R$120

AFINANDO A PERCEPÇÃO | diálogo entre as fenomenologias de Goethe, Steiner e...

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Pedroso Alvarenga, 1177 cj 11

Itaim Bibi

São Paulo, SP 04531012

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

AFINANDO A PERCEPÇÃO | diálogo entre as fenomenologias de Goethe, Steiner e Hellinger
Com Claudia Taddei e Márcia Freitas


Apoiados em Goethe, Steiner, e Hellinger, queremos vivenciar o fenômeno do encontro humano para procurar desvendar o que está atrás das aparências! E assim transformá-lo! Nessa vivência iremos realizar um percurso de afinação da percepção através de práticas de consciência corporal e meditativas; observação e auto-observação.


Semana Viva! Goethe de 1 a 6 de outubro


Mais detalhes:

A Fenomenologia busca desvendar a realidade através da observação profunda e, assim, nos leva a perceber qual o papel que temos na construção dessa mesma realidade. Rudolf Steiner, ao tratar do método cognitivo de Goethe, disse: ‘Por detrás dos fenômenos sensoriais eu não procurava mundos atomísticos não-espirituais, e sim o espiritual que aparentemente se revela no interior do ser humano mas que, em realidade, pertence aos próprios objetos e processos sensoriais. Pelo comportamento do homem cognoscente, surge a ilusão de que os pensamentos das coisas estão no homem, enquanto na realidade eles existem nas coisas. O homem tem necessidade numa vivência ilusória, de separá-los das coisas: na verdadeira vivência cognitiva, ele os devolve novamente às coisas.’ (p.15)

E se, com esse intuito de experimentar uma verdadeira vivência cognitiva, voltarmos nossa atenção para nós mesmos e nossa relação com o outro, o que pode acontecer? Como olhar fenomenologicamente para o encontro?

AthysFloride nos ajuda nesse caminho ao dizer: ‘Como ultrapassar o véu do físico? Como nós podemos adentrar mais profundamente no outro? Um sacrifício torna-se necessário. Devemos ser capazes de nos abrir e doar-nos devotamente para o que quer que venha a se manifestar no encontro. Muitos daqueles que, inconscientemente renunciam a qualquer aprofundamento do relacionamento, permanecem no primeiro estágio e ficam satisfeitos com apenas uma ligação puramente externa. Tais pessoas fecham-se em si mesmas, diante do olhar inquiridor do outro: o inferno é as outras pessoas: aqui o medo, indiferença, egoísmo estão em pleno comando.’ (p. 26)

E Hellinger no livro Mística Cotidiana coloca: ‘Da mesma forma que você é diferente de mim, eu também sou diferente de você. E ainda assim nos parecemos. Porque percebo algo similar em mim, posso empatizar com o que ocorre em você. Caminho com teu movimento. Te compreendo ainda que sem ser como você. Você me entende ainda que sem ser eu. Sinto que sou como você e você sente que é como eu.’

Essa é nossa proposta, apoiados em Goethe, Steiner, e Hellinger, vivenciar o fenômeno do encontro humano para procurar desvendar o que está atrás das aparências! E assim transformá-lo!

Nessa vivência iremos realizar um percurso de afinação da percepção através de práticas de consciência corporal e meditativas; observação e auto-observação fenomenológicas baseadas na prática reflexiva e na antroposofia permitindo emergir o que pede para ser olhado com mais profundidade por cada participante nas relações, no espaço ‘entre’ eu e o outro. Iremos então realizar alguns exercícios sistêmicos revelando as dinâmicas sistêmicas ocultas que atuam sobre as relações humanas. Finalizaremos a vivência, refinando ainda mais percepção, numa roda reflexiva.

A atividade terá duração de 4 horas e não há pré-requisito de participação. Destina-se a qualquer pessoa que tiver interesse no assunto e abertura em vivenciar a afinação perceptiva proposta.


A atividade acontece com mínimo de 4 pessoas e máximo de 12.


Claudia Taddei é pós graduada em Prática Social Reflexiva, professora de yoga, terapeuta reikiana e consteladora pelas Novas Constelações. É ainda consultora de bem-estar na agência Special Trip e Assessoria Limiar.

Márcia Freitas é antropósofa há mais de 20 anos, atua como aconselhadora biográfica, advogada sistêmica pela Helinger Schuller e consteladora pelas Novas Constelações.


Páginas de facebook: @claudia.taddei.yogaeterapia e @marciadefreitas.advogada.sistemica
Instagram: @claudia.taddei.yogaeterapia @marciavdefreitas
E-mails: contato@claudiataddei.life e marciavdefreitas@gmail.com


Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Pedroso Alvarenga, 1177 cj 11

Itaim Bibi

São Paulo, SP 04531012

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo