R$550

A CONSCIÊNCIA HOLÍSTICA DAS PRÁTICAS RESPIRATÓRIAS

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

5Elementos-Fisioterapia& Acupuntura

1241 Avenida 4

Centro, SP 13500-420

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
Grande oportunidade de crescimento e aplicabilidade terapêutica integrativa.

Sobre este evento

PÚBLICO ALVO

Todas as pessoas que buscam conhecer essa milenar técnica de cura e estão abertos a uma mudança em sua vida.

Mini currículo do docente

Marcos Antonio Cau Junior

Possui graduação em Biomedicina - modalidade médica pela Universidade de Franca (2001). Especialista em Acupuntura Sistêmica e Auricular desde 2002. Possui Aperfeiçoamento em Acupuntura pela Xiamen University - China (2004). Atualmente é Professor do Curso de Especialização em Acupuntura do Instituto Brasileiro de Acupuntura de Ribeirão Preto e atua à nível de Consultório com a Acupuntura Sistêmica, Acupuntura Auricular, Auricular Avançada, Acupuntura Estética, Acupuntura sem Agulhas, Analgesia e Anestesia pela Acupuntura e Liberação Miofacial. Especialização em Biopsicologia 2013. Mestre em educação 2014. Instrutor de GPS Gravitacional 2014 e Tantra Yoga 2015.

CONTEÚDO

 Introdução a Medicina Ayurveda e sua relação com a Medicina Tradicional Chinesa e os Doshas.

 Os Koshas na teoria da percepção e adaptação do ser.

 O Reconhecimento da freqüência respiratória e se o ciclo respiratório está sendo feito por respiração torácica ou diafragmática/abdominal.

 A Limpeza pelos Kriyas:

o Jalaneti.

o Kapalabhati.

o Nadishodhana.

 A respiração Vitoriosa “Ujjayi”.

 As Kumbakas na purificação dos elementos corporais.

 Correção e desenvolvimento holístico dos padrões respiratórios com os Bandhas:

o Mulabandha.

o Uddiyanabanha.

o Jalandharabandha.

o Jihvabandha.

O maior valor para o Ser Humano é a sua respiração, caso contrário não existirá saúde mental e muito menos saúde física. Respirar é o ato da vida, único mecanismo pelo qual tudo que nos rodeia pode ser percebido, adaptado e vivido plenamente com saúde em nossa biologia.

Ao caminharmos pela vida vamos desaprendendo a respirar, pois percebemos o mundo de forma errática, nossa biologia não se adapta e as doenças se instalam. Assim, teremos desde transtornos mais simples como cansaço e dores, até os distúrbios mais severos como o câncer, doenças auto-imunes e degenerativas.

O objetivo desse curso é ensinar a expansão da energia vital através de exercícios respiratórios avançados, os Pranayamas, capacitando o indivíduo ao retorno da consciência holística ao respirar. Dessa forma, todo e qualquer movimento do meio em que vivemos, será percebido de imediato e adaptado prontamente em nossa biologia mente/cérebro/corpo.

A palavra Pranayama é composta de dois radicais: “prana” que significa energia vital e “yama” que significa domínio. Literalmente, Pranayama quer dizer domínio da energia vital pela respiração.

Portanto, captamos o Prana respirando adequadamente. Na inspiração se absorve a energia (prana) que logo é distribuída, fluindo através de milhares de canais de energia sutis chamados "nadis" e pelos centros de energia chamados de Chakras. A quantidade e a qualidade de Prana, bem como o jeito que ele flui através dos Nadis e Chakras determinam o estado da conexão mente e corpo. Se o nível de Prana é alto e seu fluxo é contínuo, suave e constante, a mente se mantém calma, positiva e entusiasmada, caso contrário, seu bloqueio e fluxo irregular resulta em preocupações, medos, incertezas, tensões, conflitos e negatividade.

A Medicina Ayurvérdica afirma que quando o domínio do movimento respiratório é feito com perfeição, consegue-se a faculdade de governar com precisão todas as forças inerentes à natureza do homem, funcionamento interno do corpo e desenvolvimento de novas faculdades mentais, atributos indispensáveis para sua adaptação biológica no meio em que vive.

Com essa visão, esse treinamento intensivo foi desenvolvido em uma estrutura básica, com três pilares funcionais para seu aprendizado ao lidar com o ser humano na atualidade e suas doenças:

1Pilar – O Reconhecimento:

O primeiro pilar tem como proposta observar a frequência respiratória e se o ciclo respiratório está sendo feito por respiração torácica ou diafragmática/abdominal, sendo capaz de diagnosticar em tempo real, padrões respiratórios erráticos, impossibilitando o indivíduo de receber o “Prana” e executar informações do meio a nível BioPsicoSocio Ambiental, impedindo dessa forma sua adaptação para uma vida plena e saudável.

2Pilar – A Limpeza:

O segundo pilar tem como proposta os Kriyas, sistema de purificação e limpeza, quer seja de ordem física ou mental das vias respiratórias, facilitando o trânsito adequado do Prana aos Nadis.

3Pilar – O Tratamento:

O terceiro pilar funcional tem como proposta além da Ujjayipranayama, “Respiração Vitoriosa”, o resgate da consciência plena dos padrões respiratórios pelos Bandhas e Kumbakas, garantindo todo e qualquer ajuste biológico para a manutenção da vida.

ESTRUTURA DO TREINAMENTO

Nesse treinamento o aluno terá aula presencial teórica e prática, de maneira ordenada e contextual, garantindo completo aproveitamento e domínio das técnicas.

O treinamento será administrado em um dia, em ambiente controlado, oferecendo ao aluno oportunidade única de vivenciar a descoberta do universo das práticas respiratórias como ferramenta para alcançar seu próprio núcleo de cura, se tornando apto a partir disso, a executar com segurança os exercícios das Práticas Respiratórias.

O domínio total e incontestável desta arte, torna-se realidade com a aula, onde você estará totalmente preparado para usar com eficiência o assunto abordado em seu dia a dia.

Como suporte pedagógico, o aluno terá a sua disposição todo material apostilado.

PRÉ REQUISITO

Disposição, atitude, humildade e amor pela vida, são pré-requisitos para este curso.

DURAÇÃO

Será uma aula, das 8:00hs às 18:30hs.

CARGA HORÁRIA

10:30 h/a.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

5Elementos-Fisioterapia& Acupuntura

1241 Avenida 4

Centro, SP 13500-420

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo