas possibilidades de Diálogos

Sobre este evento

O Seminário de Educadores Cristãos começou no ano de 2001 para contribuir com a formação de nossos professores, criar momentos de interação e trocas entre professores e funcionários da escola e colocar, em pauta, assuntos que colaborassem para que o ano letivo transcorresse com alegria e eficiência. No decorrer dos anos, escolas cristãs parceiras engrossaram nossas fileiras!

Temos o prazer de convidá-los a participar conosco da 22ª Edição do nosso Seminário para, juntos, podermos refletir sobre a conexão entre escola, família e comunidade e as múltiplas possibilidades de diálogos.

Preletor: Harold Walker - é um dos fundadores e presidente da Escola Cristã Jundiaí. Norte-americano, emigrou para o Brasil em 1964, aos 7 anos de idade. É professor de seminário, autor e palestrante.

Palestra 1 - A TERCEIRA VIA NA EDUCAÇÃO - Como achar o equilíbrio certo no meio da polarização atual.

Entre os extremos opostos do humanismo e da religiosidade dogmática é possível achar uma terceira opção? Que tipo de cidadão a educação cristã pretende formar? Qual deve ser a linha ideológica de uma educação cristã ideal? Nessa palestra, procuraremos identificar, descrever e enfatizar nosso DNA essencial como educadores cristãos.

Palestra 2 - CORAGEM PARA DISCORDAR AMOROSAMENTE - Como manter nossa integridade de forma destemida e mansa numa sociedade cada vez mais intolerante aos valores judaico-cristãos.

Manter valores morais bíblicos absolutos está se tornando cada vez mais difícil na sociedade moderna. Para formar pessoas íntegras, sinceras, corajosas, humildes e leais que não seguem a opinião da maioria, precisamos apresentar esse tipo de caráter para nossos alunos. Não adianta apenas ensinar teoria. Precisamos servir como referências para eles.

Preletor: Angelo Bazzo - é casado com Carol Bazzo e pai do Miguel e Gabriel. É pastor sênior da Igreja Cristã Convergência e líder do Movimento Convergência (Igreja, Sala de Oração e Base Missionária), ambos em Monte Mor, interior de SP. Faz parte do Ministério Impacto que apoia e coordena uma rede de igrejas aliançadas. É pregador e professor de teologia há mais de 10 ano no CPP (Curso de Preparação Profética), Escola Convergência e diversas outras escolas e seminários.

Palestra 1 - COSMOVISÕES COMPARADAS - Todo ser humano tem uma visão de mundo, ou seja, uma lente pelo qual ele interpreta sua existência e tudo à sua volta - a isso chamamos "cosmovisão". Nessa palestra, descobriremos o que é uma cosmovisão, o que forma uma cosmovisão e por que ela é tão importante, ao mesmo tempo em que analisaremos as principais cosmovisões que dominam nosso tempo.

Palestra 2 - COSMOVISÃO CRISTÃ E SUAS IMPLICAÇÕES - Qual a visão de mundo verdadeiramente cristã? Como deve ser a mente e a visão de mundo de um discípulo de Jesus nos dias de hoje? Por que podemos dizer que muitos cristãos não têm uma cosmovisão cristã? Nesta palestra, veremos quais são os pontos centrais do evangelho que devem formar a mente e prática cristã e como entender a cosmovisão bíblica é essencial para a prática de profissionais cristãos.

Preletora: Carol Bazzo - é esposa de Angelo Bazzo e mãe, por via de adoção, dos gêmeos Miguel e Gabriel. É formada em jornalismo, mestranda em Teologia Histórica, professora de História da Igreja e faz parte da direção da Escola Convergência, uma escola de teologia online. Atualmente mora na cidade de Monte Mor, interior de São Paulo, onde auxilia seu marido na Igreja Cristã Convergência.

Palestra 1 - FEMINISMO x FÉ CRISTÃ - É possível uma união entre o feminismo e o cristianismo? Nessa palestra veremos um breve histórico do movimento feminista, analisando alguns de seus pressupostos filosóficos e suas raízes culturais. Após uma comparação com a cosmovisão cristã e a atuação de mulheres cristãs na história da igreja veremos o que a fé cristã tem a dizer sobre um dos movimentos sociais que mais cresce no mundo.

Palestra 2 - VOCAÇÃO SEM ESTRESSE - Todo cristão inevitavelmente é alguém chamado por Deus, alguém que ouviu a voz de Deus. Da mesma forma, os filhos de Deus são chamados ao serviço, ao trabalho para a sua glória. Como entender o chamado e a vocação de Deus para nossas vidas na área de educação? Como trabalhar com diligência sem nos esgotar física e mentalmente? Quais princípios são essenciais no desenvolvimento de nosso chamado como educadores cristãos?

