3º Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

A venda de ingressos terminou

As inscrições estão fechadas
Inscrições online esgotadas! Faça sua inscrição presencial no local do evento! TE AGUARDAMOS!

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Secretaria Municipal de Educação - SMED

119 praca Tiradentes

Centro, RS 93010-020

Brazil

Ver mapa

A venda de ingressos terminou

As inscrições estão fechadas
Inscrições online esgotadas! Faça sua inscrição presencial no local do evento! TE AGUARDAMOS!
Descrição do evento
Segurança Alimentar: Pela vida saudável e contra a fome e a miséria.

Sobre este evento

A saída do Brasil do Mapa Mundial da Fome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) – anunciada no final do ano de 2014 - é uma conquista histórica, consequência direta dos esforços de governos e da sociedade civil para a realização progressiva do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Há um acervo consolidado nas organizações públicas e da sociedade civil que não nos permite retroceder diante de conquistas alcançadas com Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Estamos falando de luta contra a fome, a miséria, a exclusão social e, pela vida saudável, que conquistaram políticas públicas em favor do acesso aos alimentos, da qualidade dos alimentos e da educação alimentar, com evidentes ganhos para nosso Estado e os municípios.

Contudo, as realidades políticas, sociais e econômicas atualmente vivenciadas em nosso País nos levam ao retorno de problemas sociais (fome, miséria, desemprego, exclusão social, etc) que se evidenciam nas dificuldades de acesso à alimentação e na garantia de vida saudável das pessoas e das comunidades. Essa situação nos desafia à retomada de lutas históricas, como as empreendidas por Josué de Castro, que compreendia a alimentação como um fato social (1956), e as inspirações de Betinho na mobilização nacional “Contra a Fome, a Miséria e pela Vida” (1993).

Frente à demanda existente, e que paira os retrocessos atuais em relação às conquistas históricas nos aspectos relacionados à alimentação, nutrição, Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada, é inevitável problematizar desde a proposta de 2015, que veio com o tema: Comida de verdade, para a atual proposta de 2019, com a fome novamente como tema de conferência. É preciso avançar e impedir retrocessos, para isso assumir um posicionamento político e contra- hegemônico das estruturas relacionais aos desmantelamentos torna-se dever.

As conferências devem contribuir para a construção de um balanço participativo da condição da segurança alimentar no país, nos estados e nos municípios e, também, construir proposições que promovam avanços na implementação da Política Nacional / Estadual / Municipal de SAN e na consolidação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional

As conferências são, portanto, mais que do que eventos ou uma série de encontros. Trata-se de um processo político, caracterizado pela participação dos mais diversos setores da sociedade civil/governamentais de toda a Federação, por meio do qual serão desenhadas diretrizes para políticas públicas promotoras de um sistema alimentar e nutricional capaz de acelerar a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA-S) para toda a população brasileira. Ao mesmo tempo, constituem-se essas conferências num processo de formação e de capacitação de atores sociais e de governo para intervenções que necessariamente ocorrerão ao longo de quatro anos.

Data e hora

Localização

Secretaria Municipal de Educação - SMED

119 praca Tiradentes

Centro, RS 93010-020

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo