Ações e painel de detalhes

Vendas terminadas

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento on-line

Descrição do evento
DESCUBRA O BUDISMO

Sobre este evento

Obtenha uma visão geral de todo o caminho do Budismo tibetano para o despertar. Estude a história da vida de Buda e descubra um sistema único e poderoso para incorporar a filosofia budista na vida diária.

Esta metodologia de estudo é o “caminho gradual para a iluminação” ou Lam-rim.

Pontos gerais do curso

Renúncia: Forte determinação de não gerar mais sofrimento para si mesmo.

Tomar conhecimento da natureza dolorosa, insatisfatória, da vida, é bastante difícil, mas é a única saída. Até deixarmos de fugir da realidade do sofrimento e aprendermos a lidar honestamente com os aspectos difíceis e indômitos da nossa mente, continuaremos a nos mover em círculos de forma confusa. A percepção do sofrimento fornece-nos a energia de que necessitamos para penetrar na natureza da realidade.

De modo otimista determine-se a fazer o possível para superar o sofrimento.

Bodhicitta: Forte aspiração de alcançar a felicidade e a sabedoria para poder ajudar os outros a conseguirem o mesmo.

− “Se você deseja que as outras pessoas sejam felizes, pratique a compaixão afetuosa; se você mesmo deseja ser feliz, pratique a compaixão afetuosa.” (Sua Santidade, o Dalai Lama) O amor é o desejo de que outras pessoas sejam felizes, considere que todo mundo deseja ser feliz e evitar o sofrimento, exatamente como você. Como seria bom, para você e para os outros, ser capaz de amar a todos.

Enquanto o amor é o desejo que os outros sejam felizes, a compaixão é o desejo de efetivamente libertá-los do sofrimento. Esse amor e compaixão devem ser gerados primeiro em nós mesmos. Só assim, e com sabedoria, poderemos ajudar os outros.

Sabedoria: Visão correta da realidade de nossa própria mente e de todas as coisas, tais como: impermanência, interdependência e causalidade.

Tudo no mundo físico é impermanente e muda todo o tempo. Algumas mudanças são óbvias: as pessoas crescem, envelhecem e morrem; prédios e pontes se desgastam e desmoronam; as flores murcham, a tinta racha e descasca, os carros enguiçam. Nossa consciência também está mudando constantemente. Algumas vezes estamos alegres, outras vezes, deprimidos; algumas vezes estamos cheios de amor; outras, cheios de raiva.

Podemos compreender que não apenas a mudança simplesmente acontece, mas também que podemos ocasionar a mudança. Temos o poder de mudar o que somos, de desenvolver e transformar nossas mentes e nossas vidas. Pois nada acontece por acaso: tudo surge de causas e condições. Nós criamos a nossa felicidade e o nosso sofrimento. Desta forma, cultivando renúncia, bodhicitta e sabedoria em nossa mente e coração, a tranquilidade e a felicidade estarão naturalmente em nossa vida e na de todos os outros seres.

Don Handrick

25 e 26 de setembro (sábado e domingo)

11h às 13h e 14h30 às 16h30

***

Ilana Gorban

5 de outubro (terça-feira)

Das 20h30 às 22h

---


		Imagem do evento APRESENTANDO O CAMINHO

Sobre Don Handrick

Don Handrick é um professor itinerante da Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT), compartilhando o Dharma com centros e grupos de estudo na América do Norte e em outras partes do mundo, online e presencial.

Don participou do Programa de Mestrado em Estudos Budistas em Sutra e Tantra da FPMT, um programa de estudo residencial de sete anos conduzido no Instituto Lama Tzong Khapa na Toscana, Itália, ministrado por Geshe Jampa Gyatso. Ele concluiu com sucesso todas as cinco disciplinas deste programa em 2004, recebendo o certificado final FPMT com Honras.

Em 2015 Don ministrou o Curso de Novembro do Mosteiro de Kopan e foi muito elogiado por seu carisma e clareza em seus ensinamentos.


		Imagem do evento APRESENTANDO O CAMINHO

“Apresentando o Caminho” com Ilana Gorban

Após dez dias do curso com Don Handrick, Ilana Gorban vai nos apresentar alguns pontos com base no material que você receberá no curso.

Aproveite este intervalo de dez dias entre um curso e outro para estudar, ler e contemplar os preciosos ensinamentos de Don Handrick.

Sobre Ilana Gorban

Ilana Gorban é professora qualificada pela Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT). Viveu por 14 anos em Londres, onde deu aulas de meditação em estúdios de ioga, em empresas e no London Centre for Mindfulness (LCfM).

Em Londres, teve a oportunidade de receber ensinamentos de mestres do Budismo tibetano, entre outros, de Geshe Tashi Tsering que em 2018 tornou–se abade do Monastério de Sera Mey na Índia.

NOTA: A sua doação é uma prática de generosidade para que o Centro Shiwa Lha continue com o giro da Roda do Dharma. A sua contribuição auxilia nos oferecimentos a Don Handrick, Ilana Gorban, intérprete, traduções do material e na manutenção e despesas do Centro Shiwa Lha.
Sugerimos uma contribuição de R$ 120,00 para o os dois eventos: curso de dois dias com Don Handrick e encontro com Ilana Gorban .
A sua doação é para estar dentro de suas possibilidades, com qualquer valor doado você participará dos dois eventos.
Se você deseja presentear uma inscrição para outra pessoa ou em caso de qualquer dúvida entrar em contato por cursos@shiwalha.org.br
Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento on-line

{ _('Organizer Image')}

Organizador SHIWA LHA CENTRO BUDISMO TIBETANO - FPMT

Organizador de APRESENTANDO O CAMINHO

Centro Shiwa Lha de Estudos do Budismo Tibetano é um centro para desenvolver um bom coração e uma mente clara e está em plena atividade, oferecendo meditação, ensinamentos budistas, retiros, práticas, palestras e cursos de aperfeiçoamento pessoal para todos, leigos e praticantes. Conta com o apoio de mestres e professores, facilitadores, voluntários, tradutores e colaboradores.

O Centro Shiwa Lha é filiado à Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT), rede internacional do budismo tibetano com mais de 160 centros, projetos e serviços em 40 países em todo o mundo.

Salvar este evento

Evento salvo