7 de fevereiro, [aula com Walnice Nogueira Galvão] Remetente/destinatário: as cartas na literatura

Painel de ações

7 de fevereiro, [aula com Walnice Nogueira Galvão] Remetente/destinatário: as cartas na literatura

Por IMS Paulista

Data e hora

quinta, 7 fev 2019 19:00 até 21:00 GMT-2

Localização

IMS Paulista

Paulista Bela Vista São Paulo, SP 01310300 Brazil

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição

Professora: Walnice Nogueira Galvão


7/2: Cartas, bilhetes, e-mails e memorandos: metamorfoses da correspondência

As cartas, indissoluvelmente ligadas a invenções extraordinárias como a escrita e a imprensa, assumiram ao longo da história diferentes formas materiais, que variaram conforme a conjuntura. Serão examinadas as múltiplas corporificações dessas formas, desde aquelas esculpidas em pedra até os e-mails, tweets e whatsapps dos dias de hoje.


PROFESSORA

Walnice Nogueira Galvão é professora emérita aposentada da USP, onde atuou no departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. Crítica e estudiosa da literatura brasileira, dedicou-se principalmente à obra de Euclides da Cunha e Guimarães Rosa. Publicou mais de 40 livros, entre eles Prezado senhor, Prezada senhora: estudos sobre cartas, em parceria com Nádia Battella Gotlib, e Correspondência de Euclides da Cunha, além de inúmeros artigos e ensaios.


[aula individual do curso Remetente/destinatário: as cartas na literatura]

Sobre o curso: Uma correspondência pode ser lida muito além de suas circunstâncias quando remetente e destinatário deixam de ser os únicos leitores e o que era intimidade ganha importância coletiva, transcendendo o testemunho e iluminando algo externo a ela — um fato, uma época, uma obra. Se é comum o gênero epistolar servir como ponto de partida para criações literárias, não é raro que seus textos possam valer por si mesmos. Em tempos de bilhetes eletrônicos, a carta mantém seu fascínio aos olhos dos leitores especializados ou curiosos. Nas quatro aulas independentes deste curso, estarão em cena correspondências de naturezas diversas: a troca de cartas pessoal ou profissional, a mensagem nunca enviada, a epístola como gênero literário.


Perguntas frequentes

Há exigências de idade mínima para entrar no evento? Idade mínima de 16 anos.

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao evento?

Metrô: próximo às estações Consolação (Linha Verde) e Paulista (Linha Amarela).

Ônibus: pontos na rua da Consolação e na avenida Paulista, com várias opções de linhas.

Estacionamento: não há estacionamento no local, apenas vagas especiais para pessoas com deficiência.

Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas? Pelo email cursos.paulista@ims.com.br.

Qual é a política de reembolso? É permitido solicitar o reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento.

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento? Não é necessário levar o ingresso impresso, apenas um comprovante de identidade.

Posso atualizar as informações da minha inscrição? A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.

Minha taxa de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos? A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.

O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema? Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.

Quem tem direito a meia-entrada? Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.

Organizado por

 

Inaugurado em 20 de setembro de 2017, o IMS Paulista abriga toda a programação organizada pelo instituto na cidade. Em 2017, o projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos conquistou o prêmio de melhor obra de arquitetura em São Paulo, concedido pela APCA na categoria Arquitetura e Urbanismo.

São nove andares, todos com pé-direito duplo, em um prédio realizado a partir de conceitos sustentáveis. Para o arquiteto Marcelo Henneberg Morettin, um dos maiores desafios foi resolver um museu vertical. Uma das soluções encontradas foi transpor para o quinto pavimento o ambiente de entrada e convívio, a Praça IMS, acessível diretamente a partir do vão livre do térreo por escadas rolantes.

Além das áreas para exposições, com mais de 1200 metros quadrados, o IMS Paulista conta também com um cineteatro – onde acontecem mostras de filmes, eventos musicais, seminários e debates –, uma Biblioteca de Fotografia, salas de aula, a loja-livraria IMS por Travessa e o café-restaurante Balaio.

Vendas terminadas