R$30 – R$70

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

R. Botucatu, 862

862 Rua Botucatu

Vila Clementino, SP 04024-002

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
A Liga de Farmacodependências EPM tem o orgulho de convidá-los para um debate sobre a história da política de RD e sobre a prática clínica.

Sobre este evento

A Liga Acadêmica de Farmacodependências (LFD) da EPM/UNIFESP orgulhosamente apresenta o evento "30 anos de Redução de Danos", que ocorrerá dia 10/08/2019 (sábado), das 8h às 18h, no Teatro Marcos Lindemberg (Rua Botucatu, 862 – Vila Clementino).

"A Redução de Danos (RD) vem sendo considerada uma perspectiva ético-clínico-política, pautada nos direitos humanos, para compreensão e intervenção acerca da problemática do uso de drogas. Em 1989, a cidade de Santos, no litoral de São Paulo, foi pioneira no estabelecimento de ações pelo poder público no Brasil, com a implantação do programa de troca de seringas para usuários de drogas injetáveis. Em 2003, a RD foi indicada como diretriz da política pública nacional de saúde mental às pessoas com problemas associados ao uso de diferentes drogas e vem ganhando, desde então, contornos peculiares nos diferentes cenários do uso de drogas, mantendo centralmente os compromissos com a defesa da vida e a garantia dos direitos de cidadania, o foco na pessoa ao invés de nas substâncias, considerando a multideterminação dos processos de saúde-adoecimento." (SUPERA, 2019)

Então, neste ano, no qual comemoramos 30 anos de redução de danos no Brasil, a LFD convida todos para discutir sobre a história dessa política, suas aplicações na prática clínica, políticas públicas relacionadas e perspectivas futuras de tudo isso!

PROGRAMAÇÃO:

7h-8h30: Credenciamento

8h30-10h: Mesa 1 - História da RD e do Proibicionismo

10h-10h30: Coffee break

10h30-12h: Mesa 2 - RD na Prática Clínica

12h-13h: Intervalo para o almoço

13h-14h30: Mesa 3 - Políticas Públicas e RD

14h30-15h: Coffee break

15h-16h30: Mesa 4 - RD: Perspectivas Futuras

PALESTRANTES CONFIRMADOS (ATÉ O MOMENTO):

- Silvia Brasiliano: doutora em ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Coordenadora do Programa da Mulher Dependente Química do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP.

- Nicola Worcman: médica psiquiatra formada pela UFRJ e mestre em Psicanálise pela Universidade de Paris Diderot com ênfase na problemática do uso de substâncias psicoativas.

- Valeria Lacks: mestre em psiquiatria e psicologia médica pela UNIFESP. Coordenadora da unidade de ´psiquiatria do Hospital Estadual de Diadema. Membro da ABRAMD (Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas)

- Cristiano Avila Maronna: advogado, mestre e doutor em direito penal pela USP, secretário executivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas.

- Marcelo Sodelli: professor assistente doutor do curso de psicologia da PUC-SP. Presidente da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas(2009-2013)

- Ariadne Ribeiro: especialista em dependência química pela UNIFESP, mestre em ciência pela Escola Paulista de Medicina, doutoranda do programa de Psiquiatria e Psicologia Médica UNIFESP.

- Dênis Petuco: cientista social e pesquisador em saúde pública da EPSJV/FIOCRUZ

- Dartiu Xavier da Silveira: professor livre docente do departamento de Psiquiatria da UNIFESP e diretor do PROAD

- Maria Lucia O. Souza Formigoni: professora associada livre docente da disciplina de medicina e sociologia do abuso de drogas do departamento de Psicobiologia da UNIFESP

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

R. Botucatu, 862

862 Rua Botucatu

Vila Clementino, SP 04024-002

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo