As inscrições estão fechadas

As inscrições para o curso sobre o romance "Dom Casmurro" (1899), do escritor brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908), se esgotaram aqui pela plataforma Eventbrite, mas você ainda pode garantir a sua vaga inscrevendo-se por PIX. Para receber todas as informações a respeito, envie, por favor, um e-mail para o Prof. Dr. Flávio Ricardo Vassoler: within_emdevir@yahoo.com.br

Análise do romance Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis (1839-1908)

Grandes obras da literatura: análise do romance Dom Casmurro (1899), do escritor brasileiro Machado de Assis (1839-1908)

Por Prof. Dr. Flávio Ricardo Vassoler

Data e hora

sábado, 8 jun 2024 07:00 até 09:00 PDT

Localização

On-line

Política de reembolso

Entre em contato com o organizador para solicitar um reembolso.

Sobre este evento

Grandes obras da literatura: análise do romance Dom Casmurro (1899), do escritor brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908).

Prof. Dr. Flávio Ricardo Vassoler: doutor em Letras pela USP, com pós-doutorado em Literatura Russa pela Northwestern University (EUA).

Quando: 08/06, 15/06, 22/06 e 29/06/24 (sábados), das 11h às 13h (horário de Brasília).

Onde: o curso será oferecido pela plataforma Zoom. Para assistir às aulas, será preciso fazer um cadastro gratuito no Zoom e baixar o programa, também gratuitamente, em seu celular ou computador. O link para a sala de aula será enviado para os/as inscritos/as, por e-mail, até o dia 06/06/24, antevéspera do início do curso.

AVISO IMPORTANTE 1: CASO VOCÊ QUEIRA SE INSCREVER NO CURSO FAZENDO O PAGAMENTO POR MEIO DA EMISSÃO DE UM BOLETO BANCÁRIO, ENTRE EM CONTATO COM O PROF. DR. FLÁVIO RICARDO VASSOLER POR MEIO DE UM DOS SEGUINTES E-MAILS: (1) within_emdevir@yahoo.com.br | (2) nomade.editora@gmail.com

AVISO IMPORTANTE 2: a plataforma Eventbrite permite que o pagamento da inscrição do curso seja feito à vista, por cartão de crédito ou cartão de débito, ou de forma parcelada, pelo cartão de crédito.

AVISO IMPORTANTE 3: caso você opte pelo parcelamento, preencha TODOS os campos referentes aos dados da forma de pagamento PARA QUE AS OPÇÕES DE PARCELAMENTO APAREÇAM, conforme os passos descritos abaixo:

(1) após clicar no ícone de pagamento, aparecerá uma tela para você preencher seu nome, sobrenome, e-mail e número do telefone celular nos campos devidos;

(2) na sequência e logo abaixo, preencha os dados do cartão (número do cartão, data de validade, código de segurança e nome do titular do cartão) e o seu CEP nos campos devidos;

(3) na sequência e logo abaixo, escolha um método de identificação (CPF) e preencha o número do documento no campo devido;

(4) na sequência e logo abaixo, aparecerá a aba “Selecione o emissor”, e você poderá escolher a bandeira do seu cartão (por exemplo: Visa, Mastercard etc.)

(5) na sequência, logo abaixo e por fim, você poderá escolher o número de parcelas (até 12 vezes).

Observações:

1. As aulas serão ministradas ao vivo. Quem não puder assistir às aulas em tempo real terá acesso às gravações. Bastará enviar um e-mail para o professor (within_emdevir@yahoo.com.br), após a inscrição, para relatar a necessidade de acompanhar as aulas gravadas.

2. Ao fim do curso, será emitido um certificado digital de participação, do qual constará a carga horária total (8 horas).

3. O curso não pressupõe leitura prévia do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Faremos a leitura e a análise conjuntamente ao longo das aulas.

4. Quem se inscrever no curso em questão terá acesso às aulas gravadas de um dos seguintes cursos por mim já ministrados:

(1) Introdução à obra de Dostoiévski: análise do romance Os demônios; ou

(2) Introdução à obra de Dostoiévski: análise dos contos A dócil e O sonho de um homem ridículo; ou

(3) Diálogos entre Dostoiévski e Machado de Assis; ou

(4) Grandes obras da literatura: análise do romance A insustentável leveza do ser, de Milan Kundera.

5. Se as vagas do curso se esgotarem e você não conseguir fazer sua inscrição aqui pela plataforma Eventbrite, envie um e-mail para o professor (within_emdevir@yahoo.com.br), pois você ainda poderá se inscrever por PIX para ter acesso às aulas gravadas do curso.

