Gratuito

Arte Contemporânea: arte fora de si, com Francisco Dalcol

Ações e painel de detalhes

Gratuito

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento online

Descrição do evento
Evento on-line

Sobre este evento

Conversas sobre Arte

Arte Contemporânea: arte fora de si

Com Francisco Dalcol

No projeto Conversas sobre Arte, diferentes convidados apresentam uma aula especial em torno da História da Arte. A cada encontro do ciclo, conversamos sobre um recorte histórico distinto entre as expressões de arte, tratando de sua produção, principais nomes e movimentos, além de estabelecer a relação com o contexto sociocultural de cada época.

Na edição de janeiro, o crítico, historiador da arte e atual diretor-curador do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Francisco Dalcol, apresenta o painel sobre arte contemporânea, tratando da genealogia da expressão artística própria de nossos tempos.

Mais sobre o encontro:

Com sua origem histórica situada entre os anos 1950 e 60, a arte contemporânea se caracteriza pela não obediência e a transgressão sistemática de regras, valores e convenções artísticas.

Ao mesmo tempo que assinala uma nova atitude na produção artística a partir da introdução de novos materiais e procedimentos, também se manifesta pela renúncia à primazia do objeto e da materialidade como aspectos fundantes da obra de arte, em favor do contexto e da rede de relações e mediações que estabelece entre o estético e o sociopolítico, entre arte e vida.

Aprofundando o estatuto da contemplação ao envolver também os demais sentidos, a arte contemporânea convoca a uma experiência que se dá sobretudo no nível da consciência crítica e do pensamento reflexivo.

Neste encontro, ao situarmos o contemporâneo em termos conceituais, históricos e teóricos, apresentaremos artistas e obras cujos contextos e procedimentos ajudam a pontuar os principais traços da pluralidade assumida pela produção artística contemporânea, permitindo compreendê-la para além de um período cronológico.

Partindo do período histórico da arte contemporânea — pop art, minimalismo, conceitualismos, povera, land art, happenings, performance, body art, vídeo, entre outros —, serão também comentadas manifestações mais recentes da produção contemporânea, a exemplo dos projetos participativos, colaborativos e socialmente engajados.

Ao se inscrever, você receberá o link da transmissão através do seu e-mail. No dia da atividade, você também receberá lembretes via e-mail, assim não perde o horário e aproveita a atividade do início ao fim :)

Oferecemos certificado de participação para os inscritos que acompanham a atividade ao vivo. Solicite o seu escrevendo para instituto.ling@institutoling.org.br.

Sobre o professor:

Francisco Dalcol é pesquisador, crítico, historiador da arte, curador, professor, jornalista e editor. Atual diretor-curador do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Professor-colaborador da especialização em Práticas Curatoriais do Instituto de Artes da UFRGS, ministra disciplinas como Crítica de Arte, Estudos Curatoriais e Expositivos, e História das Exposições. Doutor em Artes Visuais - História, Teoria e Crítica pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Instituto de Artes (IA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutoramento no exterior no Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Em 2019, foi agraciado com o prêmio de Curadoria no Açorianos de Artes Plásticas, da Prefeitura de Porto Alegre. Ganhou a 1ª menção honorífica no Incentive Prize for Young Critics 2016, concedido pela International Association of Art Critics (AICA). Foi editor, repórter e crítico de arte do 2° Caderno do jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS), entre 2012 e 2016. É membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Além de se dedicar à investigação teórica e histórica sobre estudos expositivos, curatoriais e história das exposições, sua atuação curatorial envolve projetos com artistas históricos e contemporâneos e com acervos privados e públicos, desenvolvendo exposições individuais e coletivas em museus, instituições e galerias, assim como a editoração de catálogos, livros e publicações de arte.

Informações gerais:

Período: 19 de janeiro

Dia da semana: terça-feira

Duração: 1 hora e 30 minutos

Horário: das 20h às 21h30

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento online

Salvar este evento

Evento salvo