Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Descrição do evento
Programa de Mentoria Online

Sobre este evento

APRESENTAÇÃO

Tornou-se lugar-comum dizer que estamos passando por uma grande revolução no mundo dos negócios, nas formas de vida social e, sobretudo, no campo das relações de trabalho. Diante de novas tecnologias disruptivas que surgem dia após dia para acelerar essas mudanças, o fato é que a advocacia precisa se reinventar. Para isso, é imprescindível conhecer novas ferramentas e desenvolver novas habilidades.

A Legal Mind Academy, em parceria com a Escola Superior de Advocacia da OAB/PB e a Time Thinkers (@timethinkers), traz a para você a mentoria ADVOCACIA 4.0 com André Cabral e Gustavo Rabay, dois grandes Advogados e Professores que transformarão o seu mindset e sua performance voltados para a advocacia do futuro.

Advocacia 4.0 é uma imersão totalmente online sobre a transformação da Advocacia diante de novas oportunidades de carreiras e áreas de atuação, que passam pelo Direito Empresarial, Direito Digital, Proteção de Dados, Compliance, uso de tecnologias exponenciais, como a inteligência artificial, blockchain e smart contracts, resolução de disputas online e muito mais.

"RAZÃO DE SER" DO PROGRAMA (JUSTIFICATIVA)

O motivo que nos levou a oferecer esse programa de mentoria foi a necessidade de melhor compreensão da complexa realidade criada pela revolução 4.0 e suas constantes inovações tecnológicas, bem como da necessidade de incrementar o conhecimento dos profissionais atuantes na área do Direito para seus impactos.

OBJETIVOS DA MENTORIA

Preparar o mindset dos participantes para atualizarem sua atuação profissional face à disrupção tecnológica e negocial que vivemos.

Além disso se propõe especificamente a:

a) Proporcionar o conhecimento do novo cenário da profissão legal, sob a ótica das inovações tecnológicas e contextualizando com o ordenamento jurídico vigente, com especial referência às normas jurídicas, doutrina e jurisprudência aplicáveis.

b) Aprofundar os conhecimentos dos alunos nos instrumentos jurídicos que se mostram relevantes para a Nova Economia (digital, compartilhada, colaborativa, descentralizada), permitindo o diálogo do jurídico com o empreendedorismo.

c) Indicar como analisar e interpretar a realidade atual e apontar possíveis caminhos profissionais a se seguir.

METODOLOGIA

O Programa será desenvolvido de modo interdisciplinar, inter-relacionando saberes e conteúdos transversais do Direito. Quanto ao funcionamento dos módulos (vide roteiro sistemático abaixo), cada módulo terá um tema central e suas subdivisões e será exposto seguindo a ordem cronológica das sessões, que serão transmitidas ao vivo em plataforma de videoconferência, conforme instruções a serem enviadas posteriormente aos inscritos.

Para cada sessão, haverá um módulo específico, além de material de apoio complementar que visa reforçar os conteúdos específicos de cada etapa. Eventualmente, um módulo pode ser alterado para ser ministrado em conjunto com outro, a depender de ajustes necessários para contemporizar a dinâmica do grupo e possíveis campos de interesse individual dos mentorandos, que poderão intervir livremente durante as exposições online.

HORÁRIO DAS SESSÕES

As sessões ocorrerão sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h30, conforme o seguinte calendário:

1a Sessão: 02.05 | 19h-21h30

2a Sessão: 09.05 | 19h-21h30

3a Sessão: 16.05 | 19h-21h30

4a Sessão: 23.05 | 19h-21h30

5a Sessão: 30.05 | 19h-21h30

Nota de Responsabilidade: Os horários acima podem sofrer alterações em função de contratempo inadiável sofrido por algum dos mentores, desde que se proceda a prévia comunicação dos participantes, respeitando-se, em caso de eventual reposição, as preferências de horários dos inscritos.

ROTEIRO SISTEMÁTICO

Módulo 1 - A Nova Economia e o Futuro do Mercado Profissional no Direito

1. O mercado da advocacia na transformação digital.

2. Startups e Legaltechs.

3. Inovação tecnológica e criatividade.

4. Propriedade Intelectual (Propriedade Industrial e Copyright).

Módulo 2 - Automatização da Advocacia

5. Inteligência Artificial;

6. Machine Learning;

7. Impactos da IA na advocacia atual e futura;

Módulo 3 - Blockchain: a revolução da confiança

8. Blockchain e DLTs;

9. Smart contracts;

10. Impactos jurídicos do novo paradigma descentralizado;

Módulo 4 - Novas Configurações dos Meios de Solução de Conflitos

11. A crise do estado-juiz;

12. ODR’s – métodos de Resolução de Disputas On Line

13. Premissas de atuação extrajudicial: negociação e mediação.

Módulo 5 - Advocacia 4.0 na Prática

14. Direito Corporativo;

15. Direito Digital;

16. Direito para Startups;

17. Proteção de Dados;

18. Compliance;

19. Outros segmentos em ascenção (Direito Imobiliário, Previdenciário, etc.)

20. Epílogo: O começo de uma nova Jornada

CARGA-HORÁRIA TOTAL

30 h/a Certificadas pela Escola Superior de Advocacia da OAB-PB (Nova ESA)

MENTORES

André Luiz Cavalcanti Cabral

Advogado, professor da UFPB e UNIPE. Membro permanente do Programa em Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário de João Pessoa (Mestrado em Direito e Desenvolvimento do UNIPE). Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Direito Tributário pelo IBET e em Direito Empresarial pela UFPB. Sócio do Cabral, Ribeiro, Rangel e Cavalcanti Advogados. Fundador da Legal Mind Academy, Opus e Time Thinkers.

Gustavo Rabay Guerra

Advogado, professor da UFPB e UNIPE. Coordenador da Pós-Graduação em Compliance Digital da Mackenzie (Polo João Pessoa). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Direito pela Universidade de Brasília. Sócio do Rabay, Bastos e Palitot Advogados. Fundador da Legal Mind Academy. Membro da Society for Compliance and Corporate Ethics (SCCE), da International Law Association (Committee on the Protection of Privacy in Private International and Procedural Law) e da International Society of Public Law.

Data e hora

Salvar este evento

Evento salvo