Gratuito

Adaptação: entre a literatura e o Cinema | Fahrenheit 451

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento online

Descrição do evento
Evento on-line

Sobre este evento

Você prefere o livro ou o filme? As versões cinematográficas de textos literários costumam dividir opiniões: há quem goste mais do que leu, outros acham que a história ganhou mais vida na tela. Mas às vezes esse casamento entre linguagens dá muito certo, com livro e filme dialogando em harmonia, agradando tanto leitores quanto cinéfilos.

Na programação Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema, o professor de literatura e escritor Pedro Gonzaga e o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina irão debater com o público as semelhanças e diferenças que aproximam e afastam essas distintas formas de narrativa.

Adequado para o ambiente virtual, o quinto encontro abordará a adaptação de um clássico da ficção científica, Fahrenheit 451, romance de Ray Bradbury (1920-2012), para a trama do filme Fahrenheit 451 (1966), de François Truffaut (1932 – 1984).

Indicado ao prêmio Leão de Ouro no Festival de Veneza, em 1966, o filme narra um estado totalitário em que os bombeiros têm como principal função queimar qualquer tipo de material impresso, mantendo as fogueiras em 451 graus Fahrenheit: temperatura em que o papel entra em combustão. Foi convencionado que a literatura era uma propagadora da infelicidade. Mas Montag (Oskar Werner), um bombeiro, começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva.

O bate-papo acontece ao vivo através da plataforma Zoom.

• Para a experiência completa da programação, recomendamos que o público assista ao filme Fahrenheit 451 (1966), de François Truffaut, e/ou leia o livro Fahrenheit 451, de Ray Bradbury. Você pode locar o DVD na locadora E O Vídeo Levou ou em qualquer outra locadora de sua preferência. O livro você encontra para venda nas principais livrarias on-line ou na livraria Bamboletras, com entrega para todo o Brasil. •

Ao se inscrever, você receberá o link da transmissão através do seu e-mail. No dia da atividade, você também receberá lembretes via e-mail, assim não perde o horário da programação :)

Oferecemos certificado de participação para os inscritos que acompanham a atividade ao vivo. Solicite o seu escrevendo para instituto.ling@institutoling.org.br.

Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento online

Salvar este evento

Evento salvo