Gratuito

Adaptação: entre a literatura e o Cinema | Me chame pelo seu nome

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento online

Descrição do evento
Evento on-line

Sobre este evento

Você prefere o livro ou o filme? As versões cinematográficas de textos literários costumam dividir opiniões: há quem goste mais do que leu, outros acham que a história ganhou mais vida na tela. Mas às vezes esse casamento entre linguagens dá muito certo, com livro e filme dialogando em harmonia, agradando tanto leitores quanto cinéfilos.

Na programação Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema, o professor de literatura e escritor Pedro Gonzaga e o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina irão debater com o público as semelhanças e diferenças que aproximam e afastam essas distintas formas de narrativa.

Adequado para o ambiente virtual, o terceiro encontro abordará a beleza de Me Chame Pelo Seu Nome, (Call Me By Your Name), dirigido por Luca Guadagnino, estreado no Brasil, em janeiro de 2018. Da paisagem campestre das locações no interior da Itália à fotografia solar de Sayombhu Mukdeeprom (As Mil e uma Noites), passando pela escalação de Armie Hammer (tido mais como um “rostinho bonito” do que exatamente um “talento”), a experiência do prazer estético ocupa, com sucesso, um lugar central nesta produção.

Baseado no romance homônimo escrito pelo egípcio André Aciman, o filme narra os acontecimentos de uma temporada de férias na vida do adolescente Elio (Timothée Chalamet) na casa de campo da família intelectualizada, em 1983 - um ambiente multicultural, onde se fala italiano, inglês e francês sem nenhum titubeio.

O filme foi indicado a quatro categorias do Oscar 2018 e vencedor da estatueta de Melhor Roteiro Adaptado. Também venceu Melhor Roteiro Adaptado no BAFTA.

O bate-papo acontece ao vivo através da plataforma Zoom.

• Para a experiência completa da programação, recomendamos que o público assista ao filme Me Chame pelo seu Nome, disponível nas plataformas TeleCinePlay, Amazon prime, GooglePlay e NET Claro. •

Ao se inscrever, você receberá o link da transmissão através do seu e-mail. No dia da atividade, você também receberá lembretes via e-mail, assim não perde o horário da programação :)

Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento online

Salvar este evento

Evento salvo