Sinopse do curso:

Considerado pela fortuna crítica como a obra-prima do grande escritor brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908), o romance Dom Casmurro (1899), em sua trama repleta de som e fúria, parece reverberar um aforismo seminal do escritor moçambicano Mia Couto (1955 – ): "O ciúme é um moinho que se move sem vento".

Como raios em céu azul em meio a uma obra literária eivada de pessimismo em relação à natureza humana – lembremo-nos da última frase (a lápide?) do também machadiano Memórias póstumas de Brás Cubas (1881): "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria" –, Dom Casmurro irradia lirismo e delicadeza ao nos apresentar o florescimento do amor de Bentinho e Capitu, a grande heroína da obra de Machado, desde a mais tenra juventude das personagens: como narrador-personagem, Bentinho rememora o momento em que, enquanto penteava os cabelos macios e cheirosos de Maria Capitolina com uma farta escova, a moça tombou a cabeça para trás, e os jovens trocaram o primeiro e apaixonado beijo; como não nos lembrarmos, ademais, dos abraços à beira-mar que municiaram Bentinho com inspiração para dizer que os lindos olhos verdes de Capitu eram "olhos de ressaca".

Mas não só de ternura vivem Bentinho e o universo machadiano, mas de toda a desconfiança própria à condição humana: com a entrada na história de Escobar, jovem que logo se torna o melhor amigo de Bentinho, a linha reta que une Bentinho e Capitu ganha um novo vértice, de modo a que se forme o mais dúbio triângulo amoroso da literatura brasileira, que, desde a publicação de Dom Casmurro, só faz perguntar: "Capitu traiu ou não traiu Bentinho com Escobar?".

Como o romance foi escrito capciosamente a partir do prisma do potencial traído, o narrador-personagem Bentinho, tal questão lancinante singrou todo o século XX e chega até nós, passageiros e passageiras do século XXI, de forma ainda irresoluta. Ainda assim, ao longo de nosso curso, esmiuçaremos o novelo propositalmente dúbio que envolve (e aparta) Bentinho, Capitu e Escobar para descobrirmos, ao fim, se amor, entrega, ciúme e ódio são quadrigêmeos univitelinos.

Vale a pena frisar que o curso não pressupõe a leitura prévia do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Ao longo das aulas, faremos a leitura e a análise conjuntamente. Ademais, quem se inscrever no curso em questão terá acesso às aulas gravadas de um dos seguintes cursos por mim ministrados:

(1) Introdução à obra de Dostoiévski: análise do romance Os demônios; ou

(2) Introdução à obra de Dostoiévski: análise dos contos A dócil e O sonho de um homem ridículo; ou

(3) Diálogos entre Dostoiévski e Machado de Assis; ou

(4) Grandes obras da literatura: análise do romance A insustentável leveza do ser, de Milan Kundera.

Estrutura das aulas (sábados, das 11h às 13h, horário de Brasília):

Aula 1 (08/06/24): Análise dos capítulos 1 a 37 do romance Dom Casmurro.

Aula 2 (15/06/24): Análise dos capítulos 38 a 75 do romance Dom Casmurro.

Aula 3 (22/06/24): Análise dos capítulos 76 a 113 do romance Dom Casmurro.

Aula 4 (29/06/24): Análise dos capítulos 114 a 148 do romance Dom Casmurro.

Sobre o professor:

Flávio Ricardo Vassoler, escritor, professor, psicanalista em formação e youtuber, é doutor em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Literatura Russa pela Northwestern University, que fica em Evanston, nos Estados Unidos. Durante o mestrado, realizou um curso de língua russa e pesquisas bibliográficas junto à Universidade Russa da Amizade dos Povos, que fica em Moscou, na Rússia. É autor do romance O evangelho segundo talião (nVersos, 2013); do livro de ensaios e aforismos sobre cinema, literatura e teoria social Tiro de misericórdia (nVersos, 2014); do livro-tese Dostoiévski e a dialética: fetichismo da forma, utopia como conteúdo (Hedra, 2018); do livro de crônicas, ficções e ensaios Diário de um escritor na Rússia (Hedra, 2019); e do romance de formação em diálogos Metamorfoses, os anos de aprendizagem de Ricardo V. e seu pai (Nômade, fiel como os pássaros migratórios, 2021). É colunista do site Brasil 247, para o qual escreve ficções sobre sua experiência nômade no continente europeu. Colabora, periodicamente, para o caderno literário "Aliás", do jornal O Estado de S. Paulo; para o caderno "Ilustríssima", do jornal Folha de S.Paulo; e para as revistas Carta Capital, Veja e Piauí. Apresenta aos sábados, na TV 247, o programa Filosofia do Cotidiano, ao longo do qual analisa fatos e processos da contemporaneidade por prismas histórico-filosóficos. Canal no YouTube: clique aqui

Organizado por

Esgotado