R$2.500

A Comunicação de um Incidente Cibernético

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Ventura Academy

Av Paulista, 352

Conj 77

São Paulo, SP 01333-021

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
Aprenda a comunicar sobre um incidente cibernético: para cima, para os lados, para a sociedade e para as autoridades

Sobre este evento

Quem pode perceber um cyber ataque numa empresa? Praticamente qualquer colaborador.

Já não é uma questão de “se acontecer”, mas sim “quando”. Esse é o posicionamento das grandes corporações mundiais. Nesse sentido, você irá aprender como comunicar esse incidente:

Internamente: gestor, diretoria, presidência, conselho, seus pares, organização como um todo, externamente, órgão regulador, imprensas, os parceiros comerciais e os clientes.

Entenda o tipo de incidente que a empresa está sofrendo e como lidar com todos os stakeholders: clientes, imprensa, colaboradores, corpo diretivo, conselho, acionistas e autoridades?

O dano reputacional pode afetar a confiança dos clientes e parceiros. A falta de respostas pode afetar o preço da ação. A insegurança interna eleva a ineficiência operacional da instituição.

Aulas:

09h00 às 12h00: Comunicação ascendente, lateral e 360 dentro da corporação em incidentes cibernéticos. Preparação dos canais de atendimento ao consumidor.

Dr. Renato Opice Blum - https://www.linkedin.com/in/renatoopiceblum/

O que é relevante comunicar aos gestores, diretoria, presidência e conselho num incidente cibernético. Cuidados para que o incidente cibernético não se transforme em pânico generalizado na corporação. Medidas de comunicação para que os colaboradores possam continuar levando suas atividades a cabo com impacto mínimo operacional. Como adequar os canais de atendimento de uma média ou grande corporação para responder as dúvidas de clientes possivelmente afetados por um incidente cibernético. Como não vulnerabilizar a corporação com as respostas adequadas para cada tipo de incidente.

** Nesta aula teremos: Dinâmica, Exercício e Simulações em sala de aula com o próprio Dr. Renato Opice Blum

13h30 às 15h30: A interação com a imprensa – lidando com a confiança do seu cliente

Juliana Carvalho - https://www.linkedin.com/in/julianapcarvalho/

Como lidar com veículos de imprensa. O que pode ser falado e o que pode ser respondido por escrito. Como conduzir relacionamento e interação com repórteres, jornalistas, etc. Estudos de casos com simulação e interação entre alunos. O que evitar quando o veículo de comunicação entra em contato repentinamente sobre incidentes cibernéticos.

15h45 às 18h00: A visão do órgão regulador

Fábio Lacerda - www.linkedin.com/in/fabio-lacerda-carneiro

O que é urgente e o que é importante quando existe a necessidade de notificação do órgão regulador. Quais são as prioridades em termos de informações a serem reportadas no momento inicial da identificação do incidente. O que esperar da interação com o regulador após a comunicação inicial: evidenciação da resposta ao incidente, correção de falhas, apuração de impactos, demais comunicações devidas, revisão da política e dos procedimentos de segurança da informação, dentre outros. O que não fazer e o que não fazer na interação com reguladores.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Ventura Academy

Av Paulista, 352

Conj 77

São Paulo, SP 01333-021

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo