Adaptação: entre a Literatura e o Cinema | Desejo e Reparação

Adaptação: entre a Literatura e o Cinema | Desejo e Reparação

Ações e painel de detalhes

R$30

Data e hora

Localização

Instituto Ling

João Caetano , 440

Três Figueiras

Porto Alegre, RS 90470260

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Adaptação: entre a Literatura e o Cinema | Desejo e Reparação

Sobre este evento

Você prefere o livro ou o filme? As versões cinematográficas de textos literários costumam dividir opiniões: há quem goste mais do que leu, outros acham que a história ganhou mais vida na tela. Mas às vezes esse casamento entre linguagens dá muito certo, com livro e filme dialogando em harmonia, agradando tanto leitores quanto cinéfilos.

Na programação Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema, o professor de literatura e escritor Pedro Gonzaga e o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina irão debater com o público as semelhanças e diferenças que aproximam e afastam essas distintas formas de narrativa.

Após o sucesso com o lançamento da programação em 2021 em plataforma digital, temos o prazer de oferecer sua versão presencial, no auditório do Instituto Ling! Neste primeiro encontro, serão abordados o romance Reparação (2001), do escritor inglês Ian McEwan, e sua versão cinematográfica, Desejo e Reparação (2008), dirigida por Joe Wright.

Em Reparação, a adolescente Briony Tallis vê uma cena que vai atormentar a sua imaginação: sua irmã mais velha, sob o olhar de um amigo de infância, tira a roupa e mergulha, apenas de calcinha e sutiã, na fonte do quintal da casa de campo. A partir desse episódio e de uma sucessão de equívocos, a menina, que nutre a ambição de ser escritora, constrói uma história fantasiosa sobre uma cena que presencia. Comete um crime com efeitos devastadores na vida de toda a família e passa o resto de sua existência tentando desfazer o mal que causou.

O livro foi escolhido como melhor romance de 2002 pela revista Time, indicado ao Prêmio Booker de Ficção e ao Prêmio Whitbread e vencedor do Prêmio Literário W. H. Smith. O filme, estrelado por Keira Knightleye e James McAvoy, recebeu sete indicações ao Oscar, incluindo a de melhor filme.

• Para a experiência completa da programação, recomendamos que o público leia o livro Reparação, à venda nas principais livrarias on-line e/ou assista ao filme Desejo e Reparação, disponível na Apple TV e Amazon Prime Vídeo. •

Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais.

Importante:

Com as flexibilizações relacionadas à pandemia da COVID-19, o uso da máscara passa a ser recomendado, embora não obrigatório. Nosso desejo é a saúde de todos: use máscara e mantenha o distanciamento possível. Nossos ambientes seguem com os cuidados habituais, disponibilizando máscara e álcool em gel.

Queremos te receber com conforto e segurança!

Confira nosso guia de visitação com as medidas sanitárias contra a COVID-19.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente: pode ser pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsapp.

Política de reembolso:

Em alinhamento com o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o prazo para realização do reembolso é de até 7 dias a partir da data da compra. Caso você tenha efetuado a compra com menos de 7 dias de antecedência à programação/curso, o cancelamento somente poderá ser realizado até 48 horas antes do início do evento.

Compartilhar com amigos