Gratuito

Arte é Tecnologia - Modos de Dosar, com Marcello Dantas

Ações e painel de detalhes

Gratuito

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento online

Descrição do evento
Evento on-line

Sobre este evento

Arte e Tecnologia estão entrelaçadas pelo movimento da criatividade da capacidade de inventar o que não existe. Se por um lado a ciência é sobre o acúmulo de conhecimentos que nos dão uma certa segurança, a Arte é sobre se aventurar onde não se conhece origem nem destino. Arte serve para desvendar lugares, que sem ela não iríamos. Tecnologia nos ajuda no caminho. O território cerebral da arte e da tecnologia é a criatividade.

Vamos inaugurar a Formação em Arte + Tecnologia com uma aula magna especial! Com participação do Prof. Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, em que abordará as potencialidades do ecossistema da indústria criativa para Porto Alegre e para o país, seguida de uma palestra com o curador da 13ª Bienal do Mercosul (2022), Marcello Dantas, em que explorará as fronteiras de fricção e contato entre Arte e Tecnologia no Século XXI.

Veja abaixo alguns tópicos que serão abordados por Dantas:

  • A busca por novos materiais rituais, por Neri Oxman

  • A busca por experiências imersivas, por TeamLab

  • A busca por formas narrativas colaborativas, por Ragnar Kjartansson

  • Arte como Sistema e Problema - Equação e Algoritmo, por Ryoji Ikeda

  • A Fronteira da Química e da Biologia o Território mais fértil para a Arte, por Steiner & Lenzlinger

  • Tecnologia como portal para a Expansão Geográfica, por Makoto Azuma

Ao se inscrever, você receberá o link da transmissão através do seu e-mail. No dia da atividade, você também receberá lembretes via e-mail, assim você não perde o horário da live :)

Sobre os painelistas:

Jorge Audy é Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS. Membro do Comitê Estratégico do Pacto Alegre e do Projeto Inova RS.

Marcello Dantas é um premiado criador interdisciplinar com ampla atividade no Brasil e no exterior. Trabalha na fronteira entre a arte e a tecnologia, produzindo exposições, museus e múltiplos projetos que buscam proporcionar experiências de imersão por meio dos sentidos e da percepção. Esteve por trás da concepção de diversos museus, entre os quais o Museu da Língua Portuguesa e a Japan House, em São Paulo, o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza, no Piauí, e o Museu do Caribe, na Colômbia. Assinou a curadoria de exposições de artistas estrangeiros de renome como Ai Weiwei, Anish Kapoor, Jenny Holzer, Michelangelo Pistoletto, Peter Greenaway, Rebecca Horn, Bill Viola e Laurie Anderson. Foi também diretor artístico do Pavilhão do Brasil na Expo Shanghai 2010, do Pavilhão do Brasil na Rio+20, da Estação Pelé, em Berlim, na Copa do Mundo de 2006 e integra o corpo de curadoria da Bienal de Vancouver desde 2014. Em 2017 foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura do Brasil.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com apoio do Tecnopuc / PUCRS, patrocínio da Crown Embalagens e Fitesa.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento online

Salvar este evento

Evento salvo