Preletora: Renata Gazzinelli - MBA em Gestão de Escolas, pós-graduada em Educação Ambiental e Sustentabilidade, especialista em Educação centrada em Valores Humanos, pedagoga, Diretora de Eventos do SINEP/MG, sólida vivência em Gestão, Liderança e Experiências Pedagógicas da atualidade. Idealizadora do Projeto “Escola de Pais” em escolas, desde 2004. Gerente Geral de Relacionamento e Mercado do Bernoulli Sistema de Ensino.

Palestra: VAMOS FALAR DE FUTUROS? - Não há como ter certezas e nitidez sobre o que acontecerá após o início dessa segunda década do século XXI. O mundo do trabalho desenha novas relações, pois ele vai mudar, ou melhor, já mudou. Nada será como antes de 2020, porém nem tudo será novo, inédito. A partir de agora, e mais do nunca, os gestores escolares, e educadores, em geral, precisarão adotar novos modelos, novos parâmetros de atuação, para afinar a conduta e o trabalho, que terão dimensões entre o presencial e o híbrido muito mais frequentes. Saber dosar a diferença entre “estar acessível” e “estar disponível”, além de buscar novas formas de ensinar e de aprender, eis o inédito viável para educadores que desejam alcançar as conquistas de um novo tempo, de uma nova era para a educação.

Preletora: Cecília Resende - Mestra em Educação. Licenciada e bacharel em Matemática, professora de graduação e pós-graduação, vasta experiência atuando na formação de professores com foco na BNCC. Professora convidada Pós-graduação EAD Puc Minas. Atuou na Secretaria Estadual de Educação de MG, com a formação de professores e construção do Programa de Intervenção Pedagógica. Ex-superintendente de Ensino Médio do Estado de Minas Gerais. Autora do projeto pedagógico da Educação integral do Estado do Pará parceria Cenpec/SP. Assessora Pedagógica do Bernoulli Sistema de Ensino.

Palestra: “Quem não comunica se trumbica” - Pretendemos definir a Educomunicação e como usá-la na escola. Partiremos do conceito de que a Educomunicação é uma forma de educar com recursos de mídia digital no cotidiano da vida escolar. É usar computadores, câmeras e celulares como ferramentas didáticas, criando uma estratégia de ensino atraente para alunos do século XXI: educação pela comunicação.

“A Educomunicação surgiu a partir da necessidade de unir educação e comunicação em um mundo totalmente conectado. É um modo de ensinar nos moldes da sociedade global em que vivemos, fluida, volátil e que se comunica o tempo todo.”

Não há dúvida de que qualquer conteúdo escolar fica mais atrativo quando são conectados ao cotidiano dos alunos. O uso de mídias digitais é um grande aliado no processo de aprendizagem, criando caminhos de diálogo entre alunos e professores.

O termo Educomunicação é atribuído ao pesquisador Ismar de Oliveira Soares, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Em um artigo publicado em 1997, Ismar definiu a Educomunicação como “o conjunto de ações capazes de integrar os meios de comunicação às práticas educativas, em consonância com aquilo que é exigido nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PNCs).”

Defenderemos a ideia de que a Educomunicação permite a aproximação da escola com os alunos e também com o resto do mundo, engajando estudantes de forma a torná-los protagonistas do seu processo de ensino - e não somente ouvintes passivos de aulas expositivas. O resultado vem se mostrando excelente: quando o estudante deixa de ser passivo, coloca em prática seu conhecimento e fica mais fácil compreender e solidificar aquilo que aprendeu.

Na Educomunicação, os professores atuam como guias, orientando seus alunos sobre projetos criados para estimular, além de seu protagonismo e autonomia no processo de aprendizagem, sua crítica, criatividade e capacidade de trabalhar em grupo para resolver problemas. Esses projetos podem ser a produção de documentários, mostras de fotos, blogs, vídeos para Youtube, podcasts, programas de tevê...

A Educomunicação dá voz e vez aos aprendizes, dá voz e vez à juventude. Não vai existir neste século uma escola que não se comprometa com a participação do aluno na construção de seu conhecimento e com a voz ativa de seus estudantes, com eles expressando suas opiniões .

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações ligue: (11) 4586-2146 ou (11) 98978-7886

* Vagas limitadas

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Teatro Kahal - Locação de Espaço

234 Rua Doutor Emile Pilon

Vila Arens II, SP 13202-560

Brazil

Ver mapa

Organizador ESCOLA CRISTÃ JUNDIAÍ

Organizador de 22º SEMINÁRIO DE EDUCADORES CRISTÃOS

Salvar este evento

Evento salvo