Aprendendo a Meditar
Informações do evento
Sobre este evento
APRENDENDO A MEDITAR é um curso de introdução à meditação para pessoas que encontram a meditação e o Budismo pela primeira vez e também para quem têm praticado meditação em outras tradições, mas que gostaria de saber mais sobre a prática da meditação no Budismo tibetano.
O curso será realizado em 8 sessões de 45 minutos cada, todas às terças-feiras, das 20h30 às 21h15, de 14 de julho a 1 de setembro.
Tópicos do Curso
• o que é meditação?
•a postura de meditação e o ajuste do corpo
• finalidades e benefícios da meditação
• diferentes habilidades usadas na meditação que são úteis no cotidiano
• a diferença entre meditação e simples relaxamento
• os dois principais tipos de meditação – analítica e estabilizante
• os obstáculos à meditação e seus antídotos
• como organizar uma sessão de meditação
• conselhos para estabelecer uma prática de meditação a longo prazo
• como usar os benefícios da meditação na vida cotidiana
• diversas práticas de meditação: foco na respiração, mindfulness (atenção plena), meditação com visualização e meditação analítica
Sobre Ilana Gorban
Ilana Gorban é professora qualificada pela Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT). Viveu por 14 anos em Londres, onde deu aulas de meditação em estúdios de ioga, em empresas e no London Centre for Mindfulness (LCfM).
Em Londres, teve a oportunidade de receber ensinamentos de mestres do Budismo tibetano, entre outros, de Geshe Tashi Tsering que em 2018 tornou–se abade do Monastério de Sera Mey na Índia.
Desde 2017 realiza workshops e dá cursos de meditação em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com todos esses anos de estudo e trabalho, Ilana pôde observar as dificuldades que muitos encontram na prática da meditação, e isso lhe permitiu incluir ferramentas estratégicas que podem ajudar o iniciante, ou até mesmo um praticante.
NOTA: Sua contribuição será acrescida da taxa do Eventbrite de 9,99%. Patrocinar o recebimento de ensinamentos é uma grandiosa prática de generosidade.